Pular para o conteúdo

O enigma da profecia do Salmo 22

  • por

Alguns anos atrás, um colega de trabalho, J, foi até minha mesa. J era inteligente e educado – e definitivamente não era um seguidor do evangelho. Mas ele estava um tanto curioso sobre o evangelho, então tivemos algumas conversas calorosas e abertas entre nós. Ele nunca havia realmente consultado a Bíblia, então eu o encorajei a investigá-la.

Um dia ele entrou em meu escritório com uma Bíblia para mostrar que estava dando uma olhada. Ele a abriu aleatoriamente no meio. Perguntei-lhe o que estava lendo. Nossa conversa foi mais ou menos assim.

“Estou lendo o Salmo capítulo 22 ”, disse

“Realmente”, eu disse. “Tem ideia do que está lendo?”

“Acho que estou lendo sobre a crucificação de Jesus”, respondeu J.

“É um bom palpite”, eu ri. “Mas você está cerca de mil anos adiantado. O Salmo 22 foi escrito por Davi por volta de 1000 AEC. A crucificação de Jesus foi na década de 30 EC, mil anos depois”.

Os Salmos…

J não percebeu que os Salmos não eram os relatos evangélicos da vida de Jesus escritos por seus contemporâneos. Salmos eram hinos sagrados hebraicos escritos 1000 anos antes de Jesus, principalmente pelo rei Davi . J só tinha ouvido algumas histórias sobre Jesus, incluindo sua crucificação, e abrindo sua Bíblia aleatoriamente, leu o que parecia descrever a crucificação. Não sabendo de nada, ele apenas assumiu que era a história da crucificação que muitos ao redor do mundo lembram anualmente na Sexta-feira Santa . Rimos de seu primeiro passo em falso na leitura da Bíblia.

Davi e os Salmos na Linha do Tempo Histórica

Então perguntei a J o que ele viu no Salmo 22 que o fez pensar que estava lendo sobre a crucificação de Jesus. Assim começou nosso pequeno estudo. Convido você a considerar algumas das semelhanças que J notou ao colocar as passagens lado a lado em uma tabela. Os relatos de testemunhas oculares da crucificação registradas nos Evangelhos estão à esquerda. O Salmo 22 está no lado direito. Para ajudar a captar as conexões entre as muitas palavras, combinei cores com os textos semelhantes. ( Clique aqui para a versão impressa ampliada ).

Comparação dos relatos evangélicos da crucificação com os detalhes do Salmo 22

O fato de J ter chegado à conclusão lógica, mas errada, de que o Salmo 22 foi o relato de uma testemunha ocular da crucificação da Sexta-Feira Santa deve nos fazer fazer uma pergunta.

Como explicamos a semelhança entre os relatos da crucificação e o Salmo 22?

É coincidência que os detalhes coincidam com tanta precisão que tanto o Salmo 22 quanto os Evangelhos dividem as roupas. Mas ambos também lançam sortes. (rasgar a roupa sem costura a destruiria, então os soldados apostaram por ela). O Salmo 22 foi escrito antes da invenção da crucificação, mas descreve vários detalhes dela (perfuração de mãos e pés, ossos fora das juntas – sendo esticados enquanto a vítima é pendurada).

Além disso, o Evangelho de João afirma que sangue e água correram quando os soldados cravaram uma lança no lado de Jesus. Isso indicou um acúmulo de líquido ao redor do coração. Jesus morreu assim de um ataque cardíaco. Isso corresponde à descrição do Salmo 22 de ‘meu coração se transformou em cera’.

O Salmo 22 é lido como um relato em primeira pessoa de uma pessoa submetida à crucificação. Os evangelhos são lidos como relatos de testemunhas oculares em terceira pessoa. E ambos os conjuntos combinam

Como assim?

Explicação Inspirada por Deus para o Salmo 22

Jesus, nos Evangelhos, argumentou que essas semelhanças eram proféticas. Deus inspirou os profetas do Antigo Testamento centenas de anos antes da vida de Jesus para prever detalhes de sua vida e morte para que possamos saber que tudo isso estava no plano de Deus. O cumprimento profético seria como ter uma assinatura divina nesses eventos da Sexta-Feira Santa, pois nenhum humano poderia prever o futuro com tantos detalhes. Isso é evidência da obra e intervenção de Deus na história.

Explicação naturalista para o Salmo 22

Outros argumentam que a semelhança do Salmo 22 com os eventos da crucificação da Sexta-Feira Santa é porque os escritores do Evangelho inventaram os eventos para ‘encaixar’ na profecia. Mas esta explicação ignora totalmente o testemunho de historiadores daquela época fora da Bíblia. Josefo e Tácito, respectivamente, nos dizem que:

“Nessa época havia um homem sábio … Jesus. … bom e … virtuoso. E muitas pessoas dentre os judeus e de outras nações se tornaram seus discípulos. Pilatos condenou-o a ser crucificado e a morrer”.

Josefo. 90 dC. Antiguidades xviii. 33. Josefo era um historiador judeu

“Christus, o fundador do nome, foi condenado à morte por Pôncio Pilatos, procurador da Judéia no reinado de Tibério”

Tácito. 117 EC. Anais XV. 44. Tácito foi um historiador romano

Seu testemunho histórico concorda com os Evangelhos de que Jesus foi crucificado. Isso é importante porque muitos dos detalhes no Salmo 22 são simplesmente detalhes do ato de ser crucificado. Se os escritores do evangelho fossem inventar os eventos reais para fazê-los ‘encaixar’ no Salmo 22, então eles basicamente teriam que inventar toda a crucificação. Mas o historiador judeu Josefo afirma explicitamente que Pilatos o crucificou.

Salmo 22 e o legado de Jesus

Além disso, o Salmo 22 não termina no versículo 18 como na tabela acima. Ele continua. Observe o clima triunfante no final – depois que a pessoa morre!

26 Os pobres comerão até ficarem satisfeitos;
aqueles que buscam o Senhor o louvarão!
    Que vocês tenham vida longa!
27 Todos os confins da terra
    se lembrarão e se voltarão para o Senhor,
e todas as famílias das nações
    se prostrarão diante dele,
28 pois do Senhor é o reino;
ele governa as nações.

29 Todos os ricos da terra
    se banquetearão e o adorarão;
haverão de ajoelhar-se diante dele
    todos os que descem ao pó,
    cuja vida se esvai.
30 A posteridade o servirá;
gerações futuras ouvirão falar do Senhor,
31 e a um povo que ainda não nasceu
    proclamarão seus feitos de justiça,
pois ele agiu poderosamente.

Salmos 22:26-31

Isso não está falando sobre os detalhes dos eventos da morte dessa pessoa. O início do Salmo tratou desses detalhes. O salmista agora está abordando o legado da morte daquela pessoa com ‘posteridade’ e ‘gerações futuras’ (v.30).

Quem seria?

Salmo 22 previu o legado de Jesus para o nosso tempo

Somos nós vivendo 2.000 anos após a crucificação de Jesus. O salmista prediz que a ‘posteridade’ que segue este homem ‘transpassado’ morrendo uma morte tão horrível irá ‘servi-lo’ e ser ‘falado sobre ele’. O versículo 27 prevê o alcance geográfico do impacto. Ele irá até os ‘confins da terra’ e entre ‘todas as famílias das nações’ para fazê-los ‘se voltarem para o Senhor’. O versículo 29 prediz que ‘aqueles que não podem manter-se vivos’ (uma vez que somos mortais, isso significa todos nós) um dia se ajoelharão diante dele. A justiça deste homem será proclamada às pessoas que ainda não estavam vivas (os ‘ainda não nascidos’) no momento de sua morte.

A conclusão do Salmo 22 não tem nada a ver com o fato de os relatos do evangelho terem emprestado dele ou inventado os eventos da crucificação, porque agora está lidando com uma era muito posterior – a de nosso tempo. Os escritores do evangelho, vivendo no primeiro século , não poderiam ‘compensar’ o impacto da morte de Jesus até o nosso tempo. Como eles poderiam saber qual seria esse impacto?

Ninguém poderia fazer uma previsão melhor do legado de Jesus do que o Salmo 22. Até mesmo observar as celebrações anuais da Sexta-feira Santa em todo o mundo nos lembra de seu impacto global dois mil anos após sua morte. Estes cumprem a conclusão do Salmo 22 com a mesma precisão com que os versículos anteriores predizem os detalhes de sua morte.

Quem mais na história do mundo pode afirmar que os detalhes de sua morte, bem como o legado de sua vida no futuro distante, seriam previstos 1000 anos antes dele viver?

Arranhar abaixo da superfície.

Talvez, como meu amigo J, você aproveite a oportunidade para refletir sobre o significado da morte e ressurreição de Jesus. Isso exigirá algum esforço mental. Mas vale a pena porque o homem que o Salmo 22 previu prometeu:

Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

João 10:10

Algumas maneiras de fazer isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *