Pular para o conteúdo

O Sinal do Ramo: O Toco Morto Renascido

  • por

Jesus tinha críticos que questionavam sua autoridade. Ele responderia apontando para os profetas que vieram antes, alegando que eles previram sua vida. Aqui está um exemplo em que Jesus disse aos seus críticos:

39 Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 5:39

Em outras palavras, Jesus afirmou que foi profetizado no Antigo Testamento, que o precedeu por centenas de anos. Os profetas do Antigo Testamento afirmaram que Deus inspirou seus escritos. Visto que nenhum humano pode prever com certeza centenas de anos no futuro, Jesus reivindicou isso como evidência para verificar se ele realmente veio conforme o plano de Deus ou não. Podemos usar este teste para ver se Deus existe e se Ele fala. O Antigo Testamento, inalterado e pré-datado de Jesus por centenas de anos , está disponível para nós examinarmos e considerarmos esta mesma questão por nós mesmos.

Primeiro alguma revisão. O próprio início do Antigo Testamento deu a entender a vinda de Jesus . Então o sacrifício de Abraão predisse o local onde Jesus seria sacrificado enquanto a Páscoa previa o dia do ano em que ocorreria . Vimos que o Salmo 2 inaugurou o título ‘Cristo’ para predizer a vinda de um Rei. Mas não terminou aí. Profetas posteriores apresentaram temas proféticos adicionais. Isaías (750 AEC) deu início a um tema que os profetas posteriores desenvolveram – o do Ramo vindouro .

Isaías e o Ramo

A figura abaixo mostra Isaías em uma linha do tempo histórica com alguns outros escritores do Antigo Testamento.

Isaías mostrado na linha do tempo histórica. Ele viveu no período do governo dos reis davídicos

A linha do tempo mostra que Isaías escreveu seu livro no período da dinastia real de Davi (1000–600 aC). Naquela época (cerca de 750 aC), a dinastia e o reino estavam corrompidos. Isaías implorou que os reis voltassem a Deus e à prática e ao espírito da Lei Mosaica . Mas Isaías sabia que Israel não se arrependeria. Então ele também profetizou a destruição dela e o fim da dinastia real.

Ele usou uma metáfora ou imagem específica para a dinastia real, retratando-a como uma grande árvore. Essa árvore tinha como raiz Jessé, o pai do rei Davi. Em Jessé, a Dinastia começou com David, e de seu sucessor, Salomão, a árvore continuou a crescer e se desenvolver.

A imagem que Isaías usou da Dinastia como uma árvore

Primeiro uma árvore… depois um toco… depois um galho

Isaías escreveu que Deus logo cortaria essa dinastia de ‘árvore’, reduzindo-a a um toco. Aqui está como ele começou a imagem da árvore que então ele transformou no enigma de um toco e galho:

Um ramo surgirá do tronco de Jessé,    e das suas raízes brotará um renovo.
O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento,
    o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 11:1-2
toco
Dinastia retratada como um Toco de Jessé – pai de Davi

O corte desta ‘árvore’ aconteceu cerca de 150 anos depois de Isaías, por volta de 600 AC. Então os babilônios conquistaram Jerusalém e arrastaram seu povo para o exílio (o período vermelho na linha do tempo acima) . Jesse era o pai do rei Davi, e também a raiz da dinastia de Davi. O ‘tronco de Jessé’ era, portanto, uma metáfora para a destruição iminente da dinastia de Davi.

O Ramo: Um ‘ele’ vindo de David possuindo sabedoria

tiro e toco
Representação do toco morto de Jesse

Mas esta profecia também olhou para o futuro além do corte dos reis. Isaías previu que o ‘toco’ pareceria morto, como os tocos. No entanto, um dia, em um futuro distante, um broto, conhecido como Ramo , emergiria daquele toco. Certas árvores têm essa capacidade de enviar brotos de tocos. Isaías usou esse processo natural para nos ajudar a imaginar como o Ramo viria. Isaías se refere a este Ramo como ‘ele’, então Isaías está falando sobre um homem específico, vindo da linhagem de Davi após a queda da dinastia. Este homem teria tais qualidades de sabedoria, poder e conhecimento que seria como se o próprio Espírito de Deus estivesse repousando sobre ele.

Jesus … Um ‘ele’ de Davi possuindo sabedoria

Jesus se encaixa no requisito de ter vindo ‘do tronco de Jessé’, já que Jessé e Davi eram seus ancestrais . O que torna Jesus muito incomum é a sabedoria e o entendimento que ele possuía. Sua astúcia, equilíbrio e perspicácia ao lidar com oponentes e discípulos continuam a impressionar tanto os críticos quanto os seguidores desde então. Seu poder nos evangelhos por meio de milagres é inegável. Pode-se optar por não acreditar neles; mas não se pode ignorá-los. Jesus se encaixa na qualidade de possuir sabedoria e poder excepcionais que Isaías predisse que um dia viria deste Ramo .

Jeremias e o Ramo

Isaías estabeleceu um marco na história com essa profecia. Mas não terminou aí. Sua placa de sinalização é apenas o primeiro de vários sinais. Jeremias, vivendo cerca de 150 anos depois de Isaías, quando a dinastia de Davi estava realmente sendo cortada diante de seus olhos, escreveu:

“Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo,
um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra. Em seus dias Judá será salva,
    Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Jeremias 23:5-6

Jeremias expande o tema Ramo da dinastia de Davi iniciada por Isaías 150 anos antes. O Ramo será um Rei que reina. Mas isso é exatamente o que a profecia do Salmo 2 disse sobre a vinda do Filho de Deus / Cristo / Messias . Será que o Renovo e o Filho de Deus são um e o mesmo?

O Renovo: O SENHOR Justiça nossa

Mas como deve ser chamado este Ramo ? Ele seria chamado de ‘SENHOR’ que também será ‘nossa’ (isto é – nós humanos) Justiça . Como vimos com Abraão, o problema dos humanos é que somos ‘corruptos’ e, portanto, precisamos de ‘retidão’. Aqui, ao descrever o Ramo, Jeremias dá a entender que no futuro as pessoas obteriam a necessária ‘justiça’ do SENHOR – o próprio YHWH. (YHWH é o nome de Deus no Antigo Testamento). Mas como isso seria feito? Zacarias fornece mais detalhes à medida que desenvolve mais sobre o Ramo Vindouro . Ele até prediz o nome de Jesus – que veremos a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *