Pular para o conteúdo

O que é o ‘Filho do Homem’? O paradoxo no julgamento de Jesus

  • por

A Bíblia usa vários títulos para se referir a Jesus. O mais proeminente é ‘Cristo’ , mas também usa ‘ Filho de Deus ‘ e ‘Cordeiro de Deus ‘ regularmente. No entanto, Jesus frequentemente se refere a si mesmo como ‘Filho do Homem’. O que isso significa e por que ele usa esse termo? É no julgamento de Jesus que a ironia de seu uso de ‘Filho do Homem’ realmente se destaca. Nós exploramos isso aqui.

Muitos estão um pouco familiarizados com o julgamento de Jesus. Talvez tenham visto o julgamento retratado em um filme ou lido em um dos relatos do evangelho. No entanto, o julgamento que os Evangelhos registram traz profundos paradoxos. Faz parte dos acontecimentos do 6º dia da Semana Santa . Lucas registra os detalhes do julgamento para nós.

Jesus em julgamento perante Pôncio Pilatos
Popular Graphic Arts , PD-US expirado , via Wikimedia Commons

66 Ao amanhecer, reuniu-se o Sinédrio[a], tanto os chefes dos sacerdotes quanto os mestres da lei, e Jesus foi levado perante eles. 67 “Se você é o Cristo, diga-nos”, disseram eles.

Jesus respondeu: “Se eu vos disser, não crereis em mim 68 e, se eu vos perguntar, não me respondereis. 69 Mas de agora em diante o Filho do homem estará assentado à direita do Deus todo-poderoso”.

70 Perguntaram-lhe todos: “Então, você é o Filho de Deus?”

“Vós estais dizendo que eu sou”, respondeu ele.

71 Eles disseram: “Por que precisamos de mais testemunhas? Acabamos de ouvir dos próprios lábios dele”.

Lucas 22: 66-71

Observe como Jesus não responde à pergunta deles se ele é o ‘Cristo’ . Em vez disso, ele se refere a algo totalmente diferente, o ‘Filho do Homem’. Mas seus acusadores não parecem intrigados com essa mudança abrupta de assunto. Por alguma razão, eles o entendem, embora ele não responda se ele é o Cristo.

Então por que? De onde vem ‘Filho do Homem’ e o que significa?

O ‘Filho do Homem’ de Daniel

‘Filho do homem’ vem de Daniel no Antigo Testamento. Ele registrou uma visão explicitamente sobre o futuro e nela faz referência a um ‘Filho do Homem’. Aqui está como Daniel registrou sua visão:

Daniel viveu por volta de 550 AEC, muito antes de Jesus

“Enquanto eu olhava, “tronos foram colocados,
    e um ancião se assentou.
Sua veste era branca como a neve;
    o cabelo era branco como a lã.
Seu trono era envolto em fogo,
e as rodas do trono
    estavam em chamas.
10 De diante dele,
    saía um rio de fogo.
Milhares de milhares o serviam;
    milhões e milhões estavam diante dele.
O tribunal iniciou o julgamento,
    e os livros foram abertos.

Daniel 7:9-10

13 “Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. 14 Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Daniel 7:13-14

vs. Filho do Homem no Julgamento de Jesus

Distant Shores Media/Sweet Publishing , CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Agora reflita sobre a ironia da situação no julgamento de Jesus. Lá estava Jesus, um camponês carpinteiro que vivia no remanso do Império Romano. Ele tinha uma multidão de pescadores humildes. Em sua recente prisão, eles o abandonaram aterrorizados. Agora ele está sendo julgado por sua vida. Chamando a si mesmo de  Filho do Homem,  ele calmamente alegou perante os principais sacerdotes e outros acusadores ser essa pessoa na visão de Daniel.

Mas Daniel descreveu o filho do homem como ‘vindo nas nuvens do céu’. Daniel previu que o Filho do Homem assumiria autoridade mundial e estabeleceria um reino sem fim. Isso não poderia ser mais diferente da situação real em que Jesus se encontrava em seu julgamento. Parece quase ridículo trazer  esse  título com ele nessa  situação  .

O que Lucas estava pensando?

Jesus não é o único a se comportar de maneira estranha. Lucas não se esquiva de registrar essa afirmação e colocá-la no registro. No entanto, quando ele o fez (início dos anos 60 do primeiro século EC), as perspectivas para Jesus e seu movimento incipiente pareciam risíveis. Seu movimento foi ridicularizado pela elite, desprezado pelos judeus e impiedosamente perseguido pelo insano imperador romano Nero . Nero mandou crucificar o apóstolo Pedro de cabeça para baixo e decapitar Paulo. Deveria parecer além da razão sã que Lucas iria manter essa referência fantástica na boca de Jesus. Ao escrevê-lo, ele tornou público para todos os seus detratores zombarem. Mas Lucas estava confiante de que Jesus de Nazaré era o mesmo Filho do Homem da visão de Daniel. Assim, contra todas as probabilidades, ele registra a troca irracional de Jesus (se não fosse verdade) com seus acusadores.

Philip Devere , FAL, via Wikimedia Commons

‘Filho do Homem’ – sendo cumprido em nosso tempo

Agora considere isso. Somente depois que Jesus deu sua resposta, e séculos depois que Lucas a registrou, algumas partes significativas da visão de Daniel, o Filho do Homem , foram cumpridas por Jesus. A visão de Daniel do Filho do Homem afirmou que:

“todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram”.

Isso não aconteceu com Jesus há dois mil anos. Mas olhe ao redor agora. Pessoas de todas as nações e praticamente de cada uma das milhares de línguas o adoram hoje. Isso inclui ex-animistas da Amazônia à Papua Nova Guiné, das selvas da Índia ao Camboja. De leste a oeste e de norte a sul, as pessoas o adoram agora em escala global. Para mais ninguém em toda a história registrada isso é remotamente plausível. Pode-se descartar isso com um ‘sim, bem, isso se deve à disseminação do cristianismo’. Claro, retrospectiva é 20-20. Mas Lucas não tinha meios humanos de saber como as coisas se desenrolariam nos séculos depois que ele registrou seu relato.

Como poderia o Filho do Homem obter adoração

E a adoração, para ser adoração real, só pode ser dada por livre arbítrio, não sob coerção ou por suborno. Suponha que Jesus fosse o Filho do Homem com os poderes do Céu sob seu comando. Então ele teria o poder há 2.000 anos para governar pela força. Mas, apenas pela força, ele nunca seria capaz de obter a verdadeira adoração das pessoas. Para que isso aconteça, as pessoas devem ser livremente conquistadas, como uma donzela por seu amante.

Asbury Revival – sessão ininterrupta de oração e adoração de duas semanas que ocorreu na Universidade de Asbury (2023)
Mollie Landman Hunker ,  CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Assim, para alcançar o cumprimento da visão de Daniel exigia, em princípio, um período de livre e aberto convite. Uma época em que as pessoas podiam escolher livremente se dariam adoração ao Filho do Homem ou não. Isso explica o período em que vivemos agora, entre a Primeira Vinda e o Retorno do Rei . Este é o período em que o convite do Reino sai. Podemos aceitá -lo livremente ou não.

O cumprimento parcial da visão de Daniel em nossos tempos fornece uma base para confiar que o restante também será cumprido algum dia. No mínimo, pode aumentar nossa curiosidade sobre a verdade da história bíblica geral .

Em sua primeira vinda, ele veio para derrotar o pecado e a morte . Ele conseguiu isso morrendo e depois ressuscitando . Ele agora convida todos os sedentos de vida eterna a tomá-la. Quando ele retornar de acordo com a visão de Daniel, ele estabelecerá totalmente o Reino eterno com seus cidadãos eternos. E nós podemos fazer parte disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *