Pular para o conteúdo

Zeloso no Deserto

  • por
Escultura de Simon bar Kokhba em Israel Knesset Menorah em Jerusalém

A história lembra Simon bar Kokhba (Simon ben Kosevah) como o homem que liderou e fracassou na última revolta judaica contra a Roma Imperial de 132-135 EC . Como autoproclamado príncipe do povo judeu na Judéia, ele exigiu que todos os judeus o seguissem em uma guerra de independência contra Roma. Ele liderou essa revolta porque os romanos pretendiam construir outra cidade pagã (Aelia Capitolina) sobre as ruínas de Jerusalém (arruinada pela fracassada revolta de 66-73 EC ). Esta cidade teria um Templo dedicado a Júpiter, um deus romano pagão. 

Embora inicialmente bem-sucedido em sua base no deserto da Judéia, sua sorte mudou quando todo o poder das legiões romanas imperiais contra-atacou. Bar Kochba e inúmeros outros rebeldes judeus foram brutalmente mortos na vitória final de Roma. Antes de sua derrota, muitos sábios judeus, incluindo o rabino Akiva , um dos principais contribuintes da Mishná, proclamaram Simon bar Kokhba como o Messias.

Bar Kokhba dirigiu seu zelo religioso do deserto contra um inimigo externo estrangeiro – a Roma Imperial. Sua visão via que a paz messiânica só aconteceria se o poder militar de ocupação alienígena fosse expulso e Sião libertada da ocupação estrangeira.

Bar Kokhba contrastado com João Batista

Em seu zelo religioso e fervor messiânico do deserto, Bar Kokhba se assemelhava a seu compatriota João Batista, que o precedeu cerca de 100 anos. No entanto, embora igualmente zelosos, eles diferiam em como viam o problema fundamental e, conseqüentemente, a solução fundamental. Comparar esses dois revolucionários nos ajudará a entender ideias conflitantes sobre a situação humana e a solução que o Evangelho apresenta.

João Batista na História Secular

João Batista, como Bar Kokhba, era uma figura poderosa, muitas vezes retratada como rude em filmes
Lucas van Leyden  , CC0, via Wikimedia Commons

Como Bar Kokhba, João Batista gerou muita polêmica e atraiu muita atenção. Josefo, um historiador judeu do primeiro século, refere-se a ele com estas palavras:

Ora, alguns dos judeus pensavam que a destruição do exército de Herodes vinha de Deus, e isso com justiça, como punição pelo que ele fez contra João, chamado Batista: porque Herodes o matou, que era um homem bom… Herodes, que temia que a grande influência que João tinha sobre o povo pudesse colocá-lo em seu poder e inclinação para levantar uma rebelião … Assim, ele foi enviado como prisioneiro, devido ao temperamento suspeito de Herodes, para Macherus, o castelo que mencionei antes, e estava lá condenado à morte. 

Josefo, Antiguidades dos Judeus , Livro 18, cap. 5, 2

Josefo menciona João Batista no contexto da derrota de Herodes Antipas contra um rival. Herodes Antipas matou João, e Josefo nos informa que sua derrota posterior foi vista pelos judeus como um julgamento divino contra ele por sua execução de João Batista. 

João Batista nos Evangelhos

João Batista figura proeminentemente como o precursor de Jesus nos evangelhos. Lucas, um dos evangelhos do Novo Testamento, ancora firmemente João Batista na história ao cruzá-lo com outras figuras históricas bem conhecidas da época.

No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene; Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta:

“Voz do que clama no deserto:
    ‘Preparem o caminho
    para o Senhor,
façam veredas retas
    para ele.
Todo vale será aterrado
e todas as montanhas
    e colinas, niveladas.
As estradas tortuosas
    serão endireitadas
e os caminhos acidentados, aplanados.
E toda a humanidade
    verá a salvação de Deus’”.

Lucas 3:1-6

Em apoio ao relato de Lucas, Mateus resume a mensagem de João Batista assim:

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

Mateus 3:1-2

Perspectiva de John

John viu o problema humano fundamental estar dentro de nós. Portanto, sua pregação dirigia seus ouvintes ao arrependimento . 

Arrepender-se ( metanoia em grego) significa ‘mudança’ (= ‘meta’), sua ‘mente’ (=’noia’). Pense na dramática ‘metamorfose’ de uma lagarta quando sua forma (‘morphe’) muda para a de uma borboleta. 

John pregou a necessidade de uma mudança de mentalidade tão dramática que transforme a maneira como vivemos, não derrubando governos e lutando contra estrangeiros como pensava Bar Kokhba, mas tratando os outros – quem quer que sejam – de maneira compassiva e justa. Esse arrependimento nos ‘prepararia’ para o caminho do Senhor. Na mente de João, sem esse arrependimento, não veríamos, apreenderíamos ou compreenderíamos o Reino de Deus, nem experimentaríamos seu ‘perdão’.

Confissão em Nosso Arrependimento

Um indicador do verdadeiro arrependimento interior que João procurava era este:

A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Mateus 3:5-6

Isso contrasta as ações em outro relato bíblico – o de Adão e Eva. Depois de comerem do fruto proibido, a Bíblia diz que Adão e Eva:

‘…esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Gênesis 3:8

Desde então, essa tendência de esconder nossos pecados, fingindo que não fizemos nada de errado, é algo muito natural para nós. Confessar e arrepender-se de nossos pecados é consideravelmente difícil para nós, porque expõe nossa culpa e vergonha. Preferimos tentar qualquer outra coisa, menos isso. No entanto, a convicção e a mensagem de João enquadravam o arrependimento e a confissão como essenciais para preparar as pessoas para que pudessem experimentar a vinda do Reino de Deus.

Advertência aos líderes religiosos que não se arrependeriam

Algumas pessoas realmente fizeram isso, mas nem todas podiam admitir honestamente seus pecados diante de si mesmas e de Deus. O Evangelho diz que:

Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Dêem fruto que mostre o arrependimento! Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. 10 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.

Mateus 3:7-10

Os fariseus e os saduceus, mestres da lei religiosa judaica, trabalharam diligentemente para manter todas as observâncias (orações, jejuns, sacrifícios, etc.) conforme ordenado pela Lei. Todos pensavam que esses líderes, com todo o seu aprendizado religioso e esforço, eram os que tinham a garantia da aprovação de Deus. Mas João os chamou de ‘raça de víboras’ e os advertiu sobre o vindouro Julgamento de fogo !

Por que John faria tal afirmação?

Por não ‘produzirem frutos condizentes com o arrependimento’, eles mostraram que não haviam se arrependido verdadeiramente. Eles não confessaram seus pecados, mas esconderam seus pecados por trás de suas observâncias religiosas. Sua herança religiosa, embora boa, os deixou orgulhosos em vez de arrependidos.

Fruto do Arrependimento

Com a confissão e o arrependimento veio a expectativa de uma vida diferente. As pessoas perguntaram a João Batista como deveriam demonstrar o fruto de seu arrependimento e ele respondeu:

10 “O que devemos fazer então?”, perguntavam as multidões.

11 João respondia: “Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo”.

12 Alguns publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: “Mestre, o que devemos fazer?”

13 Ele respondeu: “Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado”.

14 Então alguns soldados lhe perguntaram: “E nós, o que devemos fazer?”

Ele respondeu: “Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário”.

Lucas 3: 10-14

 João era o Cristo?

Devido à força de sua mensagem, muitas pessoas se perguntaram se João era o Cristo. É assim que o Evangelho registra essa discussão:

15 O povo estava em grande expectativa, questionando em seu coração se acaso João não seria o Cristo. 16 João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 17 Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga”. 18 E com muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas.

Lucas 3:15-18

João Batista na Profecia

O espírito independente de João o levou a se vestir grosseiramente e comer alimentos silvestres no deserto. No entanto, este não foi apenas um exemplo de seu espírito; foi também um sinal importante. O profeta Malaquias havia encerrado o Antigo Testamento 400 anos antes com o seguinte:

“Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 3:1

“Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição.”

Malaquias 4:5-6 (400 AEC)

Elias foi um profeta primitivo que também viveu e comeu no deserto, vestido com um

“… Ele vestia roupas de pêlos e usava um cinto de couro”.

2 Reis 1:8
Linha do tempo de João Batista junto com aqueles que previram sua missão

Então, quando João Batista viveu e se vestiu da maneira que ele fez, foi para apontar que ele era o Preparador que viria profetizado para vir no Espírito de Elias. Suas roupas, seu estilo de vida e sua tendência de comer no deserto mostraram que João Batista veio no plano predito por Deus.

Conclusão

João Batista veio para preparar as pessoas para que estivessem prontas para o Reino de Deus. Mas ele não os preparou dando-lhes mais Leis ou levando-os à rebelião como fez Bar Kochba. Em vez disso, ele os preparou pedindo que se arrependessem do pecado e confessassem. Isso é mais difícil do que seguir regras mais rígidas ou participar de uma insurreição, pois expõe nossa vergonha e culpa. 

Os líderes religiosos daquela época não conseguiam se arrepender e confessar seus pecados. Em vez disso, eles usaram sua religião para esconder seus pecados. Cem anos depois, eles usaram a religião para canalizar a malfadada rebelião de Bar Kochba. Por causa de suas escolhas de evitar o arrependimento, eles não estavam preparados para reconhecer o Cristo e entender o Reino de Deus. A advertência de João é igualmente relevante para nós hoje. Ele afirma que devemos nos arrepender de nossos pecados e confessá-los. 

Isso nos permite experimentar o Reino de Deus, que João ajudou a inaugurar em seu batismo de Jesus, o próximo evento histórico que exploramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *