Pular para o conteúdo

O batismo de Jesus: o que isso significa para você?

  • por

As pessoas sentem instintivamente que são ‘impuras’. Sabemos disso porque, embora existam muitas diferenças entre religiões e tradições no mundo, todas elas consistentemente invocam a necessidade de lavar com água ao se aproximar do Divino. 

Os muçulmanos praticam wudu, ou lavagem ritual, antes da oração. As práticas do hinduísmo incluem banhos em rios sagrados, como o Ganges – para se purificar antes dos festivais sagrados. Os monges budistas se lavam na água antes de meditar. Os xintoístas passam pelo Harae, ou lavagem ritual, antes do culto. Os judeus praticam Tevilah (imersão de corpo inteiro em um mikveh ou banho), especialmente antes de seus festivais sagrados. Na cristandade, o batismo cumpre um papel semelhante.

As várias igrejas praticam o batismo de maneira um pouco diferente, mas o batismo de Jesus por João Batista dá o exemplo.

O Batismo de Moisés

Embora isso receba mais atenção, o batismo na Bíblia remonta a muito antes do tempo de Jesus. O apóstolo Paulo escreve:

Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar.

1 Coríntios 10:1-2
A travessia de Moisés sob o mar foi o batismo nacional de Israel

Paulo refere-se ao êxodo israelita do Egito, logo após a Páscoa, como o momento em que o Mar Vermelho se abriu e os israelitas passaram por ele. Conforme registrado em Êxodo 14 , os egípcios tentaram seguir, mas pereceram quando paredes de água desabaram sobre eles em sua perseguição aos israelitas através do mar aberto. Os israelitas, liderados por Moisés, foram todos ‘batizados em Moisés’ quando atravessaram o Mar Vermelho. Tornou-se seu batismo nacional.

O batismo de Jesus espelha o batismo de Israel

O batismo de Jesus estende o padrão

Estamos explorando o retrato do Evangelho de Jesus como o cumprimento, ou personificação, de Israel. Seu nascimento milagroso foi paralelo ao de Isaque , assim como sua fuga de Herodes foi paralela a Jacó/Israel . O batismo de Jesus continua o padrão (que concluímos aqui ). Por que Jesus foi batizado? Ele não precisava de limpeza. João Batista disse tanto quando Jesus se aproximou dele para o batismo, como registra o Evangelho de Mateus:

13 Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. 14 João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

15 Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

João Batista batiza Jesus

16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. 17 Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Mateus 3:13-17

Jesus não precisava do batismo para se purificar da impureza. Ele já estava limpo por dentro, então nada físico poderia torná-lo impuro. Mas seu batismo foi outro indicador de seu padrão com Israel. Assim como Israel passou pelo batismo, ele também passou pelo batismo.

Batismo de … copos

O que significa ‘batismo’ no Evangelho? Podemos responder a isso observando como o Evangelho usa essa palavra. Como um comentário sobre a lavagem ritual judaica, Marcos observa que:

Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.

Marcos 7:3-4

Três vezes aparece a palavra ‘lavar’. No grego original, a primeira lavagem (no v3) é nipsōntai , a palavra padrão para lavagem . Mas as duas outras lavagens no versículo 4 são batismais – batismo! Então os judeus ‘batizaram’ a si mesmos e seus copos quando os lavaram! O batismo significava simplesmente purificar por imersão em água.

Batismo na água não é o problema

Embora muitos vejam o batismo com água na cristandade como sendo capaz de nos purificar, o Novo Testamento explica a fonte ativa de nossa purificação.

18 Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão 20 que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água, 21 e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo, 22 que subiu aos céus e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

1 Pedro 3:18-22

Aqui se esclarece que a ‘remoção da sujeira do corpo’, que é algum tipo de lavagem física ritual, não é o batismo que salva. Em vez disso, é o ‘promessa de uma consciência limpa para com Deus’ – o arrependimento interior que João Batista ensinou – que salva. Ele nos salva como o versículo 18 explica porque é o próprio Jesus que é justo (espiritualmente limpo) para que ele nos leve a Deus por meio de sua morte e ressurreição, exploradas mais detalhadamente aqui .  

Batismo em Jesus

Na verdade, precisamos do batismo, não na água, mas no próprio Jesus, como a Bíblia explica

Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6: 3-4

Ao confiar em Jesus, ele nos lava e assim podemos ‘viver uma nova vida’.

Essa ‘nova vida’ envolve a capacidade de obter vitória sobre a tentação e o pecado. Jesus mostra exatamente como ele faz isso no que ele passou imediatamente após seu batismo. Ele foi ao deserto por 40 dias para ser testado pelo diabo, mais uma vez modelando como Israel, que havia passado por testes por 40 anos no deserto imediatamente após seu batismo por Moisés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *