Pular para o conteúdo

A Contagem Final – Prometida no Princípio

  • por

Vimos como a humanidade caiu de seu primeiro estado criado . A Bíblia nos diz que Deus tinha um plano baseado em uma promessa feita no início da história.

A Bíblia – Realmente uma Biblioteca

© Jorge Royan / www.royan.com.ar / CC BY-SA 3.0

Primeiro, alguns fatos sobre a Bíblia. A Bíblia é uma coleção de livros, escritos por muitos autores. Demorou mais de 1.500 anos para escrever todos esses livros do começo ao fim. Isso torna a Bíblia mais parecida com uma biblioteca e a diferencia de outros Grandes Livros. Se apenas um autor, ou um grupo que se conhecesse, escrevesse os livros da Bíblia, sua unidade não nos surpreenderia. Mas centenas e até milhares de anos separam os diferentes autores da Bíblia. Esses escritores vêm de diferentes países, idiomas e posições sociais. Mas suas mensagens e previsões se conectam entre si e com os fatos da história registrados fora da Bíblia.  As cópias mais antigas dos livros do Antigo Testamento (os livros anteriores a Jesus) que ainda existem hoje são de 200 AC . As cópias existentes do Data do Novo Testamento de 125 dC e mais tarde.

A Promessa do Evangelho no Jardim

Vemos no início da Bíblia um exemplo de como a Bíblia prediz o futuro. Embora registre o Início, foi escrito com o Fim em mente. Aqui vemos uma promessa quando Deus confronta Satanás (que estava na forma de uma serpente ) com um enigma logo após ele ter causado a queda da humanidade .

(Deus) Porei inimizade entre você (Satanás) e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela;
este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Gênesis 3:15

Você pode ver que isso é profético por “vontade” repetido no tempo futuro. O texto identifica especificamente cinco personagens diferentes. Eles são:

  1. Eu = Deus
  2. Você = serpente ou Satanás
  3. A mulher
  4. A descendência da mulher
  5. A descendência da serpente ou Satanás

A Promessa prevê como esses personagens se relacionarão no futuro. O diagrama ilustra seus relacionamentos futuros.

Relacionamentos entre os personagens da Promessa

Não diz quem é ‘a mulher’. Mas Deus fará com que Satanás e a mulher tenham, cada um, uma ‘descendência’. Haverá ‘inimizade’ ou ódio entre esses descendentes e entre a mulher e Satanás. Satanás ‘ferirá o calcanhar’ da descendência da mulher. Mas a descendência da mulher ‘esmagará a cabeça’ de Satanás.

Quem é a descendência ? – Um ‘ele’

Fizemos algumas observações, agora para algumas deduções. Como a ‘descendência’ da mulher é um ‘ele’, podemos descartar algumas possibilidades. 

Como ‘ele’, a prole não é ‘ela’ e, portanto, não pode ser uma mulher. 

Como um ‘ele’, a prole não é um ‘eles’. Isso exclui um grupo de pessoas, uma raça, uma equipe ou uma nação. Em vários momentos e de várias maneiras, as pessoas pensaram que um ‘eles’ resolveria a situação humana . Mas a prole, sendo um ‘ele’, não é um grupo de pessoas, seja uma nação ou de uma determinada religião, como hindus, budistas, cristãos ou muçulmanos.

Como um ‘ele’, a prole é uma pessoa e não um ‘isso’. A prole não é uma filosofia, ensinamento, sistema político ou religião – uma vez que tudo isso é ‘isso’. Um ‘isso’ como esse teria sido nossa escolha preferida para consertar a corrupção , já que as pessoas estão sempre inventando novos sistemas e religiões. Deus tinha outra coisa em mente – um ‘ele’ – um único ser humano do sexo masculino. Este ‘ele’ esmagaria a cabeça de Satanás.

Observe o que não é dito. Deus não diz que essa descendência virá da mulher e do homem, mas somente da mulher. Isso é especialmente incomum, pois a Bíblia quase sempre registra apenas os filhos vindos dos pais. Alguns veem a Bíblia como sexista porque ela apenas registra pais de filhos. Mas aqui é diferente – não há promessa de uma descendência (um ‘ele’) vindo de um homem. Diz apenas que haverá uma descendência vinda da mulher, sem mencionar um homem .

Um profeta muito posterior se baseia nessa promessa

Centenas de anos depois, um profeta do Antigo Testamento acrescentou o seguinte:

Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuell (que significa ‘Deus está conosco’).

Isaías 7:14, 750 AEC

Mais de 700 anos depois de Isaías, Jesus nasceu (diz o Novo Testamento) de uma virgem – cumprindo Isaías. Mas esta escritura está prevendo Jesus tão cedo – bem no começo da história humana? Isso se encaixa com a prole como um ‘ele’, não como ‘ela’, ‘eles’ ou ‘isso’. Com essa perspectiva, se você ler o enigma, faz sentido.

Jesus nasceu em Belém da Judéia
Internet Archive Book Images , Sem restrições, via Wikimedia Commons

‘Bata no calcanhar’??

Mas o que significa que a serpente golpearia ‘seu calcanhar’? Um ano trabalhei nas selvas de Camarões. Tínhamos que usar botas grossas de borracha no calor úmido porque as cobras se deitavam na grama alta e batiam no seu pé – no calcanhar – e matavam você. Depois daquela experiência na selva, fez sentido para mim. O ‘ele’ destruiria Satanás, a serpente. Mas ‘ele’ seria morto no processo. Isso prenuncia a vitória obtida por meio do sacrifício de Jesus .

‘A mulher’ – um duplo sentido

Então, se esta Promessa no Princípio diz respeito a Jesus, então a mulher seria a virgem que o deu à luz – Maria. Mas há um segundo significado. Observe como outro profeta do Antigo Testamento se refere a Israel.

Ó Israel, … Eu me casarei com você para sempre;, … Eu me casarei com você

    com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor.

Oséias 2:17-20. 800 aC

Israel, na Bíblia, é referido como a esposa do Senhor – uma mulher. Então, o último livro da Bíblia, descreve um conflito que essa mulher enfrentará com seu inimigo.

Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida com … uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz. 

Então… eu vi um enorme dragão vermelho… O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse.

Ela deu à luz um filho que governará todas as nações com cetro de ferro….

O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.

 O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência…

Apocalipse 12:1-17, 90 EC

Visto que Jesus era judeu, ele é ao mesmo tempo descendente de Maria, a mulher, e de Israel, a mulher. A Promessa se tornou realidade em ambos os sentidos. A antiga serpente é inimiga de Israel , ‘a mulher’, e declarou guerra contra ela. Isso explica os problemas únicos que os judeus sofreram ao longo de sua longa história, e isso foi previsto desde o início.

A descendência da Serpente?

Mas quem é esse descendente de Satanás ? No último livro da Bíblia, muitas páginas e milhares de anos depois da Promessa em Gênesis, prediz uma pessoa vindoura. Observe a descrição:

A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do Abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.

“Aqui se requer mente sábia.

Apocalipse 17:8-9, escrito por João cerca de 90 EC

Isso descreve uma luta entre a descendência da mulher e a descendência de Satanás. Mas é revelado pela primeira vez na Promessa do Gênesis, bem no início da Bíblia, com os detalhes preenchidos posteriormente. A contagem regressiva para uma disputa final entre Satanás e Deus começou há muito tempo no Jardim. Quase poderia fazer você pensar que a história é realmente a historia dele.

O relato bíblico continua

O drama daquele dia não termina com esta promessa. Em seguida, Deus se move para vesti-los, um movimento cheio de significado simbólico .

O relato bíblico então relata o dilúvio cataclísmico que destruiu quase toda a humanidade, seguido pela origem de diferentes línguas e raças . Após esses eventos, Deus deu Seu primeiro passo para cumprir esta Promessa acima. Ele o fez chamando um homem para uma longa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *