Pular para o conteúdo

Como Moisés: Ensinando com autoridade na Montanha

  • por

Guru (गुरु) vem de ‘Gu’ (escuridão) e ‘Ru’ (luz) em seu sânscrito original. Um Guru ensina a dissipar a escuridão da ignorância pela luz do verdadeiro conhecimento. Falando das margens da Galileia, Jesus exemplificou isso ensinando com tal impacto que seria sentido mesmo 1.900 anos depois e muito longe na Índia por meio de sua influência sobre Mahatma Gandhi.

Gandhi e o Sermão da Montanha de Jesus

Mahatma Gandhi

Na Inglaterra, 1.900 anos após o nascimento de Jesus, um jovem estudante de direito da Índia agora conhecido como Mahatma Gandhi (ou Mohandas Karamchand Gandhi) recebeu uma Bíblia . Ao ler os ensinamentos de Jesus, conhecidos como o Sermão da Montanha, ele relata

“o Sermão da Montanha que foi direto ao meu coração.”

MK Gandhi, uma autobiografia ou a história de minhas experiências com a verdade. 1927 p.63

O ensinamento de Jesus sobre ‘oferecer a outra face’ deu uma visão a Gandhi sobre o antigo conceito hindu de não ferir e não matar. Mais tarde, Gandhi refinou esse ensinamento em força política em Satyagraha, seu uso de não-cooperação não violenta com os governantes britânicos. Várias décadas de satyagraha resultaram na independência da Índia da Grã-Bretanha, de maneira amplamente pacífica. O ensinamento de Jesus desencadeou tudo isso. 

Então, o que Jesus ensinou?

Sermão de Jesus na Montanha

Após o teste de Jesus pelo diabo, ele começou a ensinar. Sua mensagem mais longa registrada nos Evangelhos é chamada de Sermão da Montanha . Leia o sermão completo enquanto os destaques são dados aqui. Em seguida, voltamos a olhar para Moisés para uma visão mais profunda.

Jesus ensinou o seguinte:

21 “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. 22 Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, 24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

25  “Resolva o assunto rapidamente com o seu adversário que está levando você ao tribunal. Faça isso enquanto vocês ainda estão juntos no caminho, ou seu adversário pode entregá-lo ao juiz, e o juiz pode entregá-lo ao oficial de justiça, e você pode ser jogado na prisão. 26  Em verdade vos digo, não saireis até que tenhais pago o último centavo.

O Adultério

27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. 28 Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29 Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. 30 E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.

O Divórcio

31 “Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. 32 Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.

Os Juramentos

33 “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. 34 Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36 E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. 37 Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.

A Vingança

38 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. 39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40 E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. 41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. 42 Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.

O Amor aos Inimigos

43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! 47 E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

Mateus 5:21-48
Carl Bloch , PD-EUA expirado , via Wikimedia Commons

O sermão da montanha revela autoridade

Jesus ensinou com a forma “Vocês ouviram o que foi dito … mas eu lhes digo … ”. Nesta estrutura ele citou primeiro de Moisés , e então estendeu o escopo do comando para motivos internos, pensamentos e palavras. Jesus ensinou tomando comandos estritos dados por meio de Moisés e tornando-os ainda mais difíceis de cumprir !

Mas o que é notável é a maneira pela qual ele estendeu os mandamentos da Lei de Moisés. Ele o fez com base em sua própria autoridade. Ele simplesmente disse ‘Mas eu te digo…’ e com isso ele aumentou o escopo do comando. Essa autoridade que ele simplesmente assumiu foi o que impressionou seus ouvintes.

28 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, 29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.

Mateus 7:28-29

Jesus ensinou como alguém com grande autoridade. Os profetas bíblicos anteriores transmitiam mensagens de Deus às pessoas, mas aqui era diferente. Por que Jesus poderia ensinar assim? O Salmo 2, onde o ‘Cristo’ foi previsto pela primeira vez como um título, descreve Deus falando com o Cristo assim

Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.

Salmos 2:8

Deus deu autoridade ao ‘Cristo’ sobre as nações, até os confins da terra. Então, como o Cristo, Jesus reivindicou a autoridade para ensinar como ele fazia.

Jesus em relação a Moisés e Davi, que respectivamente escreveram sobre a vinda do Profeta e de Cristo

O Profeta e o Sermão da Montanha

De fato, muito antes, Moisés havia predito a vinda do ‘Profeta’, que seria único em sua forma de ensinar. Moisés tinha escrito

18 Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. 19 Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.

Deuteronômio 18:18-19

Ao ensinar como o fez, Jesus exerceu sua autoridade como o Cristo e cumpriu a profecia de Moisés sobre a vinda do profeta que ensinaria com a autoridade das ‘palavras de Deus em sua boca’. Ele era tanto o Cristo quanto o Profeta.

Jesus e Moisés

Na verdade, Jesus pretendia fazer comparações e contrastes com Moisés por toda a maneira como ele pregou o Sermão da Montanha. Para dar este sermão…

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,

Mateus 5:1
Gustave Doré , PD-EUA expirado , via Wikimedia Commons

Por que Jesus subiu a montanha? Observe o que Moisés fez para receber os Dez Mandamentos .

O Senhor desceu ao topo do monte Sinai e chamou Moisés para o alto do monte. Moisés subiu

Êxodo 19:20

Moisés ‘subiu’ a montanha para receber os Dez Mandamentos. Da mesma forma, quando Jesus ‘subiu’ a montanha, ele assumiu o papel de Moisés. Isso faz sentido porque o Profeta que viria seria

… um profeta como você (Moisés)…

Deuteronômio 18:18

O Profeta tinha que ser como Moisés, e como Moisés subiu a montanha para dar seu ensinamento, Jesus também o fez. 

O Plano de Deus demonstrado em sua Harmonia e Unidade

Isso mostra uma unidade de pensamento e intenção que alcança mais de mil anos. Apenas uma mente pode abranger um intervalo de tempo tão longo – a de Deus. Isso mostra evidências de que esse é o plano Dele. Planos originários de pessoas entram em conflito com os de outras pessoas. Veja a miríade de planos políticos e econômicos que se contradizem. Mas este plano demonstra uma unidade e harmonia que se estende ao longo da história – um indicador de que o Divino o colocou em movimento.

Iniciando uma nova era para nós

Embora Jesus e Moisés tenham sido modelos um do outro ao subir a montanha, aqueles que receberam seus ensinamentos não o fizeram. Jesus fez com que seus discípulos subissem a montanha para estar perto dele quando ele se sentasse e ensinasse. Mas quando Moisés recebeu os Dez Mandamentos…

21 e o Senhor lhe disse: “Desça e alerte o povo que não ultrapasse os limites, para ver o Senhor, e muitos deles pereçam. 22 Mesmo os sacerdotes que se aproximarem do Senhor devem consagrar-se; senão o Senhor os fulminará”.

Êxodo 19:21-22

As pessoas que recebiam os Dez Mandamentos não podiam chegar perto da montanha sob pena de morte, mas os seguidores de Jesus podiam sentar-se com ele na montanha quando ele ensinava. Isso demonstrou o alvorecer de uma nova Era, caracterizada pela proximidade de Deus, e não pelo distanciamento. Como o Novo Testamento explica

18 pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.19 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,

Efésios 2: 18-19

Jesus mostrou em como seus ouvintes se sentaram com ele que o caminho agora estava aberto para nos tornarmos ‘membros de sua família’.

Mas sua mensagem também explicava o que ele esperava dos ‘membros de sua casa’.

Você e eu e o Sermão da Montanha

Este sermão pode deixá-lo perplexo. Como alguém pode viver esses tipos de mandamentos que se dirigem aos nossos corações e aos nossos motivos? Qual era a intenção de Jesus Cristo? Podemos ver a resposta em sua frase final.

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

Mateus 5:48

Observe que este é um comando, não uma sugestão. Ele exigiu que fôssemos perfeitos !

Por que?

Porque Deus é perfeito e se devemos ser membros de sua família, nada menos do que perfeito servirá. Muitas vezes pensamos que talvez apenas mais ações boas do que más – isso será suficiente. Mas se esse fosse o caso, e Deus permitisse que nos uníssemos à sua casa, destruiríamos a perfeição de Sua Casa e a transformaríamos na bagunça que temos neste mundo. É nossa luxúria, ganância, raiva que destrói nossas vidas aqui hoje. Se nos juntarmos à Sua Família ainda escravizados por essa luxúria, ganância e raiva, então essa Família rapidamente se tornará como este mundo – cheio de problemas criados por nós.

Na verdade, muito do ensinamento de Jesus se concentrou em nosso coração, em vez de em cerimônias externas. Considere como, em outro lugar, ele se concentra em nosso coração interior.

20 E continuou: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. 21 Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, 22 as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. 23 Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’”.

Marcos 7:20-23

Uma casa perfeita para nós

Tão perfeita pureza interior é o padrão exigido para Sua família. Deus só permitirá que o ‘perfeito’ entre em sua casa perfeita. Mas isso levanta um enorme problema.

Como entraremos neste Lar se não formos perfeitos?

A total impossibilidade de sermos perfeitos o suficiente pode nos levar ao desespero.

Mas é isso que ele quer! Quando nos desesperamos por nunca ser bons o suficiente, quando paramos de confiar em nossos próprios méritos, então nos tornamos ‘pobres de espírito’. E Jesus, ao iniciar todo este sermão, disse:

“Bem-aventurados os pobres de espírito,
    pois deles é o Reino dos Céus.

Mateus 5:3

O princípio da sabedoria para nós é não descartar esses ensinamentos como não se aplicando a nós. Eles fazem! O padrão é ‘ Ser perfeito ‘. À medida que deixamos esse padrão penetrar e percebemos que não somos capazes disso, podemos estar prontos para aceitar a ajuda que ele deseja dar , em vez de depender de nosso próprio mérito.

Este é o passo que seu ensinamento nos leva a dar. Em seguida , vemos Jesus demonstrar a autoridade que seu ensino havia assumido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *