Pular para o conteúdo

A Ressurreição de Jesus: Fato ou Ficção?

  • por

Em nossos dias modernos e educados, às vezes nos perguntamos se as crenças tradicionais, especialmente aquelas sobre a Bíblia, são apenas superstições ultrapassadas. A Bíblia relata muitos milagres incríveis. Mas provavelmente a história da Sexta-Feira Santa e das Primícias da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos após sua crucificação parece a mais inacreditável. 

Jesus ressucitou?
John Singleton Copley, PD-US-expired, via Wikimedia Commons

Existe alguma evidência lógica para levar a sério esse relato de Jesus ressuscitando dos mortos? Surpreendente para muitos, um forte argumento pode ser feito de que a ressurreição de Jesus realmente aconteceu. E isso vem de um argumento baseado em dados históricos. Baseia-se na evidência e na razão, não na crença religiosa.

Esta questão merece uma investigação cuidadosa, uma vez que afeta diretamente nossas próprias vidas. Afinal, todos nós vamos morrer, não importa quanto dinheiro, educação, saúde e outros objetivos alcancemos na vida . Se Jesus derrotou a morte, isso dá uma esperança real diante de nossa própria morte que se aproxima. Vejamos os principais dados históricos e as evidências de sua ressurreição.

O fato de que Jesus existiu e morreu uma morte pública que alterou o curso da história é certo. Não é preciso olhar para a Bíblia para verificar isso. A história secular registra várias referências a Jesus e o impacto que ele causou no mundo de sua época.

Vejamos dois.

Tácito: Referência Histórica a Jesus

O governador-historiador romano Tácito fez referência a Jesus ao registrar como o imperador romano Nero executou os cristãos do século I (em 65 dC). Nero culpou os cristãos pelo incêndio de Roma e então iniciou uma campanha de extermínio contra eles. Aqui está o que Tácito escreveu em 112 EC:

‘Nero .. puniu com as torturas mais requintadas, as pessoas comumente chamadas de cristãos, que eram odiadas por suas enormidades. Christus, o fundador do nome, foi condenado à morte por Pôncio Pilatos, procurador da Judéia no reinado de Tibério; mas a superstição perniciosa, reprimida por um tempo, irrompeu novamente, não apenas na Judéia, onde o mal se originou, mas também na cidade de Roma.

Tácito. Anais XV. 44
Nero, O imperador Romano

Tácito confirma que:

  1. Jesus foi uma pessoa histórica;
  2. Ele foi executado por Pôncio Pilatos;
  3. Por volta de 65 dC (tempo de Nero), a fé cristã havia se espalhado pelo Mediterrâneo, da Judéia a Roma. Além disso, havia feito isso com tanta força que o imperador romano sentiu que precisava lidar com isso.

Observe que Tácito está dizendo essas coisas como uma testemunha hostil. Sabemos disso porque ele rotula o movimento iniciado por Jesus como uma ‘superstição perversa’. Ele se opõe, mas não nega sua historicidade.

Josefo: Referência Histórica a Jesus

Josefo foi um líder militar/historiador judeu do primeiro século d.C. que escreveu aos romanos. Ele resumiu a história dos judeus desde o início até o seu tempo. Ao fazê-lo. ele também cobriu o tempo e a carreira de Jesus com estas palavras: 

‘Nessa época havia um homem sábio… Jesus. … bom e … virtuoso. E muitas pessoas dentre os judeus e de outras nações se tornaram seus discípulos. Pilatos condenou-o a ser crucificado e a morrer. E aqueles que se tornaram seus discípulos não abandonaram seu discipulado. Eles relataram que Ele havia aparecido a eles três dias após sua crucificação e que estava vivo’

Josefo. 90 EC. Antiguidades xviii. 33
Josefo

Josefo confirma que:

  1. Jesus existiu,
  2. Ele era um professor religioso,
  3. Seus discípulos proclamaram publicamente a ressurreição de Jesus dentre os mortos. 

Portanto, a partir desses vislumbres do passado, parece que a morte de Jesus foi um evento bem conhecido. Além disso, seus discípulos estavam forçando publicamente a afirmação de sua ressurreição no mundo greco-romano. 

Antecedentes Históricos da Bíblia

Lucas, um médico e historiador fornece mais detalhes sobre como essa fé avançou no mundo antigo. Aqui está seu trecho do livro de Atos na Bíblia: 

‘Os sacerdotes e o capitão… aproximaram-se de Pedro e João… Ficaram muito perturbados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam em Jesus a ressurreição dos mortos… Prenderam Pedro e João… puseram-nos na cadeia… Quando viram o coragem de Pedro e João e perceberam que eram homens comuns, sem instrução, ficaram surpresos… “O que vamos fazer com esses homens?” eles perguntaram.’

Atos 4: 1-16

‘Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, … prenderam os apóstolos e os colocaram na prisão pública. …eles ficaram furiosos e queriam matá-los…Chamaram os apóstolos e os açoitaram. Então eles ordenaram que não falassem em nome de Jesus, e os deixaram ir.’

Atos 5: 17-40
Apóstolos presos

Podemos ver que as autoridades fizeram de tudo para acabar com essa nova crença. Essas controvérsias e perseguições iniciais ocorreram em Jerusalém. Esta é a mesma cidade onde apenas algumas semanas antes Jesus havia sido publicamente executado e sepultado. 

A partir desses dados históricos, podemos investigar a ressurreição pesando todas as alternativas possíveis. Então podemos decidir qual deles faz mais sentido. Não temos que prejulgar pela ‘fé’ qualquer ressurreição sobrenatural.

O corpo de Jesus e o túmulo

Temos apenas duas alternativas a respeito do corpo de Jesus crucificado e morto. Ou o túmulo estava vazio naquela manhã de domingo de Páscoa ou ainda continha seu corpo. Não há outras opções. 

Vamos supor que seu corpo permaneceu na tumba. À medida que refletimos sobre o desenrolar dos eventos históricos, no entanto, as dificuldades surgem rapidamente.

Por que os líderes romanos e judeus em Jerusalém teriam que tomar medidas tão extremas para impedir as histórias de uma ressurreição se o corpo ainda estivesse na tumba?

Todas as fontes históricas que pesquisamos indicavam hostilidade das autoridades à alegação da ressurreição. No entanto, este túmulo estava ao lado das proclamações públicas dos discípulos sobre sua ressurreição dos mortos em Jerusalém! Se o corpo de Jesus ainda estivesse na tumba, seria uma questão simples para as autoridades desfilarem o corpo de Cristo na frente de todos. Isso teria desacreditado o movimento incipiente sem ter que prendê-los, torturá-los e, finalmente, martirizá-los.

Tumba de Jesus deveria estar vazia

Considere ainda, milhares foram convertidos para acreditar na ressurreição física de Jesus em Jerusalém neste momento. Suponha que você fosse um daqueles na multidão ouvindo Pedro, imaginando se sua incrível mensagem era crível. (Afinal veio com perseguição). Você não teria pelo menos feito sua pausa para o almoço para ir ao túmulo e dar uma olhada para ver se o corpo ainda estava lá?

Se o corpo de Cristo ainda estivesse na tumba, esse movimento não teria conquistado nenhum seguidor em um ambiente tão hostil com tantas contraprovas incriminadoras à mão .

Portanto, o corpo de Cristo permanecendo na tumba leva a absurdos. Não faz sentido. 

Os discípulos roubaram o corpo? 

Claro, existem outras explicações possíveis para um túmulo vazio além de uma ressurreição. No entanto, qualquer explicação para o desaparecimento do corpo também deve levar em conta estes detalhes: o selo romano sobre a tumba, a patrulha romana guardando a tumba, a grande pedra (1-2 toneladas) cobrindo a entrada da tumba e os 40 kg de agente de embalsamamento. no corpo. A lista continua. O espaço não permite olhar para todos os fatores e cenários para explicar o corpo desaparecido. Mas a explicação mais cogitada sempre foi que os próprios discípulos roubaram o corpo da tumba. Então eles o esconderam em algum lugar e conseguiram enganar os outros. 

Assuma este cenário. Evite, para fins de argumentação, algumas das dificuldades em explicar como o desanimado bando de discípulos que fugiu para salvar suas vidas em sua prisão poderia se reagrupar e bolar um plano para roubar o corpo. Três dias depois de fugirem de sua prisão, eles planejaram e executaram um ousado ataque de comando. Eles enganaram totalmente a guarda romana. Eles então quebraram o selo, moveram a rocha maciça e fugiram com o corpo embalsamado. Tudo isso sem sofrer baixas (já que todos permaneceram vivos para se tornarem testemunhas públicas sem ferimentos logo depois). Suponha que eles administraram isso com sucesso e então pisaram no cenário mundial para iniciar uma nova fé baseada em seu engano.

A Motivação dos Discípulos: Sua Crença na Ressurreição

Muitos de nós hoje pensamos que o que motivava os discípulos era a necessidade de proclamar a fraternidade e o amor entre os homens. Mas olhe para o relato de Lucas e Josefo. Você notará que a questão controversa era “os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos”. Este tema é primordial em seus escritos. Observe como Paulo, outro apóstolo, classifica a importância da ressurreição de Jesus: 

Pois … eu transmiti a vocês como de primeira importância: que Cristo morreu … sepultado, que ressuscitou ao terceiro dia … ele apareceu a Pedro e depois aos Doze .. Se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é inútil … a vossa fé é vã… Se apenas para esta vida temos esperança em Cristo, somos dignos de pena mais do que todos os homens…. Se lutei contra feras em Éfeso por razões meramente humanas, o que ganhei? Se os mortos não ressuscitarem – ‘Comamos e bebamos que amanhã morreremos’… .

I Coríntios 15: 3-32 (57 EC) 

Quem morreria pelo que eles sabiam ser uma mentira?

Claramente, os discípulos colocaram a importância da ressurreição de Jesus, e seu testemunho dela, como o centro de sua mensagem. Assuma que isso era realmente falso. Os discípulos realmente roubaram o corpo da tumba para que a contra-evidência contra sua mensagem não pudesse expô-los. Eles podem então ter enganado o mundo com sucesso. Mas eles mesmos, em seus corações e mentes, saberiam que o que eles estavam pregando, escrevendo e criando grande agitação era falso. No entanto, eles deram suas vidas (literalmente) por esta missão. Por que eles fariam isso – SE eles soubessem que a base para isso era falsa?

As pessoas se entregam a causas porque acreditam na causa pela qual lutam. Alternativamente, eles o fazem porque esperam algum benefício da causa. Se os discípulos tivessem roubado e escondido o corpo, eles saberiam de todas as pessoas que a ressurreição era falsa. Considere por suas próprias palavras o preço que os discípulos pagaram pela divulgação de sua mensagem. Pergunte a si mesmo se você pagaria um preço tão pessoal por uma causa que sabia ser falsa: 

O preço pessoal pago pelos discípulos

Somos pressionados por todos os lados… perplexos… perseguidos, abatidos… exteriormente estamos definhando… em grande resistência, em problemas, privações, angústias, em espancamentos, prisões e tumultos, trabalho duro, noites em claro e fome… espancados… tristes … pobre … não tendo nada… .. Cinco vezes recebi dos judeus as 39 chicotadas, três vezes fui espancado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, …, estive em perigo de rios, de bandidos , meus compatriotas, de gentios, na cidade, no campo, no mar. Trabalhei e labutei e muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede… Passei frio e nu… Quem é fraco e não me sinto fraco.

II Corinthians 4: 8– 6:10; 11:24-29 

A Heroica Coragem dos Discípulos – Eles devem ter acreditado

Quanto mais considero seu heroísmo inabalável ao longo de décadas de sofrimento e perseguição, mais acho impossível que eles não tenham acreditado sinceramente em sua mensagem. Nenhum discípulo cedeu no amargo fim e ‘confessou’ para evitar a execução. Nenhum deles obteve qualquer vantagem mundana com suas mensagens, como riqueza, poder e vida fácil. O fato de todos eles poderem manter sua mensagem de forma tão firme e pública por tanto tempo demonstra que eles acreditaram nisso. Eles a mantiveram como uma convicção inatacável. Mas se eles acreditaram, certamente não poderiam ter roubado e se livrado do corpo de Jesus. Um renomado advogado criminalista, que ensinou aos estudantes de direito em Harvard como investigar as fraquezas das testemunhas, disse o seguinte sobre os discípulos:

“Os anais da guerra militar dificilmente fornecem um exemplo da mesma constância heróica, paciência e coragem inabalável. Eles tinham todos os motivos possíveis para revisar cuidadosamente os fundamentos de sua fé e as evidências dos grandes fatos e verdades que afirmavam”

Folha verde. 1874. Um exame do Testemunho dos Quatro Evangelistas pelas Regras de Evidência Administradas nos Tribunais de Justiça. p.29 

… Comparado com o silêncio histórico dos que estão no poder

Relacionado a isso está o silêncio das autoridades – judaicas e romanas. Essas testemunhas hostis nunca tentaram seriamente contar a história ‘real’ ou mostrar como os discípulos estavam errados. Como afirma o Dr. Montgomery, 

“Isso ressalta a confiabilidade do testemunho da ressurreição de Cristo que foi apresentado contemporaneamente nas sinagogas – mesmo diante da oposição, entre interrogadores hostis que certamente teriam destruído o caso … se os fatos fossem outros”

Montgomery, 1975. Raciocínio Legal e Apologética Cristã. p88-89
Jesus Ressuscitou!

Não temos espaço para considerar todas as facetas dessa questão. No entanto, a ousadia inabalável dos discípulos e o silêncio das autoridades hostis contemporâneas dizem muito que há um caso para Cristo ter ressuscitado. Vale a pena fazer um exame sério e cuidadoso. Uma maneira de fazer isso é entendê-lo em seu contexto bíblico. Um ótimo lugar para começar são os Sinais de Abraão , assim como Moisés . Embora tenham vivido mais de mil anos antes de Jesus, eles predisseram profeticamente sua morte e ressurreição.  Isaías também profetizou a ressurreição 750 anos antes de acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *