Pular para o conteúdo

Dia 6: Sexta-feira Santa e Jesus, o Cordeiro Pascal

  • por

Os judeus celebram vários festivais que vêm de eventos únicos de sua história. Uma de suas festas mais conhecidas é a Páscoa . Os judeus celebram este festival em memória de sua libertação da escravidão no Egito há cerca de 3.500 anos. Registrada em Êxodo , a Páscoa culminou nas Dez Pragas do Faraó e do Egito. Para a Páscoa, Moisés instruiu cada família israelita a matar um cordeiro e pintar seu sangue nos batentes das portas de suas casas. A morte então passaria sobre a casa deles. Mas as casas sem o sangue nos batentes das portas veriam o filho mais velho morrer.  

Páscoa Judaica

A primeira Páscoa ocorreu em um dia específico do calendário judaico – 14 de nisã. Deus, por meio de Moisés, instruiu os judeus a celebrar esta festa todos os anos em 14 de nisã. Agora, como parte de sua cultura, os judeus continuam celebrando a Páscoa todo 14 de nisã. Como o antigo calendário judaico é lunissolar , o dia 14 de nisã se move no calendário moderno, ocorrendo em algum momento de março a abril.

Jesus na Páscoa

Temos olhado para Jesus através de suas lentes judaicas e estamos passando por todos os dias de sua Semana da Paixão. O dia 6 daquela semana, sexta-feira, era 14 de nisã – a Páscoa judaica. Uma pequena revisão antes de cobrir os eventos daquela sexta-feira.

Quando Jesus  entrou em Jerusalém no domingo, dia 1 daquela semana, ele estava no topo do Monte Moriá, onde 2.000 anos antes,  Abraão havia profetizado que um grande sacrifício ‘seria’ (tempo futuro) fornecido . Então, após sua entrada, Jesus declarou:

A serpente confrontando a cruz gerou muita arte.

 31 Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

João 12:31

O ‘mundo’ giraria em torno da luta prestes a acontecer naquela Montanha, entre ele e Satanás, o ‘príncipe deste mundo’, que entrou em  Judas no dia 5 para ferir o Cristo .  

A última Ceia

Sexta-feira, dia 6 da semana da Paixão começou com Jesus compartilhando sua última ceia com seus discípulos. Achamos que foi na noite de quinta-feira. Mas como o dia judaico começava ao pôr-do-sol, a sexta-feira começava no que consideraríamos ser a noite de quinta-feira. Aqui está parte do discurso de Jesus naquela refeição.

27 Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. 28 Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Mateus 26: 27-28
Pão e vinho sagrados

Então ele explicou através do exemplo e ensinando como amar uns aos outros e falou sobre o grande amor de Deus por nós. Tudo isso está registrado  aqui no Evangelho. Depois, ele orou por todos os seus seguidores ( leia aqui ).

No Jardim do Getsêmani

Então, ele começou sua vigília noturna no Jardim do Getsêmene, nos arredores de Jerusalém.

Jesus orando no Getsêmani
Heinrich Hofmann, PD-US-expired, via Wikimedia Commons

36 Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. 37 Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.

Mateus 26:36-38

39 Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

40 Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. 41 “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

42 E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

43 Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. 44 Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

45 Depois voltou aos discípulos e lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46 Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!”

Mateus 26:39-46

Os discípulos não conseguiam ficar acordados e a vigília havia apenas começado! O Evangelho então descreve como Judas o traiu.

A prisão no Jardim

Judas lidera soldados ao Getsêmani e levam Jesus

Ora, Judas, o traidor, conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se reunira ali com os seus discípulos. Então Judas foi para o olival, levando consigo um destacamento de soldados e alguns guardas enviados pelos chefes dos sacerdotes e fariseus, levando tochas, lanternas e armas.

Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando?”

“A Jesus de Nazaré”, responderam eles.

“Sou eu”, disse Jesus.

(E Judas, o traidor, estava com eles.) Quando Jesus disse: “Sou eu”, eles recuaram e caíram por terra.

Novamente lhes perguntou: “A quem procuram?”

E eles disseram: “A Jesus de Nazaré”.

Respondeu Jesus: “Já lhes disse que sou eu. Se vocês estão me procurando, deixem ir embora estes homens”. Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que ele dissera: “Não perdi nenhum dos que me deste”.

10 Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco.)

11 Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?”

12 Assim, o destacamento de soldados com o seu comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus. Amarraram-no 13 e o levaram primeiramente a Anás, que era sogro de Caifás, o sumo sacerdote naquele ano.

João 18:2-13

Jesus tinha ido ao jardim para orar. Lá, Judas trouxe soldados para prendê-lo. Se formos ameaçados de prisão, podemos tentar lutar, correr ou nos esconder. Mas Jesus não fez nada disso. Ele admitiu que era a pessoa que procuravam. Sua clara confissão (“Eu sou ele”) assustou os soldados e seus discípulos escaparam. Jesus se submeteu à prisão e eles o levaram para interrogatório.

Jesus preso: Cena de um filme

O primeiro interrogatório

O Evangelho registra como eles o interrogaram:

19 Enquanto isso, o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e dos seus ensinamentos.

20 Respondeu-lhe Jesus: “Eu falei abertamente ao mundo; sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada disse em segredo. 21 Por que me interrogas? Pergunta aos que me ouviram. Certamente eles sabem o que eu disse”.

22 Quando Jesus disse isso, um dos guardas que estava perto bateu-lhe no rosto. “Isso é jeito de responder ao sumo sacerdote?”, perguntou ele.

23 Respondeu Jesus: “Se eu disse algo de mal, denuncie o mal. Mas se falei a verdade, por que me bateu?” 24 Então, Anás enviou Jesus, de mãos amarradas, a Caifás, o sumo sacerdote.

João 18:19-24

Então eles enviaram Jesus ao sumo sacerdote para um segundo interrogatório.

O segundo interrogatório

Lá eles o interrogaram na frente de todos os líderes. O Evangelho também registrou esta segunda interrogação:

Jesus na frente do Sumo Sacerdote

53 Levaram Jesus ao sumo sacerdote; e então se reuniram todos os chefes dos sacerdotes, os líderes religiosos e os mestres da lei. 54 Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote. Sentando-se ali com os guardas, esquentava-se junto ao fogo.

55 Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio[a] estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum. 56 Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes.

57 Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele: 58 “Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’”. 59 Mas, nem mesmo assim, o depoimento deles era coerente.

60 Depois o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: “Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem?” 61 Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu.

Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: “Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito?”

62 “Sou”, disse Jesus. “E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu.”

63 O sumo sacerdote, rasgando as próprias vestes, perguntou: “Por que precisamos de mais testemunhas? 64 Vocês ouviram a blasfêmia. Que acham?”

Todos o julgaram digno de morte. 65 Então alguns começaram a cuspir nele; vendaram-lhe os olhos e, dando-lhe murros, diziam: “Profetize!” E os guardas o levaram, dando-lhe tapas.

Marcos 14:53-65

Jesus chama a si mesmo de ‘Filho do Homem’ nesta troca. Este é um título cheio de significado profético, que exploramos aqui .

No entanto, os líderes judeus condenaram Jesus à morte. Mas como os romanos os governavam, apenas o governador romano poderia aprovar uma execução. Então eles levaram Jesus ao governador romano Pôncio Pilatos.  

Jesus interrogado pelo governador romano

Jesus ou Barrabás estavam para ser executados

11 Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: “Você é o rei dos judeus?”

Respondeu-lhe Jesus: “Tu o dizes”.

12 Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu. 13 Então Pilatos lhe perguntou: “Você não ouve a acusação que eles estão fazendo contra você?” 14 Mas Jesus não lhe respondeu nenhuma palavra, de modo que o governador ficou muito impressionado.

15 Por ocasião da festa era costume do governador soltar um prisioneiro escolhido pela multidão. 16 Eles tinham, naquela ocasião, um prisioneiro muito conhecido, chamado Barrabás. 17 Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: “Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?” 18 Porque sabia que o haviam entregado por inveja.

19 Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.

20 Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar Jesus.

21 Então perguntou o governador: “Qual dos dois vocês querem que eu lhes solte?”

Responderam eles: “Barrabás!”

22 Perguntou Pilatos: “Que farei então com Jesus, chamado Cristo?”

Todos responderam: “Crucifica-o!”

23 “Por quê? Que crime ele cometeu?”, perguntou Pilatos.

Mas eles gritavam ainda mais: “Crucifica-o!”

24 Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, ao contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: “Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês”.

25 Todo o povo respondeu: “Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos!”

26 Então Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.

Mateus 27:11-26

A crucificação, morte e sepultamento de Jesus

Jesus humilhado na cruz

O Evangelho então registra os detalhes da crucificação de Jesus.

27 Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e reuniram toda a tropa ao seu redor. 28 Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; 29 fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus!” 30 Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. 31 Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo.

Mateus 27: 27-31

A Crucificação de Jesus

21 Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz. 22 Levaram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira. 23 Então lhe deram vinho misturado com mirra, mas ele não o bebeu. 24 E o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria ficar.

Dois rebeldes crucificados com ele
depois de Peter Paul Rubens  , FAL, via Wikimedia Commons

25 Eram nove horas da manhã quando o crucificaram. 26 E assim estava escrito na acusação contra ele: O REI DOS JUDEUS. 27 Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda, 28 e cumpriu-se a Escritura que diz: “Ele foi contado entre os transgressores”. 29 Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: “Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias, 30 desça da cruz e salve-se a si mesmo!”

31 Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, dizendo: “Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! 32 O Cristo, o Rei de Israel… Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos!” Os que foram crucificados com ele também o insultavam.

A Morte de Jesus

33 E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. 34 Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

35 Quando alguns dos que estavam presentes ouviram isso, disseram: “Ouçam! Ele está chamando Elias”.

36 Um deles correu, embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber. E disse: “Deixem-no. Vejamos se Elias vem tirá-lo daí”.

37 Mas Jesus, com um alto brado, expirou.

38 E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. 39 Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!”

Marcos 15: 21-39
Jesus Crucificado: a cena mais retratada de sua vida

‘Perfurado’ em seu lado

O Evangelho de João registra um detalhe fascinante da crucificação. Ele afirma:

Jesus perfurado pelo lado

31 Era o Dia da Preparação e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Como não queriam que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e retirar os corpos. 32 Vieram, então, os soldados e quebraram as pernas do primeiro homem que fora crucificado com Jesus e em seguida as do outro. 33 Mas quando chegaram a Jesus, constatando que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. 34 Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. 35 Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam.

João 19:31-35

João viu os soldados romanos perfurarem o lado de Jesus com uma lança. Saiu sangue e água separados, indicando que ele morreu de insuficiência cardíaca.

enterro de jesus

O enterro de Jesus

O Evangelho registra o evento final daquele dia – seu enterro.

57 Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus. 58 Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus, e Pilatos ordenou que lhe fosse entregue. 59 José tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo de linho 60 e o colocou num sepulcro novo, que ele havia mandado cavar na rocha. E, fazendo rolar uma grande pedra sobre a entrada do sepulcro, retirou-se. 61 Maria Madalena e a outra Maria estavam assentadas ali, em frente do sepulcro.

Mateus 27: 57-61

Dia 6 – Sexta-feira Santa

Cada dia no calendário judaico começava ao pôr do sol. Assim, o dia 6 começou com Jesus compartilhando sua última ceia com seus discípulos. No final daquele dia, ele havia sido preso, levado a julgamento várias vezes durante a noite, crucificado, perfurado com uma lança e enterrado. Dor, tristeza, humilhação e morte marcaram este dia e assim as pessoas o lembram em solene contemplação. Mas este dia é chamado de ‘Sexta-Feira Santa’. Mas como um dia de traição, tortura e morte pode ser chamado de ‘bom’? Temos uma dica no Salmo 22 , escrito 1000 anos antes de Jesus.   

Por que Sexta-Feira Santa e não ‘Sexta-Feira Ruim’?

O fato de Jesus beber o ‘cálice’ dado a ele por seu Pai salvou o mundo. Caiu em 14 de nisã, o mesmo  dia da Páscoa , quando cordeiros sacrificados salvaram o povo da morte 1.500 anos antes. É o mesmo dia em que os judeus se lembraram de sua libertação da morte. O momento da crucificação de Jesus foi coordenado com a Páscoa judaica. É por isso que a Páscoa ocorre muito perto da Sexta-feira Santa, com a variação explicada na nota de rodapé abaixo [i]

O Sinal no Monte Moriá na Páscoa

O local de sua crucificação foi no Monte Moriá, do lado de fora dos portões de Jerusalém. Este era o lugar onde 2.000 anos antes, um cordeiro substituiu Isaque quando Abraão o ofereceu a Deus . A crucificação de Jesus coordena tão claramente por data aos cordeiros pascoais sacrificados e por localização ao cordeiro sacrificado por Isaque. Este é um sinal de que a crucificação de Jesus constitui o centro do plano de Deus. Não é fé irracional acreditar nisso, mas simplesmente permite que esses fatos históricos expressem seu significado. O gráfico da sexta-feira, 6º dia da Semana Santa, mostra essa coordenação ao longo dos séculos.

Dia 6 – sexta-feira, em comparação com os regulamentos da Torá hebraica

Relatos de homens terminam com suas mortes, mas não de Jesus. A seguir veio o  sábado – dia 7 .


[i] Jesus foi crucificado na Páscoa, 14 de nisã do calendário lunissolar judaico. Mas o calendário padrão usado internacionalmente é o calendário gregoriano com seus 365,24 dias por ano. Assim, no século III dC , os oficiais da igreja criaram outra maneira de calcular a Sexta-feira Santa e a Páscoa para este calendário. O Domingo de Páscoa foi definido para o primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de 21 de março. Como os meses judaicos são lunares, o dia 14 de nisã sempre cairá na lua cheia. Com o método revisado para calcular a data da Páscoa, as festas da Páscoa judaica e da Páscoa geralmente são próximas. Mas geralmente não são no mesmo dia.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *