Pular para o conteúdo

Natal – A História do Nascimento de Jesus

  • por

O Natal é distinguido como um festival global primário, comemorado por nações ao redor do mundo. As celebrações de Natal estão repletas de música, comida, decorações e presentes – enquanto a forma exata de comemorar varia de nação para nação. Mas em seu núcleo histórico, o Natal celebra o nascimento de um pobre menino judeu nascido há pouco mais de 2.000 anos.

A essência única do Natal torna-se irônica quando percebemos que as únicas pessoas que ignoram as comemorações do Natal são os judeus; as mesmas pessoas de quem este menino judeu nasceu, que deram origem à tradição. Essa intriga por si só já faz valer a pena explorar a história do Natal, que é o que faremos aqui.

A História do Nascimento Judaico: Melhor que o Papai Noel

A História do Nascimento de Jesus é rica em imagens

Quase todos os personagens que compõem o drama do nascimento desse menino eram judeus. Um dos dois historiadores que documentaram a história também era judeu.

A intriga, o suspense e a celebração em torno do nascimento deste bebê judeu, registrado por um levita judeu, pintam os complementos do Natal posterior, como O Papai Noel, o Pólo Norte e os elfos na oficina do Papai Noel, pálidos em comparação.

Levi, também conhecido como Mateus, queria que soubéssemos com certeza que o menino sobre o qual ele escreveu era judeu. Então, ele começou seu relato com esta frase – a primeira frase em seu evangelho e no Novo Testamento.

Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:

Mateus 1:1
Jesus, Davi e Abraão em uma linha do tempo histórica

Ele não era apenas um filho de Abraão, como todos os judeus, mas também um descendente do renomado rei Davi! Que outro tema poderia suscitar maior expectativa? Certamente não Papai Noel.

O Nascimento de Jesus Recontado

Quais foram as circunstâncias do nascimento de Jesus? Mateus nos conta com detalhes impressionantes.

18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 

20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.

24 Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. 25 Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

Mateus 1:18-25

O nascimento virginal

Mateus rapidamente nos leva a uma profunda controvérsia, pois ele nos diz com certeza que Maria era virgem quando deu à luz. Lucas, outro escritor do Evangelho, fornece mais detalhes sobre o evento.

26 No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, 27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. 28 O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”

29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. 30 Mas o anjo lhe disse:

“Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
31 Você ficará grávida e dará à luz um filho,
e lhe porá o nome de Jesus.
32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó;
    seu Reino jamais terá fim”. 34 Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem?”

35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

Surpreendentemente, fontes judaicas rabínicas revelam sua crença no nascimento virginal . O tema do nascimento da Virgem remonta a Adão e Eva , sua natureza milagrosa prenunciada no nascimento de Isaque .

Os detalhes de Lucas sobre o nascimento de Jesus

Pastores humildes vêm ver o Rei

Lucas continua os eventos do nascimento de Jesus:

Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.

Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.

Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Os Pastores e os Anjos

Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo[a], o Senhor. 12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.

13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:

14 “Glória a Deus nas alturas,
    e paz na terra aos homens
aos quais ele concede
    o seu favor”.

15 Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”.

16 Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. 17 Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, 18 e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. 19 Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. 20 Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.

Lucas 2:1-20

Os Reis Magos Visitam Belém

A visita dos Reis Magos costuma ser incluída na História da Natividade. Mateus escreve:

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente[a] e viemos adorá-lo”.

Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: “Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:

“‘Mas tu, Belém,
    da terra de Judá,
de forma alguma és a menor
    entre as principais cidades
    de Judá;
pois de ti virá o líder
    que, como pastor, conduzirá
    Israel, o meu povo’”.

(Miquéias 5:2)

Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: “Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”.

Os Reis Magos encontram o menino Jesus

Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. 10 Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. 11 Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.

Mateus 2:1-11
Os Magos de longe vêm ver o Rei

Os Magos não judeus vêm de longe para encontrar o ‘Rei dos Judeus’. Enquanto isso, o governo judaico, liderado por Herodes, o Grande, fica “perturbado” com a notícia do nascimento de seu rei. Isso prevê um padrão que permaneceu intacto nos últimos 2.000 anos.

A Vinda de Jesus Através de uma Lente Judaica

Na verdade, o relato do nascimento de Jesus no Natal continua a narrativa que o retrata como o arquétipo do judeu que abençoaria todos os povos – inclusive eu e você. Dois mil anos antes, começando com a história de Abraão (em 2000 AEC), Deus havia prometido

… e por meio de você (Abraão)
    todos os povos da terra
    serão abençoados”.

Gênesis 12:3

Isso colocou Abraão em peregrinação à Terra Prometida em sua velhice. No entanto, muitos anos se passaram antes que seu filho Isaque nascesse . O nascimento de Isaque durante o centésimo ano de Abraão foi tão milagroso quanto o nascimento virginal de Jesus. O nascimento de Jesus espelha o de Isaque para enfatizar esse arquétipo do papel judaico.

Reiterado através de profetas judeus

A esperança de uma bênção futura para todos os povos deu uma guinada decisiva séculos depois, quando Deus, por meio do profeta Isaías (700 aC), convocou todas as nações a:

Jesus, Isaías e Davi em uma linha do tempo histórica

ouçam, vocês, nações distantes:

Isaías 49:1

Deus então apresentou seu “servo” vindouro como Israel , o arquétipo ou personificação da nação judaica.

Ele me disse: “Você é meu servo,
    Israel, em quem mostrarei o meu esplendor”.

Isaías 49:3

Para trazer esta bênção sobre todas as nações (gentios)

Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até os confins da terra”.

Isaías 49:6

Mas, simultaneamente, esse servo permaneceria estranhamente abominável para sua própria nação.

Assim diz o Senhor, o Redentor, o Santo de Israel, àquele que foi desprezado e detestado pela nação,

Isaías 49:7

O Natal revela o duplo cumprimento dessa ‘bênção’, pois as nações em todo o mundo celebram o Natal, enquanto o próprio povo de Jesus não o reconhece.

Além do mais, muitos de nós nas nações não entendemos mais o significado de Jesus ou sua missão. Podemos nos lembrar dele no Natal, mas, caso contrário, ele simplesmente continua sendo um remanescente cultural da era pré-científica europeia.

Explorando Jesus através de suas lentes judaicas

Talvez uma parte do problema esteja relacionada às nações dentro da cristandade que não mais percebem Jesus de uma perspectiva judaica. Quando Mateus e Lucas começaram o relato de seu nascimento, os quatro evangelhos prosseguiram nessa representação inteiramente judaica de Jesus.

Ao fazer isso, os evangelhos propõem uma hipótese audaciosa de que Jesus personifica toda a nação de Israel. Da perspectiva deles, Jesus é o arquétipo, o projeto principal, a realização ou conclusão de Israel.

Embora, essa hipótese pode encontrar suporte?

Que diferença isso faz para nós?

Explorar Jesus através dessa lente judaica torna sua pessoa e missão vívidas, reais e pessoalmente relevantes, em vez de desbotadas e remotas como parece ser para muitos de nós. Jesus se destaca no contexto de um Plano Divino. Podemos, assim, interagir com ele de uma forma que o torna grande e realista como era para seus contemporâneos – permitindo-nos compreender o que significa sua prometida ‘bênção’ e ‘luz para as nações’.

Então, continuamos explorando Jesus através desta lente judaica. Revisamos a ligação entre seu nascimento e o do primeiro israelita – Isaque , sugerindo o papel de Jesus com sua nação. Em seguida, continuamos com seu vôo infantil pela sobrevivência, ilustrado na história de Anne Frank , avançando ainda mais em seu papel de abençoar todas as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *