Pular para o conteúdo

O Reino de Deus: Muitos são convidados, mas…

  • por
Karl Marx em 1875

Karl Marx (1818-1883) nasceu em uma família de estudiosos judeus. Seu avô paterno serviu como rabino até sua morte. Sua mãe veio de uma longa linhagem de rabinos originários de um colégio talmúdico na Itália. No entanto, o pai de Marx, influenciado por Voltaire, garantiu que Karl recebesse sua educação em uma escola dominada pelo humanismo liberal.

Karl Marx, quando jovem, tornou-se um ávido estudante de filosofia. No entanto, mais tarde ele se tornou crítico da filosofia porque, como ele disse,

os filósofos apenas interpretaram o mundo de várias maneiras, o que importa é mudá-lo.

Karl Marx. Tese 11, Teses sobre Feuerbach 1845

Assim, Marx decidiu mudar o mundo e o fez por meio de seus escritos, sendo os mais conhecidos “ O Manifesto Comunista ” e “ O Capital ”, os últimos volumes publicados por seu colega Freidrich Engels. 

Esses escritos serviram de ideologia para as revoluções comunistas que varreram o mundo no século 20 estabelecendo um novo tipo de governo.

Países que experimentaram o comunismo marxista

Karl Marx – rabino secular pressionando por um Reino do Homem via Revolução

Boris Kustodiev, PD-Russia-1996, via Wikimedia Commons

Embora anti-religioso e adotando uma postura ‘científica’, Marx exibiu a maior fé religiosa – simplesmente não para a religião teísta. Marx explicou a história humana teorizando que as classes sociais entram em conflito umas com as outras em todas as sociedades. Em sua visão, a classe trabalhadora de sua época (o proletariado ) derrubaria a burguesia (a classe rica com dinheiro que controlava os meios de produção). Ele fez campanha por uma revolução violenta e a derrubada da burguesia pelos trabalhadores. Lenin e Trotsky implementaram suas ideias pela primeira vez, liderando a revolução bolchevique de 1917 na Rússia, que lançou a União Soviética. Outros seguiram fazendo de Marx um dos principais transformadores do mundo do século XX .

Você pode pensar que, uma vez que Marx reivindicou uma base científica para suas teorias, ele teria estudado minuciosamente e se misturado com os trabalhadores de sua época. Mas Marx não usou uma metodologia científica, mas sim uma rabínica. Ele nunca pisou em uma fábrica. Em vez disso, ele se trancou em bibliotecas para ler sobre os trabalhadores, como os rabinos se trancam para estudar o Talmud. Em sua leitura, ele simplesmente passou e aceitou o material que “provaria” o que ele já acreditava. Desta forma, ele demonstrou uma fé religiosa zelosa em suas idéias.

Marx via a história como um impulso inevitável para o progresso por meio da revolução. Leis sociais sempre ativas governaram esse progresso. Seus escritos são lidos como um Torá ateu; como um trabalho religioso com controle exercido, não por um deus, mas pela intelectualidade que dominava seus escritos.

A busca da humanidade por uma sociedade justa

Os judeus têm estado na vanguarda da busca da humanidade por um bom e justo governo político. Karl Marx é um exemplo proeminente disso, sendo uma das pessoas mais influentes do século XX . 

Jesus de Nazaré também ensinou sobre como criar uma sociedade justa e boa. Mas Jesus ensinou que uma sociedade de shalom (paz e abundância) viria com o ‘Reino de Deus’. Como Marx, ele se via como líder no estabelecimento dessa nova sociedade. Mas ele não foi o pioneiro de seu surgimento fechando-se para ler e escrever como Marx fez. Em vez disso, ele viveu com aqueles que procurou influenciar e os ensinou diretamente sobre o Reino de Deus. Continuamos explorando Jesus de Nazaré retratado nos Evangelhos.

Jesus e o Reino de Deus

Jesus tinha tal autoridade que as doenças e até a natureza obedeciam ao seu comando. Ele também ensinou no Sermão da Montanha como os cidadãos do Reino devem amar uns aos outros. Amor em vez de revolução foi a base para a sociedade que Jesus previu. Pense na miséria, morte, injustiça e horror que experimentamos hoje porque não seguimos este ensinamento. 

Diferentemente de Marx, Jesus usou a imagem de uma grande festa para explicar o avanço do Reino, não uma luta de classes. O meio para esse partido não era a revolução de uma classe social se impondo sobre outra classe. Em vez disso, convites amplamente distribuídos com liberdade para aceitação ou rejeição estabeleceriam Seu Reino.

Parábola do Grande Banquete

Jesus imaginou uma grande festa para ilustrar quão amplo e distante chega o convite para o Reino. Mas as respostas não saem como esperávamos. O Evangelho narra:

15 Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”.

16 Jesus respondeu: “Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17 Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’. 18 “Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’. 19 “Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’. 20 “Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’.

21 “O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. 22 “Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’. 23 “Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. 24 Eu lhes digo: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”.

Lucas 14:15-24

A grande reversão: a recusa convidada

Nossos entendimentos aceitos são virados de cabeça para baixo – muitas vezes – nesta história. Primeiro, podemos supor que Deus não convidará muitos para o Seu Reino (que é o Banquete na Casa) porque ele não encontra muitas pessoas dignas.

Isso está errado. 

O convite para o Banquete vai para muitas, muitas pessoas. O Mestre (Deus nesta história) quer que o Banquete seja completo. 

Mas uma reviravolta inesperada ocorre. Poucos convidados realmente querem vir. Em vez disso, eles deram desculpas para que não precisassem comparecer! E pense em quão irracionais são as desculpas. Quem compraria bois sem primeiro experimentá-los antes? Quem compraria um campo sem antes examiná-lo? Não, essas desculpas revelavam as verdadeiras intenções dos corações dos convidados – eles não estavam interessados ​​no Reino de Deus, mas tinham outros interesses.

Os Rejeitados Aceitam

Quando pensamos que talvez o Mestre fique frustrado com tão poucos participantes do banquete, há outra reviravolta. Agora as pessoas ‘improváveis’, aquelas que todos nós descartamos em nossas mentes como indignas de serem convidadas para uma grande festa, aquelas que estão em “ruas e becos” e distantes “estradas e vielas”, que são “pobres , aleijados, cegos e coxos ”- aqueles de quem muitas vezes nos afastamos – eles recebem convites para o banquete. Os convites para este banquete vão muito além e abrangem mais pessoas do que você e eu poderíamos imaginar. O Mestre do Banquete quer pessoas lá e até convidará aqueles que nós mesmos não convidaríamos para entrar em nossa casa.

E essas pessoas vêm! Eles não têm outros interesses concorrentes para distrair seu amor, então eles vêm para o banquete. O Reino de Deus é pleno e a vontade do Mestre é cumprida!

Jesus contou esta parábola para nos fazer uma pergunta: “Eu aceitaria um convite para o Reino de Deus se eu recebesse um?” Ou um interesse ou amor conflitante faria com que você desse uma desculpa e recusasse o convite? Você e eu fomos convidados para este Banquete do Reino, mas a realidade é que a maioria de nós recusará o convite por um motivo ou outro. Nunca diríamos ‘não’ diretamente, então oferecemos desculpas para esconder nossa rejeição. No fundo temos outros ‘amores’ que estão na raiz da nossa rejeição. Nesta parábola, a raiz da rejeição era o amor por outras coisas. Os primeiros convidados amavam mais as coisas deste mundo (representadas pelo ‘campo’, ‘bois’ e ‘casamento’) do que o Reino de Deus.

Parábola do Sacerdote Injustificado

Alguns de nós amamos mais as coisas deste mundo do que o Reino de Deus e por isso recusaremos este convite. Outros amam ou confiam em nosso próprio mérito justo. Jesus também ensinou sobre isso em outra história usando um líder religioso como exemplo:

A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: 10 “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. 11 O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.

13 “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.14 “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Lucas 18: 9-14

Nós barramos nossa própria entrada

Aqui um fariseu (um professor religioso como um padre) parecia ser perfeito em seu esforço e mérito religioso. Seu jejum e esmola foram ainda mais do que o necessário. Mas ele colocou sua confiança em sua própria justiça. Isso não foi o que Abraão havia mostrado muito tempo antes, quando ele recebeu a justiça simplesmente pela humilde confiança na promessa de Deus . Na verdade, o cobrador de impostos (uma profissão imoral na época) pediu humildemente misericórdia. Confiando que havia recebido misericórdia, ele foi para casa ‘justificado’ – acertado com Deus – enquanto o fariseu (sacerdote), que supomos estar ‘justo com Deus’ ainda tem seus pecados contados contra ele.

Então Jesus pergunta a você e a mim se realmente desejamos o Reino de Deus, ou se é apenas um interesse entre tantos outros interesses. Ele também nos pergunta em que estamos confiando – nosso mérito ou a misericórdia de Deus.

Revolução Bolshevik (1921)
Internet: arquivos de images de livros, PD-US-expired, via Wikimedia Commons

O Estado comunista ideal

A doutrina marxista ensinava que uma revolução de classe traria o melhor da sociedade humana. Jesus ensinou que o Reino de Deus avançaria simplesmente aceitando seu convite. Os anais da história em todo o mundo documentam os horrores e assassinatos indescritíveis que o marxismo desencadeou no mundo. Compare isso com a sociedade que os seguidores imediatos de Jesus estabeleceram logo após sua partida.

 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

Atos 2:44-47

Essas pessoas viveram o slogan que Marx defendia

De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades

Karl Marx, 1875, Crítica do Programa de Gotha

Essas pessoas forjaram uma sociedade com a qual Marx sonhou, mas que os seguidores de Marx não conseguiram alcançar, apesar de incontáveis ​​tentativas.

Por que?

Marx falhou em ver o tipo de revolução necessária para criar uma sociedade igualitária. Da mesma forma, corremos o risco de não ver a revolução necessária. Esta revolução não foi no nível de uma classe de pessoas contra outra como Marx ensinou, mas sim na psique de cada pessoa contemplando seu convite para o Reino de Deus. Vemos isso claramente quando comparamos o que Jesus ensinou sobre a psique com aquele outro grande pensamento judaico sobre a psique humana – Sigmund Freud .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *