Pular para o conteúdo

Vestuário: Por que mais do que apenas roupas?

  • por

Por que você se veste? Não com qualquer coisa que caiba, mas você quer roupas da moda que mostrem quem você é. O que faz com que você precise usar roupas instintivamente, não apenas para se aquecer, mas também para se expressar visualmente?

Não é estranho que você encontre o mesmo instinto em todo o planeta, não importa qual seja a língua, raça, educação ou religião das pessoas? As mulheres talvez mais que os homens, mas também apresentam a mesma tendência.  Em 2016, a indústria têxtil global exportou US$ 1,3 trilhão .

O instinto de nos vestir parece tão normal e natural que muitos nem sempre param para perguntar: “Por quê?”. 

Apresentamos teorias sobre a origem da Terra, de onde vieram as pessoas, por que os continentes se separam. Mas você já leu uma teoria sobre a origem de nossa necessidade de roupas?

Apenas humanos – mas não apenas para aquecer

Vamos começar com o óbvio. Os animais certamente não têm esse instinto. Eles estão todos perfeitamente felizes por estarem completamente nus na nossa frente, e outros o tempo todo. Isso é verdade até mesmo para animais superiores. Se somos simplesmente superiores aos animais superiores, isso não parece fazer sentido.

Nossa necessidade de estar vestido não vem apenas de nossa necessidade de calor. Sabemos disso porque grande parte da nossa moda e vestuário vem de lugares com calor quase insuportável. A roupa é funcional, mantendo-nos aquecidos e protegendo-nos. Mas essas razões não respondem às nossas necessidades instintivas de modéstia, expressão de gênero e identidade própria.

Vestuário – das Escrituras Hebraicas

O único relato que explica por que nos vestimos e procuramos fazê-lo com bom gosto vem das antigas Escrituras Hebraicas. Essas Escrituras colocam você e eu em uma história que afirma ser histórica. Ele oferece uma visão sobre quem você é, por que você faz o que faz e o que está reservado para o seu futuro. Esta história remonta ao início da humanidade, mas também explica fenômenos cotidianos, como por que você se veste. Vale a pena se familiarizar com este relato, pois ele oferece muitos insights sobre você, orientando-o para uma vida mais abundante. Aqui olhamos para o relato bíblico através das lentes das roupas.

Temos olhado para o antigo relato da criação na Bíblia. Começamos com o início da humanidade e do mundo . Em seguida, vimos o confronto primordial entre dois grandes adversários . Agora olhamos para esses eventos de uma perspectiva um pouco diferente, o que explica eventos mundanos como comprar roupas da moda.

Feito à Imagem de Deus

Nós exploramos aqui que Deus fez o cosmos e então

Série bíblica, A Criação do Mundo, o sexto dia, finalmente os humanos, feitos à imagem de Deus foram criados

Criou Deus o homem à sua imagem,

à imagem de Deus o criou;

homem e mulher os criou.

Gênesis 1:27

Na criação, Deus se expressou plenamente artisticamente por meio da beleza da criação. Pense no pôr do sol, flores, pássaros tropicais e paisagens. Porque Deus é artístico, você também, feito ‘à sua imagem’, instintivamente, mesmo sem saber conscientemente ‘por que’, também se expressará esteticamente. 

Fir0002GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

Vimos que Deus é uma pessoa. Deus é um ‘ele’, não um ‘isso’. Portanto, é natural que você também queira se expressar visualmente e pessoalmente. Roupas, joias, cores e cosméticos (maquiagem, tatuagens etc.)

Masculino e feminino

Deus também criou os humanos à imagem de Deus como ‘homem e mulher’. A partir disso também entendemos porque você cria seu ‘look’, por sua roupa, moda, por meio de seu penteado e etc. Isso naturalmente e facilmente reconhecemos como masculino ou feminino. Isso vai além da moda cultural. Se você vir moda e roupas de uma cultura que nunca viu antes, geralmente será capaz de distinguir roupas masculinas e femininas nessa cultura. 

Wellcome Library, LondonCC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Assim, sua criação à imagem de Deus como homem ou mulher começa a explicar seus instintos de vestir. Mas este relato da Criação continua com alguns eventos históricos subseqüentes que explicam melhor as roupas e você.

Cobrindo nossa vergonha

Deus deu aos primeiros humanos a escolha de obedecer ou desobedecer a Ele em seu paraíso primordial . Eles escolheram desobedecer e quando o fizeram, o relato da criação nos diz que:

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

Gênesis 3:7

Isso nos diz que a partir de então os humanos perderam a inocência uns perante os outros e perante o seu Criador . Desde então, instintivamente, sentimos vergonha de estar nus e desejamos cobrir nossa própria nudez. Além da necessidade de nos manter aquecidos e protegidos, nos sentimos expostos, vulneráveis ​​e envergonhados quando nus na frente dos outros. A escolha da humanidade de desobedecer a Deus desencadeou isso em nós. Também desencadeou o mundo de sofrimento, dor, lágrimas e morte que todos conhecemos tão bem.

Estendendo Misericórdia: Uma Promessa e algumas roupas

Deus, em sua misericórdia para conosco, fez duas coisas.  Primeiro , Ele pronunciou uma promessa em forma de enigma que iria direcionar a história humana. Neste enigma Ele prometeu a vinda do redentor, Jesus. Deus o enviaria para nos ajudar, derrotar seu inimigo e vencer a morte por nós.

A segunda coisa que Deus fez foi:

O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.

Gênesis 3:21
Adão e Eva vestidos

Deus providenciou roupas para cobrir sua nudez. Deus fez isso para lidar com a vergonha deles. Desde aquele dia, nós, os filhos desses ancestrais humanos, nos vestimos instintivamente como resultado desses eventos. 

Vestimenta de Pele – Uma Ajuda Visual

Deus os vestiu de uma maneira específica para ilustrar um princípio para nós. A roupa que Deus providenciou não foi uma blusa de algodão ou shorts jeans, mas ‘roupas de pele’. Isso significava que Deus matou um animal para fazer peles para cobrir sua nudez. Eles tentaram se cobrir com folhas, mas estas eram insuficientes e então as peles foram necessárias. No relato da criação, até aquele momento, nenhum animal havia morrido. Aquele mundo primitivo não havia experimentado a morte. Mas agora Deus sacrificou um animal para cobrir sua nudez e proteger sua vergonha.

Isso deu início a uma tradição, praticada por seus descendentes, que perpassa todas as culturas, de sacrifício de animais. Eventualmente, as pessoas esqueceram a verdade que essa tradição de sacrifício ilustrava. Mas foi preservado na Bíblia.

23  Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:23
Cordeiro sacrificado

Isso afirma que a consequência do pecado é a morte e deve ser paga. Podemos pagá-lo nós mesmos com nossa própria morte, ou outra pessoa pode pagar por isso em nosso nome. Os animais sacrificados continuamente ilustravam esse conceito. Mas eram apenas ilustrações, recursos visuais apontando para o verdadeiro sacrifício que um dia nos libertaria do pecado. Isso se cumpriu na vinda de Jesus, que voluntariamente se sacrificou por nós. Esta grande vitória garantiu que

O último inimigo a ser destruído é a morte.

1 Coríntios 15:26

A próxima festa de casamento – roupas de casamento obrigatórias

Jesus comparou este dia vindouro, quando Ele destrói a morte, a uma grande festa de casamento. Ele contou a seguinte parábola

“Então disse a seus servos: ‘O banquete de casamento está pronto, mas os meus convidados não eram dignos. Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’. 10 Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados.

11 “Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial. 12 E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?’ O homem emudeceu.

13 “Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.

Mateus 22:8-13

Nesta história que Jesus contou, todos são convidados para esta festa. Pessoas virão de todas as nações. E porque Jesus pagou pelo pecado de todos, ele também distribui as roupas para este festival. A roupa aqui representa seu mérito que cobre suficientemente nossa vergonha. Embora os convites de casamento se espalhem por toda parte e o rei distribua roupas de casamento gratuitamente, ele ainda as exige. Precisamos de seu pagamento para cobrir nosso pecado. O homem que não se vestiu com as vestes nupciais foi rejeitado na festa. É por isso que Jesus diz mais tarde:

Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Apocalipse 3:18

Deus construiu essa ajuda visual inicial de peles de animais cobrindo nossa nudez ao pré-encenar o próximo sacrifício de Jesus de maneiras notáveis. Ele testou Abraão no lugar exato e de uma maneira ilustrando o verdadeiro sacrifício vindouro . Ele também instituiu a Páscoa , que indicava o dia exato e também ilustrou o verdadeiro sacrifício vindouro . Mas, considerando como vimos as roupas aparecerem pela primeira vez logo no relato da criação, é intrigante que a criação também represente a obra de Jesus .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *