Pular para o conteúdo

Criador em carne e osso: mostrado pela palavra de poder

  • por

O cientista do século 20 , Albert Einstein, e o empresário de tecnologia do século 21, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook/Meta, fornecem informações sobre as duas leis mais fundamentais do nosso universo, ajudando-nos a entender melhor o que a Bíblia também registra na Criação . como uma visão da pessoa de Jesus. Exploramos isso resumindo primeiro as realizações de Einstein e Zuckerberg.

Einstein: Massa-Energia do Século XX

Conhecemos Albert Einstein (1879-1955), judeu alemão, por ter desenvolvido a Teoria da Relatividade. Educado na Alemanha e na Suíça antes da Primeira Guerra Mundial, Einstein se destacou em matemática e física. Trabalhando em um escritório de patentes suíço, ele publicou pela primeira vez sua Teoria da Relatividade em 1905, que previu estranhas ocorrências físicas.  Eddington verificou a teoria de Einstein em 1919, quando observou a luz se curvando em torno de uma estrela durante um eclipse. Essa confirmação tornou Einstein mundialmente famoso e concedeu-lhe o prêmio Nobel de 1921.

A equação resultante da Teoria da Relatividade de Einstein ( E= mc 2 ) revela que Massa e Energia são intercambiáveis. Massa pode ser perdida por um enorme ganho de energia. Mas embora a Massa-Energia possa ser intercambiada, a ciência não encontrou nenhum processo natural que crie a Massa-Energia. A Primeira Lei da Termodinâmica , (ou a Lei da Conservação da Massa-Energia), a lei mais verificada e observada da ciência física, afirma que a massa-energia não pode ser criada. A energia pode ser transformada em diferentes tipos de energia (cinética, térmica, elétrica, etc.) ou em massa, mas uma nova massa-energia não pode ser criada. A energia pode ser propagada como ondas, que é como a energia do sol atinge a terra.

Zuckerberg: Informação no século XXI

Einstein nos esclareceu sobre a Primeira Lei. O sucesso de Zuckerberg com o Facebook mostra a difusão de sua lei companheira – a Segunda Lei da Termodinâmica. Nascido em 1984 e também de origem judaica, o sucesso de Mark Zuckerberg , como um dos mais proeminentes empresários bilionários de Tecnologia da Informação do século 21, ilustra a realidade fundamental de um elemento não-energético de massa: a informação. Como a informação não é massa-energia e não pode ser detectada fisicamente, muitos não pensam na informação como real. Outros assumem que a informação surge simplesmente após uma longa cadeia de eventos de sorte . Esta continua a ser a pedra angular da visão darwinista do universo tão fortemente promovida na cultura moderna.

Está além do nosso escopo aqui sondar as suposições dessa visão de mundo, mas simplesmente considere por um minuto todos os multibilionários como Mark Zuckerberg que surgiram nas últimas décadas. Eles se tornaram bilionários porque reconheceram a realidade da informação e construíram sistemas de informação inteligentes que todos nós usamos agora. Inteligência causa informação, não sorte. O sucesso de Zuckerberg e outros como ele criou toda uma nova indústria – tecnologia da informação. O fato de poucos terem conseguido o que fizeram deve mostrar que a informação não surge por acaso. 

De fato, a Segunda Lei da Termodinâmica revela que o mundo natural simplesmente deixado para as reações de energia natural perde informação . Mas então de onde vêm todas as informações fantasticamente complexas que vemos no mundo natural aproveitando a massa-energia (DNA, proteínas, fotossíntese, ATP sintase etc.)?

Massa-Energia e Informação no Início

O relato bíblico da Criação dá uma resposta elegante. A Bíblia registra a criação ocorrendo pelo falar de Deus. Falar envolve essencialmente informação e energia transmitidas por ondas. A informação transportada pelas ondas pode ser uma bela música, um conjunto de instruções ou qualquer mensagem que alguém deseje enviar. 

A Bíblia registra que Deus ‘falou’ e assim transmitiu informações e a energia se propagou como ondas. Isso causou uma ordenação de massa e energia no universo complexo que vemos hoje. Isso ocorria porque o ‘Espírito de Deus’ pairava ou vibrava sobre a massa. A vibração é uma forma de energia e também constitui a essência do som. Leia o registro deste ponto de vista.

Conta de Criação: O Criador Fala

No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.

Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”. Então Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi. Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.

E disse Deus: “Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca”. E assim foi. 10 À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.

11 Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. E assim foi. 12 A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. 13 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia.

14 Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim foi. 16 Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, 18 governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom. 19 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.

Izaak van Oosten, PD-US-expirado, via Wikimedia Commons

20 Disse também Deus: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu”. 21 Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. 22 Então Deus os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra”. 23 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.

24 E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie”. E assim foi. 25 Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

Gênesis 1:1-25

A Bíblia então relata que Deus criou a humanidade à ‘imagem de Deus’ para que pudéssemos refletir o Criador. Mas nossa reflexão permanece limitada porque não podemos comandar a natureza simplesmente falando com ela. 

Jesus também ‘fala’

Mas Jesus fez isso, demonstrando uma autoridade para falar além do ensino e da cura . Ele fez isso para que pudéssemos entendê-lo a partir do relato da criação, onde Deus falou informações e energia para configurar o universo. Vemos como os Evangelhos registram esses eventos

22 Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram. 23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. 

24 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!”

Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo. 25 “Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos.

Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?”

Lucas 8:22-25
Jesus repreendendo a tempestade

A palavra de Jesus comandava até o vento e as ondas! Não é de admirar que os discípulos estivessem cheios de medo. 

… Criando Massa-Energia

Em outra ocasião, ele mostrou poder semelhante com milhares de pessoas. Desta vez ele não comandou o vento e as ondas – mas a comida.

Algum tempo depois, Jesus partiu para a outra margem do mar da Galiléia (ou seja, do mar de Tiberíades), e grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes. Então Jesus subiu ao monte e sentou-se com os seus discípulos. Estava próxima a festa judaica da Páscoa.

Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer?” Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer.

Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários[a] não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!”

Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?”

10 Disse Jesus: “Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens. 11 Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.

12 Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”. 13 Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.

14 Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”. 15 Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.

João 6: 1-15

O que isso significa?

Ao criar massa do nada, Jesus exibe o mesmo comando sobre massa-energia que Deus fez na Criação. Quando o povo viu que Jesus podia multiplicar os alimentos simplesmente falando, eles sabiam que ele era único. Mas o que isso significa? Jesus explicou mais tarde, esclarecendo o poder de suas palavras

63 O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

João 6:63

E

57 Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 6:57

Jesus alegou encarnar na carne o Criador tríplice (Pai, ​​Palavra, Espírito) que trouxe o cosmos à existência. Ele era o Criador vivo em forma humana. Ele demonstrou isso falando de seu poder sobre o vento, as ondas e a matéria.

Considerando com nossas mentes…

As pessoas hoje muitas vezes entendem o relato da criação da Bíblia simplesmente como uma mitologia antiga de pessoas simples. Mas esse relato se alinha perfeitamente com nossa compreensão mais recente de como a informação e a energia se propagam como ondas. O relato elegante permanece descomplicado quando repete ‘Deus disse…’ tão simples que pessoas não científicas entenderam. Mas também tem um significado real para nós à luz da compreensão da massa-energia e da informação do século XXI .

Os judeus lideraram o progresso da humanidade para entender e aplicar os elementos básicos que compõem a realidade (massa-energia e informação), exemplificados por Einstein e Zuckerberg.

Alguns temem essa liderança judaica e, assim, espalham um medo anti-semita dos judeus. Mas como esses avanços abençoaram e enriqueceram todas as pessoas, uma explicação melhor para a liderança judaica vem da promessa de bênção a Abraão.

Os Evangelhos apresentam Jesus como o arquétipo do povo judeu (a conclusão disso vem aqui ). Como tal, ele também direcionou seu foco para energia de massa e informação. Ao fazer isso, ele provou sua afirmação de ser o mesmo Agente que originalmente ‘falou’ nosso mundo à existência. Mais tarde veremos como ele estranhamente espelha os eventos da semana da Criação pelo que ele faz durante a semana da Paixão.

… e corações

Os discípulos de Jesus tiveram dificuldade em entender isso. O Evangelho registra que logo após alimentar os 5.000:

45 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 46 Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.

Jesus caminha sobre as águas
Distant Shores Media/Sweet PublishingCC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

47 Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar, e Jesus se achava sozinho em terra. 48 Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada[a], Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles. 49 Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma. Então gritaram, 50 pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados.

Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” 51 Então subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram atônitos, 52 pois não tinham entendido o milagre dos pães. O coração deles estava endurecido.

53 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré e ali amarraram o barco. 54 Logo que desembarcaram, o povo reconheceu Jesus. 55 Eles percorriam toda aquela região e levavam os doentes em macas, para onde ouviam que ele estava. 56 E aonde quer que ele fosse, povoados, cidades ou campos, levavam os doentes para as praças. Suplicavam-lhe que pudessem pelo menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados.

Marcos 6:45-56

Nossos corações duros

Diz que os discípulos ‘não entenderam’. A razão para não entenderem não era que eles não fossem inteligentes; não foi porque não viram o que aconteceu; não porque fossem maus discípulos; nem foi porque eles não acreditavam em Deus. Diz que seus ‘corações foram endurecidos’ . Nossos próprios corações endurecidos também nos impedem de entender a verdade espiritual.

Esta é a razão fundamental pela qual as pessoas em seus dias se dividiam sobre Jesus. Mais do que entender intelectualmente é a necessidade de tirar a obstinação do coração.

É por isso que o trabalho de preparação de João era vital. Ele chamou as pessoas ao arrependimento confessando seus pecados em vez de escondê-los. Se os discípulos de Jesus tinham corações duros que precisavam se arrepender e confessar seus pecados, quanto mais você e eu?

Então o que fazer?

Confissão para abrandar o coração e obter entendimento

Descobri que orar esta confissão nos Salmos é útil. Talvez meditar ou recitar isso também funcione em seu coração.

Tem misericórdia de mim, ó Deus,
    por teu amor;
por tua grande compaixão
    apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa
    e purifica-me do meu pecado.

Pois eu mesmo
    reconheço as minhas transgressões,
e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei
    e fiz o que tu reprovas,
de modo que justa é a tua sentença
    e tens razão em condenar-me.

Salmos 51: 1-4, 10-12

Precisamos desse arrependimento para entender o que significa que, como a Palavra Viva, Jesus revela Deus na carne.

Ele também veio inaugurar o ‘Reino de Deus’, por definição um exercício político. Este é outro domínio onde os judeus lideraram o caminho, exemplificado por Karl Marx. Nós o usamos como nossa lente para olhar para o ‘Reino de Deus’ em comparação com os reinos dos homens – a seguir .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *