Pular para o conteúdo

Dia 1: Jesus – Luz para as Nações

  • por
Presidente Ucraniano Volodymyr Zelensky

Desde que a Rússia lançou a invasão da Ucrânia, a figura estimulante do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tornou-se um rosto familiar para as nações do mundo. Contra a alegação russa de que eles invadiram a Ucrânia para se livrar de seu governo nazista, Zelensky responde que é judeu. Como então seu governo poderia ser nazista, ele pergunta. Desde então, Zelensky fez um tour virtual pelos salões do poder das nações ao redor do mundo. Ele deu discursos perfeitos para órgãos governamentais de muitas nações. Zelensky falou ao Parlamento britânico, ao Congresso dos EUA, ao Bundestag alemão, ao Knesset israelense, ao Parlamento canadense, ao Parlamento italiano, ao Parlamento japonês e à Assembleia Geral das Nações Unidas, entre outros. Ele tem recebeu a mais alta honra tcheca, bem como honras nacionais na Letônia, Lituânia e Polônia .     

Os Judeus – Luz para as Nações

Zelensky fez um tour virtual pelos parlamentos e salas de poder das nações do mundo. Ele castiga, encoraja, implora e incita-os a uma ação moral em nome da Ucrânia. Ele ilustra tão bem a profecia que Isaías predisse há 2.700 anos sobre o povo judeu. Isaías havia profetizado:

“Eu, o Senhor, o chamei para justiça; segurarei firme a sua mão.

Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo

e uma luz para os gentios,

Isaías 42:6

As nações virão à sua luz

    e os reis ao fulgor do seu alvorecer.

Isaías 60:3

Desde então, os judeus carregam esse manto de ser uma  ‘luz para as nações’  dado há 2.700 anos por meio de Isaías. Eles ponderam seu significado. Sabemos disso pelos resultados de pesquisa em sites israelenses populares. Aqui  estão os resultados de ‘Luz para as nações’ no TimesOfIsrael, e  aqui  da mesma forma para o Jerusalem Post.  

Afirma ser uma ‘Luz para as Nações’

Apesar de sua voz proeminente diante das nações hoje, Zelensky nunca afirmou ser uma ‘luz para as nações’. Isso seria presunçoso. A única pessoa judia na história que está registrada como tendo reivindicado essa distinção é Jesus. Mas não é apenas sua pretensão de ser tal ‘luz’ que se destaca. Em vez disso, é notável quando e como ele o fez. Olhamos para isso aqui e refletimos se seu legado justifica essa afirmação.

Após a Entrada Triunfante no Domingo de Ramos

Jesus  tinha acabado de entrar em Jerusalém montado em um jumento,  conforme profetizado 500 anos antes. Ele o fez no dia exato em que o profeta  Daniel havia profetizado 550 anos antes . Os judeus estavam chegando de muitos países para o próximo  festival da Páscoa  . Portanto, os peregrinos judeus lotaram Jerusalém.

A  maneira como Jesus chegara havia causado rebuliço entre os judeus . Mas não foram apenas os judeus que notaram sua chegada. O Evangelho registra o que aconteceu logo depois que ele entrou em Jerusalém.

Jesus entrando em Jerusalém em um jumento

20  Entre os que tinham ido adorar a Deus na festa da Páscoa, estavam alguns gregos. 21 Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, com um pedido: “Senhor, queremos ver Jesus”. 22 Filipe foi dizê-lo a André, e os dois juntos o disseram a Jesus.

João 12:20-22

 A barreira grego-judaica nos tempos antigos

Era extremamente incomum para os gregos (isto é, gentios ou não-judeus) estarem em uma festa judaica como a Páscoa. Os judeus evitavam os gregos e romanos daquela época, pois eram pagãos e considerados impuros. E a maioria dos gregos considerava a religião judaica com apenas um Deus (invisível) e seus festivais tolos. Portanto, essas pessoas regularmente ficavam separadas umas das outras. A sociedade gentia, ou não-judaica, era muitas vezes maior do que a sociedade judaica. Assim, os judeus viviam em uma espécie de isolamento de grande parte do mundo. Sua religião diferente, sua dieta kosher e seu Livro exclusivo criaram uma barreira entre os judeus e os gentios. Cada lado mostrou hostilidade em relação ao outro lado ( como vimos com os macabeus  e  bar kochba ).

Os Judeus e os Gregos

… Profetizado para descer

Mas Isaías (750 AEC) afirmou ver um futuro distante e previu uma mudança para as nações. Ele havia escrito:

Isaías na linha histórica do tempo

49  Escutem-me, vocês, ilhas; ouçam, vocês, nações distantes:

Antes de eu nascer o Senhor me chamou; desde o meu nascimento

 ele fez menção de meu nome.

Isaías 49: 1

E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre

    para ser o seu servo, para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo,

pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força;

ele diz: “Para você é coisa pequena demais ser meu servo

para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel

    que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios,

para que você leve a minha salvação até os confins da terra”.

Isaías 49: 5-6

“Levante-se, refulja!
Porque chegou a sua luz,
e a glória do Senhor raia sobre você.
Olhe! A escuridão cobre a terra,
    densas trevas envolvem os povos,
mas sobre você raia o Senhor,
    e sobre você se vê a sua glória.
As nações virão à sua luz
    e os reis ao fulgor do seu alvorecer.

Isaías 60:1-3

Assim, Isaías havia predito que o vindouro ‘servo’ do Senhor , embora judeu (‘as tribos de Jacó’), seria uma ‘luz para os gentios’ (todos os não-judeus). Ele profetizou que essa luz alcançaria os confins da terra. Mas como isso poderia acontecer com essa barreira entre os judeus e os gentios firmemente estabelecida por centenas de anos?

A entrada de Jesus naquele dia inicia o desmantelamento

Naquele dia, quando Jesus entrou em Jerusalém, a luz começou a atrair os primeiros gentios porque vemos alguns se aproximando dele. Aqui nesta festa judaica estavam os gregos que viajaram a Jerusalém para encontrá-lo. Jesus despertara o interesse deles. Mas eles, considerados impuros pelos judeus, poderiam vê-lo? Eles perguntaram aos discípulos de Jesus, que levaram o pedido a Jesus. O que ele diria? O Evangelho continua

23 Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. 24 Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. 25 Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. 26 Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

27 “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. 28 Pai, glorifica o teu nome!”

Então veio uma voz dos céus: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”. 29 A multidão que ali estava e a ouviu, disse que tinha trovejado; outros disseram que um anjo lhe tinha falado.

Jesus: A luz deste mundo

30 Jesus disse: “Esta voz veio por causa de vocês, e não por minha causa. 31 Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. 32 Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”. 33 Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer.

34 A multidão falou: “A Lei nos ensina que o Cristo permanecerá para sempre; como podes dizer: ‘O Filho do homem precisa ser levantado’? Quem é esse ‘Filho do homem’?”

35 Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo. 36 Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz”. Terminando de falar, Jesus saiu e ocultou-se deles.

João 12: 23-36

Crença e descrença entre os judeus

37 Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele. 38 Isso aconteceu para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse:

“Senhor, quem creu
    em nossa mensagem,
e a quem foi revelado
    o braço do Senhor?”[a]

39 Por esta razão eles não podiam crer, porque, como disse Isaías noutro lugar:

40 “Cegou os seus olhos
    e endureceu-lhes o coração,
para que não vejam
    com os olhos
nem entendam com o coração,
    nem se convertam,
e eu os cure”[b].

41 Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele.

42 Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; 43 pois preferiam a aprovação[c] dos homens do que a aprovação de Deus.

44 Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. 45 Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47 “Se alguém ouve as minhas palavras, e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48 Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia. 49 Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar. 50 Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer”.

João 12: 37-50

Contra as animosidades predominantes entre judeus e gentios naqueles dias, Jesus disse que seria “levantado”. Ele previu que isso atrairia ‘todas as pessoas’ – não apenas os judeus – para si. 

Jesus corajosamente afirmou que tinha  ‘vindo ao mundo como uma luz’ (v.46) que os profetas anteriores escreveram que brilharia sobre todas as nações. E no dia em que ele entrou em Jerusalém, aquela luz começou a brilhar primeiro sobre os gentios.  

A Luz de Jesus para as Nações na História

Considere agora como os salões do poder, com suas respectivas instituições, onde Zelensky falou recentemente, surgiram pela influência de Jesus sobre as nações. 

Aqui estão alguns exemplos rápidos.

Essas práticas, costumes e instituições que muitas vezes tomamos como certo hoje em muitas nações surgiram quando as pessoas ao longo da história foram influenciadas por Jesus. De um ponto de vista estritamente histórico, Jesus de Nazaré tem sido a luz judaica mais brilhante brilhando sobre muitas nações. As previsões de Isaías 2.700 anos atrás se tornaram realidade por meio da influência histórica de Jesus sobre as nações.

Dia-a-dia da Semana da Paixão

Mas Jesus não veio simplesmente para ser uma Luz para as nações. Ele também havia declarado Guerra à própria morte.  Como ele lida com essa luta é analisado em um relato diário de suas atividades na Semana da Paixão. Passaremos por cada dia da Paixão ou Semana Santa e observaremos o que Jesus faz e diz a cada dia. A partir deles, reconheceremos padrões  que remontam ao início do mundo , trazendo um novo significado às suas atividades naquela semana. Também  refletimos sobre a lente de Jesus-como-Israel que adotamos. 

O gráfico a seguir percorre cada dia desta semana. No domingo, primeiro dia da semana, ele cumpriu três profecias diferentes dadas por três profetas anteriores. Primeiro,  ele entrou em Jerusalém montado em um jumento, conforme profetizado por Zacarias.  Em segundo lugar, ele o fez no  tempo profetizado por Daniel . Em terceiro lugar, sua mensagem e seus milagres começaram a despertar interesse entre os gentios. Isaías havia predito que isso brilharia como uma luz para as nações, tornando-se mais brilhante para as pessoas ao redor do mundo.

Eventos da Semana da Paixão – Dia 1 – Domingo

Continuamos olhando para os eventos da próxima segunda-feira, dia 2 da semana da Paixão .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *