Pular para o conteúdo

A Precisão e o Poder do Pentecostes

  • por

O Dia de Pentecostes sempre cai em um domingo. Ele celebra um evento notável. Mas não é apenas o que aconteceu naquele dia, mas quando e por que aconteceu que revela a mão de Deus. Ele também oferece um presente poderoso para você.

O que aconteceu em Pentecostes

Se você ouviu falar de ‘Pentecostes’, provavelmente aprendeu que foi o dia em que o Espírito Santo veio habitar nos seguidores de Jesus. Este é o dia em que nasceu a Igreja, os “chamados” de Deus. Atos capítulo 2 da Bíblia registra o evento. Naquele dia, o Espírito de Deus desceu sobre os primeiros 120 seguidores de Jesus. Então eles começaram a proclamar em voz alta em línguas de todo o mundo. Isso criou tal comoção que milhares em Jerusalém na época saíram para ver o que estava acontecendo. Diante da multidão reunida, Pedro pregou a primeira mensagem do evangelho. A conta registra que ‘três mil foram adicionados ao seu número naquele dia’ (Atos 2:41). O número de seguidores do evangelho tem crescido desde aquele domingo de Pentecostes.

As pessoas foram cheias do Espírito Santo
A história da Bíblia de Gênesis a Apocalipse , PD-US-expirado , via Wikimedia Commons

Esse dia aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus . Foi durante esses 50 dias que os discípulos de Jesus se convenceram de que Jesus havia ressuscitado dos mortos. No domingo de Pentecostes eles vieram a público e mudaram a história. Quer você acredite na ressurreição ou não , os eventos daquele domingo de Pentecostes afetaram sua vida.

Essa compreensão do Pentecostes, embora correta, não é completa. Muitas pessoas querem repetir aquele domingo de Pentecostes por meio de uma experiência semelhante. Os primeiros discípulos de Jesus fizeram esta experiência pentecostal “esperando o dom do Espírito”. Assim, hoje as pessoas esperam que, da mesma forma, ‘esperando’ Ele volte de maneira semelhante. Portanto, muitas pessoas imploram e esperam que Deus traga outro Pentecostes. Pensar assim pressupõe que era a espera e a oração que moviam o Espírito de Deus naquela época. Pensar dessa maneira é perder sua precisão. Na verdade, o Pentecostes registrado em Atos capítulo 2 não foi o primeiro Pentecostes.

Pentecostes da Lei de Moisés

‘Pentecostes’ era na verdade um festival anual do Antigo Testamento. Moisés (1500 aC) havia estabelecido vários festivais a serem celebrados ao longo do ano . A Páscoa era a primeira festa do ano judaico. Jesus havia sido crucificado no dia da festa da Páscoa. O momento exato de sua morte para os sacrifícios dos cordeiros pascais foi concebido como um sinal .

O segundo festival era a festa das Primícias . A Lei de Moisés ordenava sua celebração no ‘dia seguinte’ ao sábado da Páscoa (=domingo). Jesus ressuscitou no domingo, então sua ressurreição ocorreu exatamente na Festa das Primícias . Visto que sua ressurreição aconteceu nas ‘Primícias’, ela prometeu que nossa ressurreição aconteceria mais tarde ( para todos aqueles que confiam nele ). Sua ressurreição é literalmente uma ‘primícias’, assim como o nome do festival profetizou.

Precisamente 50 dias após o domingo das ‘Primícias’, os judeus celebravam o Pentecostes. (‘Pente’ para 50. Também era chamada de Festa das Semanas , pois era contada por sete semanas). Os judeus celebravam o Pentecostes há 1.500 anos quando aconteceu o Pentecostes de Atos 2.  A razão pela qual havia pessoas de todo o mundo naquele dia de Pentecostes em Jerusalém para ouvir a mensagem de Pedro era precisamente porque eles estavam lá para celebrar o Pentecostes do Antigo Testamento . Hoje, os judeus ainda celebram o Pentecostes, mas o chamam de Shavuot .

Lemos no Antigo Testamento como o Pentecostes deveria ser celebrado:

Contem cinqüenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor. 17 Onde quer que morarem, tragam de casa dois pães feitos com dois jarros da melhor farinha, cozidos com fermento, como oferta movida dos primeiros frutos ao Senhor.

Levítico 23:16-17

Precisão de Pentecostes: Evidência de uma Mente

Os eventos de Pentecostes de Atos 2 coordenam-se precisamente com o Pentecostes do Antigo Testamento (A Festa das Semanas). Sabemos disso porque ocorreram no mesmo dia do ano. A crucificação de Jesus ocorrendo na Páscoa , a ressurreição de Jesus ocorrendo nas Primícias e o Pentecostes de Atos 2 ocorrendo na Festa das Semanas, aponta para uma Mente que os coordena através da história . Com tantos dias em um ano, por que a crucificação de Jesus, sua ressurreição e depois a vinda do Espírito Santo aconteceriam precisamente em cada dia das três festas de primavera do Antigo Testamento? A menos que tenham sido planejados. Precisão como essa só acontece se uma mente estiver por trás dela.

Os eventos do Novo Testamento ocorreram precisamente nos três Festivais da Primavera do Antigo Testamento.

Lucas ‘inventou’ o Pentecostes?

Pode-se argumentar que Lucas (o autor de Atos) inventou os eventos de Atos 2 para ‘acontecer’ na Festa de Pentecostes. Então ele teria sido a ‘mente’ por trás do tempo. Mas seu relato não diz que Atos 2 está ‘cumprindo’ a festa de Pentecostes. Nem sequer o menciona. Por que se dar ao trabalho de criar esses eventos dramáticos para ‘acontecer’ naquele dia, mas não ajudar o leitor a ver como isso ‘cumpre’ a festa de Pentecostes?

Na verdade, Lucas fez um trabalho tão bom ao relatar os eventos, em vez de interpretá-los, que a maioria das pessoas hoje não sabe que os eventos de Atos 2 ocorreram no mesmo dia da festa de Pentecostes do Antigo Testamento. Muitas pessoas pensam que o Pentecostes simplesmente começou em Atos 2. Como a maioria das pessoas hoje não está ciente da conexão entre eles, Lucas estaria na situação impossível de ser um gênio para inventar a conexão, mas totalmente inepto em vendê-la.

Pentecostes: um novo poder

O Pai, o Filho e o Espírito Santo
Max Fürst (1846–1917) , PD-US expirado , via Wikimedia Commons

Em vez disso, Lucas nos aponta para uma profecia do livro de Joel no Antigo Testamento. Isso previu que um dia o Espírito de Deus se derramaria sobre todos os povos. O Pentecostes de Atos 2 cumpriu isso.

Uma das razões pelas quais o Evangelho é uma ‘boa notícia’ é que ele fornece poder para viver a vida de maneira diferente – melhor. A vida agora é uma união entre Deus e as pessoas . E essa união ocorre por meio da habitação do Espírito de Deus – que começou no domingo de Pentecostes de Atos 2. A boa notícia é que agora podemos viver a vida em um nível diferente. Nós a vivemos em um relacionamento com Deus através do Seu Espírito. A Bíblia coloca assim:

Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, 14 que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

Efésios 1:13-14

E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 8:11

E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

Romanos 8:23

A habitação do Espírito de Deus é outra primícia, porque o Espírito é uma amostra – uma garantia – de completar nossa transformação em ‘filhos de Deus’.

O evangelho oferece uma vida abundante não por meio de posses, prazer, status, riqueza e todas as outras ninharias passageiras perseguidas por este mundo. Salomão descobriu que essas bolhas eram tão vazias . Mas a vida abundante vem pela habitação do Espírito de Deus. Se isso for verdade – que Deus se oferece para habitar e nos capacitar – isso seria uma boa notícia. O Pentecostes do Antigo Testamento com a celebração do pão fino cozido com fermento retratava essa vida abundante vindoura. A precisão entre o Velho e o Novo Pentecostes é uma evidência perfeita de que Deus é a Mente por trás dessa precisão. Assim, Ele está por trás desse poder de uma vida abundante .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *