Pular para o conteúdo

Jesus Cura: Pela Palavra Poderosa

  • por
Bernard Kouchner
Heinrich-Böll-Stiftung from Berlin, DeutschlandCC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O influente médico-político francês Bernard Kouchner fundou a agência de assistência médica Médecins Sans Frontières (Médicos sem Fronteiras) como resultado de seu tempo na região de Biafra, na Nigéria, durante a sangrenta guerra de Biafra, trabalhando para curar e salvar os feridos. MSF tornou-se uma agência global de assistência médica conhecida por sua neutralidade. MSF tentará tratar e salvar qualquer lado em uma zona de conflito ou desastre natural, independentemente de raça ou religião. 

MSF logo
JislinnCC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Após a fundação de MSF, Kouchner tornou-se ministro da saúde da França, três vezes, para os governos francês de esquerda e direita. A ONU nomeou Kouchner como seu enviado da ONU ao Kosovo para estabelecer estruturas governamentais funcionais para curar o Kosovo após a brutal Guerra do Kosovo de 1998-99 na ex-Iugoslávia. O Jerusalem Post classificou Kouchner como o 15º judeu mais influente em todo o mundo por causa de suas contribuições para a cura de pessoas e nações.

Doença e cura de antigas tradições judaicas

A cura de doenças tem sido um tema importante para o povo judeu. Considere estas palavras escritas por Jeremias na Bíblia há mais de 2.500 anos.

12 Assim diz o Senhor:

“Seu ferimento é grave,
    sua ferida, incurável.
13 Não há quem defenda a sua causa;
não há remédio para a sua ferida,
    que não cicatriza.
14 Todos os seus amantes
    esqueceram-se de você;
eles não se importam com você.
Eu a golpeei como faz um inimigo;
dei-lhe um castigo cruel,
    porque é grande a sua iniqüidade
    e numerosos são os seus pecados.

Jeremias 30:12-14, 17
Linha do tempo histórica com Isaías, Jeremias e Jesus

Jeremias, em nome de Deus, escreveu que a nação israelita precisava de uma cura nacional. Mas como Israel se recusou a passar por essa cura nos dias de Jeremias, seu destino apontava para a dor e a miséria nacional. No entanto, Jeremias acendeu uma visão para uma futura cura nacional. Ele reiterou isso novamente alguns capítulos depois

“Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança.

Jeremias 33: 6

Jesus, o curador

Quinhentos anos depois que Jeremias escreveu essas palavras, Jesus apareceu. De suas muitas características excepcionais, destacava-se sua capacidade e vontade de curar as pessoas. Como Bernard Kouchner e MSF, Jesus dispensou essa cura voluntariamente para as pessoas, independentemente de raça, gênero, política ou conflito. Em contraste com Kouchner e outros curandeiros de hoje, o principal meio de cura de Jesus era falar. Examinamos alguns exemplos principais registrados nos Evangelhos e, em seguida, voltamos ao Antigo Testamento para examinar seu significado.

Anteriormente vimos que Jesus ensinava com grande autoridade, usando autoridade que só o Cristo poderia ter. Logo após terminar de ensinar este Sermão da Montanha, o Evangelho registra que:

Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram. Um leproso[a], aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me!”

Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Imediatamente ele foi purificado da lepra. Em seguida Jesus lhe disse: “Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e apresente a oferta que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”.

Mateus 8:1-4

 Jesus cura pela palavra autoritativa

Jesus agora mostra sua autoridade curando um homem com lepra. Ele simplesmente disse ‘ Fique limpo ‘ e o homem foi limpo e curado. As palavras de Jesus tinham autoridade tanto para curar quanto para ensinar.

Então Jesus teve um encontro com um ‘inimigo’. Os romanos eram os ocupantes odiados das terras judaicas naquela época . Os judeus viam os romanos da mesma forma que alguns palestinos se sentem em relação aos israelenses hoje. Os mais odiados (pelos judeus) eram os soldados romanos que frequentemente abusavam de seu poder. Pior ainda eram os oficiais romanos – os ‘ centuriões ‘ que comandavam esses soldados. Jesus agora encontra tal ‘inimigo’. Aqui está como eles se conheceram:

Jesus Cura um Centurião

Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. E disse: “Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento”.

Jesus lhe disse: “Eu irei curá-lo”.

Respondeu o centurião: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz”.

10 Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: “Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. 11 Eu lhes digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. 12 Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

13 Então Jesus disse ao centurião: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!” Na mesma hora o seu servo foi curado.

Mateus 8: 5-13

Cura quando a Fé reconheceu a Autoridade

A palavra de Jesus tinha tanta autoridade que ele simplesmente dizia a ordem e acontecia à distância. Mas o que surpreendeu Jesus foi que somente esse ‘inimigo’ pagão teve fé para reconhecer o poder de sua Palavra – que Cristo tinha autoridade para Dizer e Seria. O homem que poderíamos supor não ter fé (vindo das pessoas ‘erradas’ e da religião ‘errada’), mas do ponto de vista de Jesus, um dia participaria de um banquete celestial, enquanto os da religião ‘correta’ e da religião pessoas ‘corretas’ não. Jesus adverte que nem a religião nem a herança concedem o céu.

Jesus também curou líderes judeus. De fato, um de seus milagres mais poderosos ocorreu quando ele ressuscitou a filha morta de um líder da sinagoga. O Evangelho registra assim:

Jesus ressuscita a filha morta de um líder da sinagoga

40 Quando Jesus voltou, uma multidão o recebeu com alegria, pois todos o esperavam. 41 Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa 42 porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte.

… Interrompido pela cura de uma mulher sangrando

Estando Jesus a caminho, a multidão o comprimia. 43 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos[a]; mas ninguém pudera curá-la. 44 Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia.

45 “Quem tocou em mim?”, perguntou Jesus.

Como todos negassem, Pedro disse: “Mestre, a multidão se aglomera e te comprime”.

46 Mas Jesus disse: “Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder”.

47 Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. 48 Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”.

… De volta à filha morta

49 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: “Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre”.

50 Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada”.

51 Quando chegou à casa de Jairo, não deixou ninguém entrar com ele, exceto Pedro, João, Tiago e o pai e a mãe da criança. 52 Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. “Não chorem”, disse Jesus. “Ela não está morta, mas dorme.”

53 Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta. 54 Mas ele a tomou pela mão e disse: “Menina, levante-se!” 55 O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que lhe dessem de comer. 56 Os pais dela ficaram maravilhados, mas ele lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.

Lucas 8: 40-56

Mais uma vez, simplesmente por uma Palavra de Comando, Jesus ressuscitou uma jovem da morte. Não é a religião ou a falta de religião, sendo judeu ou não, que impediu Jesus de curar milagrosamente as pessoas. Onde quer que encontrasse fé, ou confiança, independente de sexo, raça ou religião, ele exercia sua autoridade para curar.

Jesus cura muitos, incluindo amigos

O Evangelho registra que Jesus foi à casa de Pedro, que mais tarde se tornaria seu principal discípulo. Chegando lá viu uma necessidade e serviu. Como registrado:

Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre.15 Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo.

16 Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. 17 E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías:

“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades

    e sobre si levou as nossas doenças”

Mateus 8:14-17

Jesus tinha autoridade sobre os espíritos malignos que ele expulsava das pessoas simplesmente ‘ com uma palavra ‘. Hoje usamos com mais frequência o termo ‘saúde mental’, em vez de ‘espíritos malignos’, mas o objetivo permanece o mesmo – bem-estar mental e emocional. O Evangelho então nos lembra que os Profetas haviam predito que o alívio de nossas doenças seria um sinal da chegada do Cristo. 

Isaías prevê curas

Isaías na linha do tempo com Jesus

O profeta bíblico Isaías Isaías havia profetizado 750 anos antes de Jesus, mas falando em primeira pessoa (eu, eu) em nome da vinda de Cristo (=’ungido’ ) profetizou que:

O Espírito do Soberano, o Senhor,
    está sobre mim,
porque o Senhor ungiu-me
    para levar boas notícias aos pobres.
Enviou-me para cuidar dos que estão
    com o coração quebrantado,
anunciar liberdade aos cativos
    e libertação das trevas aos prisioneiros[a],
para proclamar o ano da bondade do Senhor
    e o dia da vingança do nosso Deus;
para consolar todos os que andam tristes,
e dar a todos os que choram em Sião
    uma bela coroa em vez de cinzas,
o óleo da alegria em vez de pranto,
e um manto de louvor
    em vez de espírito deprimido.
Eles serão chamados
    carvalhos de justiça,
    plantio do Senhor,
para manifestação da sua glória.

Isaías 61:1-3

Isaías havia predito que a vinda de Cristo (=ungido) traria ‘ boas novas ‘ (=evangelho) aos pobres e confortaria, libertaria e libertaria as pessoas. Muitos hoje não acreditam nos relatos dos Evangelhos sobre as curas de Jesus. No entanto, eles não eram simplesmente mitos piedosos da imaginação de Mateus e Lucas. Eles estão alinhados com os escritos proféticos muito anteriores que predisseram essas curas como um sinal inconfundível para identificar o Cristo. A habilidade de Jesus para curar respondeu ao diagnóstico dado por Jeremias, cumpriu a predição de Isaías e oferece esperança de cura para nós se respondermos com fé à sua demonstração de autoridade. 

Palavra de Deus

O fato de ele curar tantas vezes simplesmente falando ‘uma Palavra’ demonstra a afirmação do Evangelho de que ele não era apenas o Cristo, mas também

No princípio era aquele que é a Palavra[a]. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 1:1

Jesus tinha tanta autoridade que também era chamado de ‘ Palavra de Deus ‘. A seguir, vemos como a própria Natureza se submeteu à sua Palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *