Pular para o conteúdo

O que é o Dia da Ascensão?

  • por

O Dia da Ascensão, também chamado de Quinta-feira Santa ou Quinta-feira da Ascensão, é um feriado europeu que ocorre em uma quinta-feira de maio ou junho. Embora seja um feriado cívico em grande parte da Europa, também é comemorado em grande parte do mundo. Aqui vemos de onde vem esse dia. Também nos aprofundamos em como uma característica reveladora do Dia da Ascensão mostra sua assinatura divina. Além de apenas um feriado, este dia nos lembra o Plano de Deus para sua vida.

Base Histórica para o Dia da Ascensão

O Dia da Ascensão vem da Bíblia. Este é o dia em que Jesus ascendeu ao céu. O relato em Atos da Bíblia explica sobre Jesus que:

Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?”

Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. 

10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, 11 que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.

Atos 1: 3 – 11
Jesus sobe ao céu
Distant Shores Media/Sweet Publishing ,  
CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Dia da Ascensão no Calendário

No relato bíblico, Jesus apareceu a seus discípulos por 40 dias após sua ressurreição . No 40º dia, ele ascendeu ao céu diante de seus olhos. Isso explica porque o Dia da Ascensão sempre vem 40 dias depois do Domingo de Páscoa . Como a Páscoa se move em nosso calendário moderno, o Dia da Ascensão também se move ano após ano.

O Padrão de Programação Notável de Dias

Hoje em dia, muitos interpretam essa ideia de que Jesus ascendeu ao céu simplesmente como uma superstição ultrapassada que se tornou parte da estrutura do cristianismo . Em alguns países, dá a você um feriado bem merecido, mas além disso, o Dia da Ascensão oferece pouco para uma pessoa moderna.

O sangue de animais sacrificados exibido para que o anjo da morte passe sobre a casa
Distant Shores Media/Sweet Publishing ,  CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Mas antes de descartarmos o Dia da Ascensão dessa forma, vamos refletir sobre o detalhe de que isso ocorreu 40 dias após a ressurreição. Esse detalhe parece bastante trivial, mas se olharmos mais de perto os dias significativos de Jesus, surge um padrão impressionante. Todos os dias de sua Paixão correspondem exatamente aos dias festivos significativos do Antigo Testamento. Demonstra uma coordenação entre eventos separados por centenas, até milhares, de anos.

Por exemplo, a crucificação de Jesus ocorreu exatamente na Páscoa judaica . Este foi o dia em que 1.500 anos antes os judeus sacrificaram cordeiros para que a morte pudesse passar. Naquele mesmo dia, Jesus foi sacrificado para que a morte pudesse passar sobre nós. Sua ressurreição ocorreu nas Primícias . Este foi o dia em que os judeus celebraram a nova vida, antecipando mais vida por vir. Naquele mesmo dia, Jesus ressuscitou dos mortos, permitindo-nos antecipar nossas próprias ressurreições.

40 dias

Quando Moisés subiu ao Monte Sinai para receber os Dez Mandamentos , ele permaneceu na montanha por 40 dias. Como profeta de Israel, ele testemunhou a presença e os mandamentos de Deus por 40 dias. Jesus se mostrou aos seus discípulos por 40 dias para que eles pudessem testemunhar sua presença e comandos por 40 dias. Ao seguir o padrão de Moisés, ele estava apontando para uma antiga profecia. Deus havia prometido a Moisés 1500 anos antes que:

18 Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. 19 Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.

Deuteronômio 18: 18-19
Relação entre Jesus e Moisés na Linha do Tempo histórica

Deus havia prometido enviar um profeta como Moisés com as próprias palavras de Deus em sua boca. Seguindo o padrão de Moisés por 40 dias, ele chamou a atenção para esta profecia. Ele o cumpriu ensinando , falando com a doença e com a própria natureza , com as ‘palavras de Deus em sua boca’. De fato, Jesus, de maneiras notavelmente sobrenaturais, ligou-se à sua nação judaica .

Normalmente não pensamos em Jesus como um ‘profeta’ como a profecia declarou. Jesus carregava vários papéis e títulos. Ele era o Cristo , o Filho de Deus , o Filho do Homem e o Cordeiro de Deus – tudo definido no Antigo Testamento. Mas, além destes, ele também era um profeta.

19 “Que coisas?”, perguntou ele.

“O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

Lucas 24:19

50 dias

Dez dias após o dia da Ascensão, portanto 50 dias após sua ressurreição na Páscoa, chegou o Pentecostes. Neste dia, 1.500 anos antes de Moisés receber os Dez Mandamentos. São mandamentos que ninguém pode cumprir sozinho. Mas 10 dias após sua ascensão, o Espírito Santo veio naquele dia de Pentecostes . Ele veio para capacitar as pessoas para que pudessem seguir esses mandamentos.

Moisés com as tábuas dos Dez Mandamentos
Anton Losenko , PD-US expirado , via Wikimedia Commons

O padrão

O fato de os dias de Jesus serem coordenados com tanta precisão para tantos festivais estabelecidos centenas de anos antes, revela uma mente. Apenas uma mente pode ter a intenção de coordenar assim. Mas essa mente deve ser capaz de abranger centenas de anos, o que nenhuma mente humana pode fazer. Assim, desta forma Deus nos revela tanto a sua Mente como também o seu Plano. Centrava-se na pessoa e na obra de Jesus.

Ascender… Implica Descer

O fato de que Jesus ascendeu implica que ele descerá ou retornará. Na verdade, esse tema é recorrente em todo o Evangelho – que ele voltará. Jesus deu sinais de seu retorno e agora em nossos dias podemos ver alguns deles ocorrendo diante de nossos olhos.

Mas em seu discurso do Dia da Ascensão ele explicou que os discípulos começariam primeiro um testemunho dele que chegaria ‘até os confins da terra’. Agora vivemos no dia em que isso está literalmente acontecendo.

Esteja preparado

Quando Jesus ensinou sobre seu retorno, ele alertou que muitos não estariam prontos. Estariam despreparados. Aproveite este Dia da Ascensão para se tornar um pouco mais informado, para que não o pegue desprevenido. Você pode fazer isso por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *