Pular para o conteúdo

Simples, mas poderoso: Qual é o significado do sacrifício de Jesus?

  • por

Jesus veio para se entregar como sacrifício por todos os povos para que pudéssemos escapar de nossa corrupção e nos reconectarmos com Deus. Deus declarou este plano no início da história humana . Ele então assinou no sacrifício de Abraão , apontando para o Monte Moriá, onde o sacrifício de Jesus seria fornecido. Então o sacrifício da Páscoa judaica apontava para o dia do ano em que Jesus seria sacrificado.

Más notícias… A Lei do Pecado e da Morte

Por que seu sacrifício é tão importante? Esta é uma pergunta que vale a pena fazer. A Bíblia declara uma Lei quando declara:

Pois o salário do pecado é a morte…

Romanos 6:23

“Morte” significa literalmente ‘separação’. Quando nossa alma se separa de nosso corpo, morremos fisicamente. Da mesma forma, estamos mesmo agora separados de Deus espiritualmente. Isso é verdade porque Deus é Santo (sem pecado), enquanto nós nos tornamos corrompidos de nossa criação original e, portanto, pecamos .

O diagrama ilustra isso. Ele retrata dois penhascos com Deus a nossa frente com um abismo entre nós. Assim como um galho cortado de uma árvore está morto, nós nos separamos de Deus e nos tornamos espiritualmente mortos.

Estamos separados de Deus por nossos pecados como um abismo separando dois penhascos

O mérito de nossos bons esforços é insuficiente

Essa separação causa culpa e medo. Então, o que naturalmente tentamos fazer é construir pontes que nos levem do nosso lado (da morte) para o lado de Deus. Fazemos isso de muitas maneiras diferentes: indo à igreja, templo ou mesquita, sendo religiosos, sendo bons, ajudando os pobres, meditando, tentando ser mais prestativos, orando mais, etc. Essas ações para obter mérito podem ser muito difíceis – e vivê-los pode ser muito complicado. A próxima figura ilustra isso.

Bons Esforços – por mais úteis que sejam – não podem ser uma ponte entre nós e Deus

O problema é que nossos árduos esforços, méritos e ações, embora não sejam errados, são insuficientes porque o pagamento exigido (o ‘salário’) por nossos pecados é a ‘morte’. Nossos esforços são como uma ‘ponte’ que tenta cruzar a lacuna que nos separa de Deus – mas no final não consegue. Isso ocorre porque o bom mérito não resolverá nosso problema raiz. É como tentar curar o câncer (que resulta em morte) comendo comida vegetariana. Comida vegetariana não é ruim, pode até ser boa – mas não vai curar o câncer. Para o câncer, você precisa de um tratamento totalmente diferente.

Esta Lei é Má Notícia – é tão ruim que muitas vezes nem queremos ouvi-la e enchemos nossas vidas com atividades e coisas esperando que esta Lei desapareça. Mas a Bíblia enfatiza essa Lei do pecado e da morte para chamar nossa atenção para a cura que é simples e poderosa.

Pois o salário do pecado é a morte, mas …

Romanos 6:23

Boas novas da vida

A pequena palavra ‘mas’ mostra que a direção da mensagem está prestes a mudar de direção, para a Boa Nova do Evangelho – a cura. Mostra a bondade e o amor de Deus.

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23)

A boa notícia do evangelho é que o sacrifício da morte de Jesus é suficiente para transpor essa separação entre nós e Deus. Sabemos disso porque, três dias após sua morte, Jesus ressuscitou corporalmente , voltando à vida em uma ressurreição física. Existem evidências históricas convincentes para isso .  O sacrifício de Abraão e o sacrifício da Páscoa representam profeticamente o sacrifício vindouro de Jesus. Deus planejou esses sinais apontando para Jesus para nos ajudar a encontrar a cura.

Jesus foi um ser humano que viveu uma vida sem pecado. Portanto, ele pode ‘tocar’ tanto o lado humano quanto o lado de Deus e preencher a lacuna que separa Deus e as pessoas. Ele é uma Ponte para a Vida que o diagrama ilustra.

Jesus é a ponte que atravessa o abismo entre Deus e o homem

Dado como um presente, não ganho por mérito

Observe como Deus nos oferece isso. Ele o oferece como um … ‘ presente ‘. Pense em presentes. Não importa qual seja o presente, se for realmente um presente, é algo pelo qual você não trabalha e que não ganha por mérito. Se você merecesse, o presente não seria mais um presente – seria um salário! Da mesma forma, você não pode merecer ou merecer o sacrifício de Jesus. É dado a você como um presente. É tão simples.

E qual é o presente? É a ‘ vida eterna ‘. Isso significa que Deus cancelou o pecado que trouxe a você e a mim a morte. A ponte da vida de Jesus nos permite reconectar com Deus e receber a vida – que dura para sempre. Deus ama você e eu muito. É tão poderoso.

O presente recebido

Então, como atravessamos esta ponte da vida que Jesus nos dá de presente? Mais uma vez, pense em presentes. Se alguém lhe dá um presente, é algo pelo qual você não trabalha. Mas para obter qualquer benefício do presente, você deve ‘recebê-lo’. Sempre que um presente é oferecido a um destinatário, existem apenas duas alternativas. O destinatário recusa o presente (“Não, obrigado”) ou o recebe (“Obrigado pelo presente. Vou aceitar”). Da mesma forma, você deve receber este dom que Jesus oferece para se beneficiar dele. Você não pode simplesmente acreditar, estudar, meditar sobre ele ou entendê-lo. A próxima figura ilustra isso enquanto ‘caminhamos’ na Ponte voltando-nos para Deus e recebendo Sua Dádiva oferecida a nós.

O sacrifício de Jesus é um presente que cada um de nós deve escolher receber

Então, como recebemos esse presente? A Bíblia diz que

13 porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

Romanos 10:13

Observe que esta promessa é para ‘todos’. Desde que ressuscitou dos mortos, Jesus está vivo agora e ele é o ‘Senhor’. Portanto, se você o invocar, ele ouvirá e dará seu presente a você. Você o chama e pergunta – conversando com ele. Talvez você nunca tenha feito isso. Abaixo está uma oração que pode guiá-lo. Não é um canto mágico. As palavras específicas usadas não lhe dão poder. É a confiança que Abraão teve que depositamos nele para nos dar este dom. Se confiarmos nele, Ele nos ouvirá e responderá. O Evangelho é poderoso, mas também muito simples. Sinta-se à vontade para seguir este guia se achar útil.

Querido Senhor Jesus. Entendo que com meus pecados estou separado de Deus. Embora eu possa me esforçar, nenhum esforço e sacrifício de minha parte superará essa separação. Mas entendo que sua morte foi um sacrifício para lavar todos os meus pecados. Eu acredito que você ressuscitou dos mortos após seu sacrifício, então sei que seu sacrifício foi suficiente. Peço-lhe que, por favor, me limpe dos meus pecados e me faça uma ponte com Deus para que eu possa ter a vida eterna. Eu não quero viver uma vida escravizada pelo pecado, então, por favor, liberte-me do pecado. Obrigado, Senhor Jesus, por fazer tudo isso por mim e, mesmo agora, continue a me guiar em minha vida para que eu possa segui-lo como meu Senhor.

Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *