Pular para o conteúdo

Primícias da Ressurreição: Vida para você

  • por

A festa judaica das Primícias , não é tão conhecida como a Páscoa . Mas as Primícias também foram instituídas por Moisés sob o comando de Deus. Levítico 23 descreve as sete festas prescritas por Moisés. Já examinamos a Páscoa e o sábado e vimos como Jesus os cumpre de maneiras notáveis.   

Não é curioso que tanto a crucificação quanto a morte de Jesus tenham acontecido exatamente nessas duas festas prescritas 1.500 anos antes? 

A crucificação de Jesus ocorreu na Páscoa (dia 6) e seu descanso ocorreu no sábado (dia 7)

Por que? O que isso significa?

O  próximo  festival após a Páscoa e o Shabat prescritos por Moisés 3.500 anos atrás era ‘Primícias‘. Moisés deu essas instruções para isso.

Festival hebraico das primícias

 Disse o Senhor a Moisés: 10 “Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou e fizerem colheita, tragam ao sacerdote um feixe do primeiro cereal que colherem. 11 O sacerdote moverá ritualmente o feixe perante o Senhor para que seja aceito em favor de vocês; ele o moverá no dia seguinte ao sábado.

Levítico 23:9-11
Colheita das Primícias

14 Vocês não poderão comer pão algum, nem cereal tostado, nem cereal novo, até o dia em que trouxerem essa oferta ao Deus de vocês. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que morarem.

Levítico 23:14

‘O dia depois do sábado’ da Páscoa era esta terceira festividade sagrada, as  Primícias . Todos os anos, neste dia, o Sumo Sacerdote entrava no Templo Sagrado e oferecia a primeira colheita de grãos da primavera. Significava o início de uma nova vida após o inverno. Olhava para uma colheita abundante, permitindo que as pessoas comessem com satisfação e vivessem.

Este foi  exatamente o dia após  o  sábado, quando Jesus descansou na morte . Era o domingo da semana seguinte, 16 de Nisan. O Evangelho registra o que aconteceu neste dia. O dia em que o Sumo Sacerdote entrava no Templo oferecendo as ‘primícias’ da nova vida. Veja como as Primícias , agora conhecidas como  Domingo de Páscoa , oferecem uma nova vida a você e a mim como este antigo Festival profetizou.

Jesus ressuscitou dos mortos

As mulheres na tumba

No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado. Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’”. Então se lembraram das palavras de Jesus.

Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros. 10 As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. 11 Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura. 12 Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera.

Lucas 24:1-12

A caminho de Emaús

13  Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetrosb de Jerusalém. 14 No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. 15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; 16 mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.

17  Ele lhes perguntou: “Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?”

Eles pararam, com os rostos entristecidos. 18 Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?”

19 “Que coisas?”, perguntou ele.

“O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. 20 Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; 21 e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. 22 Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro 23 e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram ter tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. 24 Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram.”

25  Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! 26 Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?” 27 E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

28 Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. 29 Mas eles insistiram muito com ele: “Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando”. Então, ele entrou para ficar com eles.

30 Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. 31 Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. 32 Perguntaram-se um ao outro: “Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?”

33  Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, 34 que diziam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35 Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.

Lucas 24: 13-35

Jesus Aparece aos Discípulos

36 Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês!”

37 Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. 38 Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês? 39 Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”.

40 Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: “Vocês têm aqui algo para comer?” 42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado, 43 e ele o comeu na presença deles.

44 E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45 Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. 46 E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vocês são testemunhas destas coisas.

Lucas 24: 36-48
Jesus ressuscitou

Primícias Vitória de Jesus

Ao ressuscitar dos mortos, Jesus obteve a vitória sobre a morte, exatamente na Festa das ‘Primícias’. Essa foi uma façanha que tanto seus inimigos quanto seus discípulos consideravam impossível. Sua vitória neste dia foi um triunfo do bem.

54 Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”.

55 “Onde está, ó morte,
    a sua vitória?
Onde está, ó morte,
    o seu aguilhão?”[b]

56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

1 Coríntios 15:54-56

‘Primícias’ trouxe a maior inversão de papéis. Anteriormente, a morte tinha poder absoluto sobre a humanidade. Mas agora Jesus ganhou poder sobre a morte. Ele inverteu esse poder. Jesus, ao morrer sem pecado, encontrou a abertura para derrotar uma morte aparentemente invencível. Isso foi exatamente como ele havia declarado que faria quando entrou em Jerusalém no domingo anterior .

Vitória para você e para mim

Mas esta não foi apenas uma vitória para Jesus. É também uma vitória para você e para mim, garantida pelo seu timing com os  Primeiros Frutos . A Bíblia explica:

20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias[a] dentre aqueles que dormiram. 21 Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. 23 Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. 24 Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte.

1 Coríntios 15:20-26
Jesus destruiu a morte
Distant Shores Media/Sweet PublishingCC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Jesus ressuscitou nas  Primícias  para que possamos saber que ele nos convida a compartilhar sua ressurreição da morte.  As primícias eram uma oferta de uma nova vida primaveril com a expectativa de uma grande colheita mais tarde. Da mesma forma, a ressurreição de Jesus sobre as ‘primícias’ contém uma expectativa de uma ressurreição posterior para todos ‘que pertencem a ele’. 

O Próximo Adão…

A citação acima da Bíblia explica a ressurreição de Jesus usando o exemplo de Adão, o progenitor de toda a humanidade . Somos todos filhos dele. A Bíblia explica que por meio de Adão a morte veio para toda a humanidade , pois passou dele para seus filhos. 

Mas Jesus é o próximo Adão. Com seu triunfo sobre a morte, ele inaugurou uma Nova Era. Como seus filhos, também compartilharemos desse triunfo sobre a morte ressuscitando como Jesus. Ele ressuscitou primeiro e nossa ressurreição vem depois, assim como o festival das Primícias apontava para a próxima colheita principal. Ele nos convida a receber seus primeiros frutos de vida nova para que nossa ressurreição possa seguir a dele.

Páscoa: celebrando a ressurreição daquele domingo

Hoje, muitas vezes chamamos a ressurreição de Jesus de  Páscoa , e  o Domingo de Páscoa  comemora o domingo em que ele ressuscitou. A maneira específica de celebrar a Páscoa não é tão importante. O importante é a ressurreição de Jesus como o cumprimento das Primícias e  o recebimento de seus benefícios .

Vemos isso na linha do tempo da semana:

Jesus ressurge da morte nas primícias – nova vida da morte oferecida a você e a mim.

Reflexões da ‘Sexta-Feira Santa’

Isso responde à nossa pergunta  sobre por que ‘Sexta-feira Santa’  é ‘boa’. 

  Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 2:9

Quando Jesus ‘provou a morte’, ele o fez por você, por mim e por ‘todos’. Sexta-feira Santa é ‘boa’ porque foi boa  para nós . 

Ressurreição de Jesus considerada

Jesus mostrou-se vivo da morte durante muitos dias para provar sua ressurreição,  registrada aqui . Mas sua primeira aparição a seus discípulos:

…as palavras delas lhes pareciam loucura.

Lucas 24: 10

Jesus teve que:

27  E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Lucas 24:27

E novamente mais tarde:

44  E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Lucas 24:44

A ressurreição da morte é tão inesperada que seus discípulos não acreditaram a princípio. Além de suas aparições para eles, Jesus também teve que mostrar como os profetas previram isso.

Quando somos confrontados com a afirmação da ressurreição de Jesus, nós, como seus discípulos, provavelmente achamos difícil de acreditar. Como podemos ter certeza de que Jesus ressuscitou dos mortos? Como podemos ter certeza se este é realmente o plano de Deus para nos dar a vida eterna? Para nos ajudar a pensar em questões relacionadas à morte e ressurreição de Jesus, exploramos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *