Pular para o conteúdo

Dia 2: Jesus Selecionou

  • por

Richard Wurmbrand, Ivan Urgant e Natan Sharansky representam o espírito judaico de protesto civil desarmado expressando objeção a instituições poderosas e abusivas. Como resultado de sua franqueza, eles se tornaram alvos dos sistemas que criticavam. A esse respeito, eles seguiram os passos de seu companheiro judeu – Jesus de Nazaré.

Richard Wurmbrand

Torturado por sua fé – Richard Wurmbrand

Richard Wurmbrand (1909-2001), era um judeu romeno que mais tarde se tornou um padre luterano. Ele ensinou publicamente a Bíblia em uma época em que a Romênia aplicava estritamente o ateísmo comunista. As autoridades o prenderam de 1948 a 1956, incluindo um período de três anos de confinamento solitário em um buraco subterrâneo sem luz. Após sua libertação, ele voltou a liderar a igreja clandestina. Assim, as autoridades o prenderam novamente de 1959 a 1964 com espancamentos frequentes. As autoridades finalmente o libertaram para o Ocidente por causa de uma campanha internacional destacando sua situação.

Ivan Urgant

Cancelado por suas condenações – Ivan Urgant

Ivan Urgant (nascido em 1978) apresentou o talk show noturno mais popular da TV estatal russa chamado  “Evening Urgant” . Ele seguiu o formato de talk shows noturnos americanos bem conhecidos como  The Tonight Show e  The Late Show . Ivan Urgant ganhou notoriedade em fevereiro de 2022 ao protestar contra a invasão russa da Ucrânia. Ele postou “Não à Guerra” em sua conta no Instagram. Em um país que declarou ilegal a dissidência pública sobre a invasão, foi uma posição ousada e de alto perfil. O Russian Channel One então suspendeu seu programa noturno. Pouco tempo depois, Ivan deixou a Rússia e apareceu em Israel.

Recusado por seu brilhantismo – Natan Sharansky

Natan Sharansky

Natan Sharansky (nascido em 1948), físico talentoso, matemático e prodígio do xadrez, tornou-se um dos mais reconhecidos recusados ​​soviéticos. Refuseniks eram judeus soviéticos que tiveram vistos de saída negados para Israel nas décadas de 1960 e 1970. As autoridades soviéticas negaram a Sharansky seu visto de saída em 1973, sob o pretexto de que seu trabalho em física lhe dava acesso a segredos de estado. Sharansky então se tornou um ativista público para todos os recusados ​​na década de 1970, um movimento arriscado sob o regime soviético. Preso em 1977 pela KGB, as autoridades o levaram para prisões e campos de trabalhos forçados. Em resposta a uma campanha internacional destacando sua situação, ele foi libertado em 1986 por Mikhail Gorbachev. Posteriormente, Sharansky emigrou para Israel, onde conduziu uma carreira política de sucesso.   

Jesus – Selecionado para Seu Momento Perfeito 

Jesus de Nazaré também demonstrou essa inclinação ao ativismo, com grande risco pessoal, por meio de um protesto ousado contra uma poderosa burocracia. Mas sua capacidade de cronometrar suas ações e vinculá-las a eventos que definiram uma era passada, bem como direcioná-las para futuras liberdades que afetam você e eu, permanece incomparável. Temos olhado para Jesus através de suas lentes judaicas e aqui examinamos suas ações de protesto, revelando seu momento notável e seus significados. Depois de revisar instâncias específicas da tese de Jesus-como-Israel, refletimos sobre ela aqui .

No segundo dia da Semana Santa, Jesus levou seu protesto a um nível totalmente novo, colocando em movimento uma cadeia de eventos que alteraria para sempre a história. 

Significado da Data

Jesus acabara de  entrar em Jerusalém no dia exato profetizado centenas de anos antes, revelando-se como o Cristo e uma  luz para as nações . Essa data, no calendário judaico, era domingo, 9 de nisã, o primeiro dia da Semana Santa. Por causa dos regulamentos da Torá, o  dia seguinte , 10 de Nisan, era um dia único no calendário judaico. Muito antes, Moisés havia decretado os passos para se preparar para a Páscoa :

12  O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: “Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.

Êxodo 12:1-3

Assim, a cada 10 de nisã desde Moisés, cada família judia selecionava um cordeiro para o próximo  festival da Páscoa . Isso só poderia ser feito naquele dia . Nos dias de Jesus, os judeus selecionavam os cordeiros da Páscoa no Templo de Jerusalém. Este foi o mesmo local onde 2.000 anos antes de Deus testou Abraão no sacrifício de seu filho . Hoje, este é o local do Monte do Templo Judaico e da  Mesquita Muçulmana Al-Aqsa e  do Domo da Rocha .  

Assim, em um local específico (o Monte do Templo), em um dia específico do ano judaico (10 de nisã), os judeus selecionavam o  cordeiro pascal para cada família. Como você pode imaginar, o grande número de pessoas e animais, o barulho da troca, o câmbio (já que os judeus vinham de muitas localidades) transformariam o Templo em 10 de Nisan em um mercado frenético. O Evangelho registra o que Jesus fez naquele dia. Quando a passagem se refere ao ‘dia seguinte’, este é o dia após sua  entrada real em Jerusalém , 10 de Nisan – o dia exato em que os judeus selecionavam os cordeiros da Páscoa no Templo.

Purificando o Templo

12 No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. 13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. 14 Então lhe disse: “Ninguém mais coma de seu fruto”. E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.

15 Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas 16 e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo. 17 E os ensinava, dizendo: “Não está escrito:

Marcos 11:12-17
Jesus purifica o templo
Distant Shores Media/Sweet Publishing ,  CC BY-SA 3.0 , via 

No nível humano, Jesus entrou no Templo na segunda-feira, 10 de nisã, e interrompeu o comércio. A compra e venda criou uma barreira para o culto, especialmente para os não-judeus. Jesus, uma  Luz para essas nações , quebrou então essa barreira ao interromper a atividade comercial.  

O Cordeiro de Deus escolhido

Mas algo invisível também aconteceu ao mesmo tempo. Podemos entender isso pelo título que João Batista havia dado anteriormente a Jesus. Ao anunciá-lo, João disse:

Jesus segurando um cordeiro

29 No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1: 29

Jesus era ‘o Cordeiro de Deus’. No  sacrifício de Abraão , foi Deus quem escolheu o cordeiro para substituir Isaque, pegando-o em um arbusto. O Templo ficava neste mesmo local.  

Quando Jesus entrou no Templo em 10 de nisã, Deus o escolheu como Seu Cordeiro pascal .   

Jesus tinha que estar no Templo neste exato dia para ser selecionado. E ele era.

O Propósito de Jesus como o Cordeiro Pascal

Por que ele foi escolhido como cordeiro pascal? O ensinamento de Jesus acima forneceu a resposta. Quando ele disse: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações’, ele citou Isaías. Aqui está a passagem completa (o que Jesus falou está sublinhado).

E os estrangeiros que se unirem
    ao Senhor para servi-lo,
para amarem o nome do Senhor
    e prestar-lhe culto,
todos os que guardarem o sábado
    deixando de profaná-lo,
e que se apegarem à minha aliança,
esses eu trarei ao meu santo monte
e lhes darei alegria
    em minha casa de oração.
Seus holocaustos[a] e demais sacrifícios
    serão aceitos em meu altar;
pois a minha casa será chamada
    casa de oração para todos os povos”.

Isaías 56: 6-7
Linha do tempo histórica de Isaías com alguns outros profetas do Antigo Testamento

A ‘Montanha Sagrada’ sobre a qual Isaías havia escrito era  o Monte Moriá , onde  Abraão havia sacrificado o cordeiro  escolhido por Deus no lugar de Isaque. A ‘casa de oração’ era o Templo onde Jesus entrou em 10 de nisã. No entanto, apenas os judeus podiam sacrificar no Templo e celebrar a Páscoa. Mas Isaías havia escrito que ‘estrangeiros’ (não-judeus) veriam um dia que ‘seus holocaustos e sacrifícios seriam aceitos’. Citando o profeta Isaías, Jesus anunciou que sua obra abriria um caminho de Deus para os não-judeus.  Esse caminho começou a se abrir no dia anterior, quando os gregos pediram para encontrar Jesus.

Nações ao redor do mundo notaram os protestos de ativistas judeus de alto nível como Wurmbrand, Urgant e Sharansky. Jesus disse que sua obra também chamaria a atenção das nações do mundo. Ele não explicou neste momento como faria isso. Mas ao continuarmos o relato do evangelho, veremos como Deus tinha um plano para abençoar você e a mim.

Próximos dias na Semana da Paixão

Depois que os judeus selecionaram seus cordeiros em 10 de nisã, os regulamentos da Torá os ordenaram a:

Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.

Êxodo 12:6

Desde a  primeira Páscoa na época de Moisés, os judeus sacrificam seus cordeiros pascais a cada 14 de nisã. Acrescentamos ‘cuidar dos cordeiros’ aos regulamentos da Torá na linha do tempo que estamos construindo para a semana. Na metade inferior da linha do tempo, adicionamos as atividades de Jesus no segundo dia da semana – sua purificação do Templo e sua escolha como cordeiro pascal de Deus.

Atividades de Jesus na segunda-feira – 2º dia da Semana Santa – em comparação com os regulamentos da Torá

Marcado e selecionado pelas autoridades 

Quando Jesus entrou e purificou o Templo, isso também teve um impacto no nível humano. O Evangelho continua afirmando:

O Chefe Sacerdote Irritado
James Tissot, PD-US-expired, via Wikimedia Commons

18 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.

Marcos 11:18

Ao limpar o Templo, os líderes judeus o apontaram para a morte. Como Wurmbrand, Urgant e Sharansky foram alvos dos líderes contra os quais protestaram, Jesus foi a partir desse ponto um homem marcado.

Eles começaram por confrontá-lo. O Evangelho narra que no dia seguinte:

 27 Chegaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava passando pelo templo, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos e lhe perguntaram: 28 “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu autoridade para fazê-las?”

Marcos 11:27-28

Seguimos os esquemas das autoridades, as ações de Jesus e os regulamentos da Torá na terça-feira, dia 3 da Semana Santa,  próxima .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *