Pular para o conteúdo

Flashback do nascimento de Isaque: Simetria com o nascimento de Jesus

  • por

O nascimento de Isaque é um dos eventos mais esperados e prolongados da Bíblia. Deus prometeu a Abraão, então com 75 anos, uma “grande nação” em Gênesis 12. Obedecendo à promessa de Deus, Abraão deixou a Mesopotâmia e foi para Canaã, a Terra Prometida, chegando lá alguns meses depois.

Mas antes que Abraão pudesse gerar “uma grande nação”, ele precisava de um filho, mas o filho prometido não chegou. Abraão esperou 10 anos sem gerar nenhum filho ou herdeiro. Mas Deus o tranquilizou com um juramento vinculativo e, confiando em Deus, Abraão foi “creditado” como justiça. Abraão obteve Ismael como filho, por meio de uma espécie de arranjo substituto, mas Deus declarou que Ismael não era o filho prometido.

Assim, os anos se passaram com Abraão e Sara continuando a esperar, envelhecendo e suas perspectivas de um filho diminuindo ao longo dos anos. Então, finalmente, quando Abraão tinha noventa e nove anos, ele teve esse encontro.

O Senhor aparece a Abraão

O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até o chão. Gênesis 18:1-2

Disse ele: “Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. Vou trazer-lhes também o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo caminho, agora que já chegaram até este seu servo”.

“Está bem; faça como está dizendo”, responderam. Gênesis 18:3-5.

Abraão foi apressadamente à tenda e disse a Sara: “Depressa, pegue três medidas[a] da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães”. Gênesis 18:6

Depois correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e o deu a um servo, que se apressou em prepará-lo. Trouxe então coalhada, leite e o novilho que havia sido preparado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore. Gênesis 18:7-8

Promessa de Deus para um filho

“Onde está Sara, sua mulher?”, perguntaram.

“Ali na tenda”, respondeu ele.

10 Então disse o Senhor: “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”.

Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele. 11 Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. 12 Por isso riu consigo mesma, quando pensou: “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?” Gênesis 18:9-12

13 Mas o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?14 Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”.

15 Sara teve medo, e por isso mentiu: “Eu não ri”.

Mas ele disse: “Não negue, você riu”.. Gênesis 18:13-15

Podemos culpar Sarah por rir? Ter um filho quando o pai está com 99 e a mãe com 90 é pura impossibilidade. Nós também teríamos rido.

O Nascimento de Isaque

Mas no próximo ano descobrimos que:

O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera. Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado. Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.Gênesis 21:1-5

E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”. E acrescentou: “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice!”

Gênesis 21:6-7

Então Abraão e Sara agora têm seu filho prometido – Isaque. Seus sonhos reacendem. Mas o relato geral levanta uma questão importante.

Por que a prolongada espera pelo nascimento de Isaque?

Então, por que Deus espera 25 anos desde sua primeira promessa (Gênesis 12) para trazer o nascimento de Isaque (Gênesis 21)? Se Deus pode fazer qualquer coisa e tem poder para fazê-lo instantaneamente, por que não trazer Isaque imediatamente? Isso não mostraria melhor o Seu poder? Ou houve alguma previsão especial na maneira indireta de Deus de fazer as coisas?

A partir de resultados posteriores, podemos deduzir várias razões para a espera. Primeiro, Abraão aprendeu lições valiosas sobre como confiar em Deus na longa espera. Ao fazer isso, ele se torna um modelo para todas as pessoas que desejam confiar nEle. Aqueles que desejam conhecer a Deus devem seguir o caminho de Abraão.

Em segundo lugar, em vez de diminuir Seu poder, o relato magnifica o poder de Deus. É notável, talvez, mas não milagroso, que um casal de meia-idade tenha um filho. Eventos improváveis ​​ocorrem naturalmente. Se Abraão e Sara tivessem Isaque imediatamente, poderíamos interpretar o relato dessa forma. No entanto, para um casal de 100 anos de idade ter um filho, ou é uma história inventada ou é milagrosa. Não há outra explicação, nenhum meio-termo. Ou não aconteceu conforme registrado ou foi um milagre. Se milagroso, então todo o projeto, conhecido como Israel, continuando até hoje, se baseia no poder miraculoso de Deus e em Suas promessas totalmente confiáveis. No nascimento de Isaque, todos os judeus ao longo da história se estabeleceram em um milagre. E se a fundação é milagrosa, então também o é a estrutura construída sobre ela.

O nascimento milagroso de Isaque em comparação com o nascimento milagroso de Jesus

Para compreender a terceira razão para o atraso do nascimento de Isaque, devemos reconhecer um padrão notável. Considere que Abraão teve apenas um outro descendente com um nascimento igualmente prometido, antecipado e miraculoso – Jesus de Nazaré.

Durante os séculos anteriores, diferentes profetas de várias maneiras prometeram em nome de Deus que o Messias viria. Os Evangelhos, então, apresentam Jesus como o Messias prometido. Seu nascimento de uma virgem é tão, senão mais, milagroso do que o nascimento de Isaque. Exatamente como no relato do nascimento de Isaque, só podemos interpretar o nascimento virginal de Jesus como uma história inventada ou milagrosa. Não há outra explicação, nenhum meio-termo. Uma pequena reflexão traz claramente à vista essa simetria entre os nascimentos de Jesus e Isaque.

Jesus como arquétipo de Israel

Este é um em uma série de exemplos pintando um retrato geral de Jesus como o arquétipo de Israel. Como um arquétipo, ele representa, cumpre e é o cumprimento dos propósitos de Deus proferidos pela primeira vez a Abraão há 4000 anos. Para ser um arquétipo, o nascimento de Jesus tinha que seguir o modelo de Isaque, o primeiro da nação. Caso contrário, a afirmação de Jesus de ser Israel prova-se falsa desde o início. Mas, uma vez que a natureza milagrosa de seus nascimentos coincide, então a afirmação de Jesus de ser Israel permanece, no mínimo, uma questão em aberto que vale a pena investigar.

Abraão e Jesus estão separados por séculos de história

Desta perspectiva, o nascimento de Isaque previu o de Jesus que veio muito mais tarde. Vemos essa previsão quando comparamos seus nascimentos. Coordenar com uma previsão como essa em um período tão imenso da história humana apoia a afirmação de Jesus de que Ele é a pedra angular de um projeto Divino. Ele convida a todos a compreender este projeto para que possamos ser beneficiários daquela promessa original dada a Abraão há tanto tempo.

… por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 12: 3

Continuamos olhando para Jesus deste ponto de vista, examinando como sua fuga de Herodes logo após seu nascimento, refletiu a fuga de Israel, filho de Isaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *