Pular para o conteúdo

A promessa eterna a um homem despercebido

  • por

As manchetes das notícias globais de hoje serão rapidamente esquecidas à medida que avançamos para outras diversões, campeonatos ou eventos políticos. O destaque de um dia rapidamente se torna esquecido no dia seguinte. Vimos em nosso artigo anterior que isso era verdade nos tempos antigos de Abraão. As conquistas importantes que prenderam a atenção das pessoas que viveram 4.000 anos atrás estão agora esquecidas. Mas uma promessa falada em voz baixa para um indivíduo, embora negligenciada pelo mundo naquela época, está crescendo e ainda se desenrolando diante de nossos olhos. A promessa dada a Abraão há 4.000 anos se tornou realidade. Talvez Deus exista e esteja trabalhando no mundo.

Abraão na linha do tempo da história

A Queixa de Abraão

Vários anos se passaram desde que Deus pronunciou a promessa registrada em Gênesis 12 . Em obediência, Abraão mudou-se para Canaã (a Terra Prometida) onde hoje é Israel. Mas o nascimento do filho prometido não aconteceu. Então Abraão começou a se preocupar.

Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão:

“Não tenha medo, Abrão!
    Eu sou o seu escudo;
grande será a sua recompensa!”

Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?” E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!”

Gênesis 15:1-3

A promessa de deus

Abraão estava acampado na Terra esperando o início da ‘Grande Nação’ que Deus havia prometido a ele. Mas nada aconteceu. Ele tinha agora cerca de 85 anos (dez anos se passaram desde sua mudança). Ele reclamou com Deus que não estava cumprindo Sua promessa. A conversa continuou:

Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.

Gênesis 15:4-5

Então Deus expandiu Sua promessa inicial declarando que Abraão teria um filho que se tornaria um povo incontável como as estrelas no céu. 

Um mapa da Terra de Canaã ou Terra Santa, dividida entre as doze tribos que Deus prometeu a Abraão e sua semente

Bowles, John , PD-US-expired , via Wikimedia Commons

A Resposta de Abraão: Efeito Eterno

Como Abraão responderia à promessa expandida? O que se segue é uma frase que a própria Bíblia trata como uma de suas frases mais importantes. Isso nos ajuda a entender a Bíblia e mostra o coração de Deus. A frase diz:

Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

Gênesis 15:6

Fica mais fácil de entender se substituirmos os pronomes por nomes, ficaria assim:

Abrão creu no SENHOR, e o SENHOR creditou isso a Abrão como justiça.

Gênesis 15:6

É uma frase tão pequena e simples, mas é verdadeiramente significativa.

Por que?

Porque nesta pequena frase Abraão obtém ‘justiça’ . Essa é a única – e única – qualidade de que precisamos para nos posicionarmos corretamente diante de Deus.

Revendo nosso problema: corrupção

Do ponto de vista de Deus, embora Ele nos tenha criado à imagem de Deus, algo aconteceu que nos corrompeu . A Bíblia diz:

O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

Salmos 14:2-3

Nossa corrupção resultou em não fazermos o que é bom – causando vazio e morte. (Se você duvida disso, leia as manchetes das notícias do mundo e veja o que as pessoas têm feito nas últimas 24 horas.) O resultado é que estamos separados de um Deus Justo porque nos falta retidão.

Nossa corrupção repele Deus da mesma forma que nos manteríamos afastados do corpo de um rato morto. Não gostaríamos de chegar perto dele. Assim, as palavras do profeta Isaías na Bíblia se tornam realidade.

Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Isaías 64:6

Abraão e a Justiça

Mas aqui na conversa entre Abraão e Deus encontramos Deus declarando que Abraão havia ganhado ‘justiça’, o tipo que Deus aceita. Isso era verdade, embora Abraão não fosse sem pecado. Então, o que Abraão ‘ fez ‘ para obter essa justiça? Simplesmente diz que Abraão ‘creu’ . 

É isso?!

Tentamos ganhar justiça fazendo tantas coisas, mas este homem, Abraão, conseguiu isso simplesmente por ‘crer’ .

Mas o que significa crer ? E o que isso tem a ver com a sua justiça e a minha? Nós o abordamos a seguir .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *