Pular para o conteúdo

Existe alguma diferença entre o Cristianismo e o Evangelho?

  • por

O cristianismo como religião está na Europa (e depois nas Américas) há cerca de 2.000 anos. Veio pela primeira vez quando o apóstolo Paulo cruzou o Estreito de Bósforo e entrou na Macedônia por volta de 50 EC. Isso está registrado no livro de Atos, capítulo 16.

Imperador Romano Constantine
Mary Harrsch ,CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons

Breve História do Cristianismo na Europa

O cristianismo começou como uma seita judaica desprezada naqueles primeiros dias. Mas quase 300 anos depois, sob o imperador romano Constantino, o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. Com a aliança da Igreja e do Estado, tornou-se uma poderosa instituição com papas, bispos, rituais e costumes. A cristandade então se dividiu entre a Igreja Católica Romana da Europa Ocidental e a Igreja Ortodoxa da Europa Oriental. Isso ocorreu em um evento chamado ‘ O Grande Cisma ‘ em 1054 EC.

Então, em 1500, com o advento da Reforma Protestante, a igreja na Europa Ocidental novamente se dividiu. As várias denominações protestantes como a Igreja Anglicana, Presbiterianas, Luteranas, Wesleyanas, Batistas vieram desse movimento da Reforma.

O Grande Cisma
Milan_studio , Domínio público, via Wikimedia Commons

Cristianismo Praticado Hoje…

O cristianismo agora tem uma longa história de instituições, patriarcas, arcebispos, mosteiros, padres, pastores, monges e catedrais em toda a Europa. As pessoas que hoje praticam sua fé cristã freqüentemente o fazem indo à igreja no domingo, sendo batizadas, celebrando a eucaristia ou partindo o Pão. Eles se confessam ou até mesmo fazem peregrinações a locais venerados em toda a Europa. Outros doam generosamente para a igreja ou outras causas nobres ou até compram indulgências. Disciplinas como fazer penitência e abstinência de vários alimentos, bebidas e prazeres são praticadas pelos devotos. As pessoas veneram os muitos santos que formam o tecido da história cristã na Europa. Talvez a Virgem Maria, considerada a maior das santas por muitos religiosos, venha à tona quando pensamos nos santos a quem as pessoas rezam e veneram.Natal , Páscoa , Dia da Ascensão , Pentecostes que os cristãos celebram.

Para muitos, o princípio aplicado nessas diferentes práticas religiosas é fazer as boas ações que Deus deseja. O suficiente dessas ações religiosas pode cancelar ou pagar por esses pecados e coisas ruins que fazemos ocasionalmente.

Perder o Evangelho de Vista

Mas qual foi a mensagem original de Paulo que o levou a cruzar a Ásia Menor, viajando pela Grécia e chegando a Roma? As várias práticas que caracterizam nossa fé cristã decorrem do que Paulo trouxe para a Europa há 200 anos? Afinal, nenhum desses lugares, costumes ou rituais praticados hoje existiam em sua época. Então, o que fundamentou sua fé?

Felizmente, podemos responder a isso porque os escritos de Paulo (e do apóstolo Pedro também) estão disponíveis na Bíblia hoje. Ninguém mudou seus escritos . O apóstolo Paulo resumiu a mensagem, que ele chamou de ‘Boas Novas’ (o significado de ‘Evangelho’), em uma frase-chave. Essa frase é:

23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:23

Paulo se preocupava profundamente com a fé, mas era cuidadoso em colocar sua fé (ou confiança) em ‘Cristo Jesus’. Ele não o colocou em suas próprias obras, ou em suas próprias práticas, ou na santidade de outra pessoa.

Por que?

O que isto significa?

Como esse é o fundamento de todas as práticas cristãs que se seguem?

Exploramos essas questões, digerindo este versículo chave de Paulo em sua carta à Igreja em Roma aqui .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *