Pular para o conteúdo

Jesus tentado no deserto

  • por

O Evangelho nos diz que imediatamente após seu batismo , Jesus…

12 Logo após, o Espírito o impeliu para o deserto. 13 Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam.

Marcos 1:12-13

Podemos achar bastante estranho que Jesus tenha ido diretamente ao deserto para teste/tentação. E por que por 40 dias? Mas isso não é aleatório. Jesus está fazendo uma afirmação surpreendente ao fazer isso. Para vê-lo, precisamos conhecer a história israelita 1.500 anos antes da época de Jesus. 

Flashback do teste no deserto de Israel

Logo após o batismo de Israel na travessia do Mar , …

Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que saíram do Egito. No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Disseram-lhes os israelitas: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!”

Êxodo 16:1-3

Imediatamente após o batismo, eles entraram no deserto para enfrentar o teste da fome. E acabaram ficando no deserto por 40 anos!

13 A ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto durante quarenta anos, até que passou toda a geração daqueles que lhe tinham desagradado com seu mau procedimento.

Números 32:13

Jesus retoma os testes de Israel, passando em nome da nação

Jesus retomou este teste de Israel no deserto. Seu teste no deserto por 40 dias espelhou o teste de Israel por 40 anos. Ao fazer isso, ele afirmava simbolicamente representar Israel . Observe como o tentador testou Jesus.

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”.

Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus

Mateus 4:1-4
Distant Shores Media/Sweet Publishing ,  CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

O tentador primeiro testou Jesus com fome logo após seu batismo. Como ele se comportaria enquanto estivesse com fome? Este foi exatamente o mesmo primeiro teste pelo qual Israel passou. 

A segunda tentação foi testar a provisão de Deus.

Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito:

“’‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito,  e com as mãos eles o segurarão,

para que você não tropece  em alguma pedra'”

(Salmos 91: 11-12)

Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus

Mateus 4:5-7

Em seus 40 anos no deserto, a nação de Israel colocou Deus à prova muitas vezes, incluindo: quando eles testaram Deus para prover água para eles em Massá , desejando carne em vez de pão , recusando-se a entrar na terra devido ao medo . Como Israel, Jesus agora enfrentava a mesma tentação, mas esse Israel passou no teste.

A quem o diabo se refere?

Observe como o diabo cita o Salmo 91 para tentar Jesus. Veja a passagem completa da qual ele citou apenas uma parte (que está sublinhada).

10 nenhum mal o atingirá,
desgraça alguma chegará à sua tenda.
11 Porque a seus anjos ele dará ordens
    a seu respeito,
para que o protejam em todos
    os seus caminhos;
12 com as mãos eles o segurarão,
para que você não tropece em alguma pedra.

13 Você pisará o leão e a cobra;
pisoteará o leão forte e a serpente.

Salmos 91:10-13

Observe que este Salmo se refere a um ‘você’, que o diabo acreditava se referir ao ‘Filho de Deus’. Mas o Salmo 91 não diz ‘Filho de Deus’, então como o diabo deduziu ‘Filho de Deus’ do Salmo 91?

O Leão – De volta a Jacob

O Salmo 91 declarou que esse ‘tu’ iria ‘pisar ‘ o ‘ grande leão ‘ e ‘ a serpente ‘ (v.13). O ‘leão’ é uma referência à tribo de Judá dos israelitas. Jacó havia profetizado no alvorecer da nação que:

Judá, seus irmãos o louvarão,
sua mão estará sobre o pescoço
    dos seus inimigos;
os filhos de seu pai se curvarão
    diante de você.
Judá é um leão novo.
Você vem subindo, filho meu,
    depois de matar a presa.
Como um leão, ele se assenta;
    e deita-se como uma leoa;
quem tem coragem de acordá-lo?
10 O cetro não se apartará de Judá,
    nem o bastão de comando
    de seus descendentes,
até que venha aquele
    a quem ele pertence,
e a ele as nações obedecerão.

Gênesis 49:8-10

Jacó havia declarado que a tribo de Judá era como um leão do qual um ‘ele’ viria e que esse ‘ele’ governaria. O Salmo 91 continuou este tema. Ao declarar que ‘você’ pisotearia o ‘leão’, o Salmo 91 disse que ele seria o governante de Judá.

Linha do tempo mostrando quando os oráculos ‘Leão’ e ‘Serpente’ foram falados

A Serpente – De Volta ao Jardim

O Salmo 91, que o diabo citou, também afirmava que ele ‘ pisaria a serpente ‘. Esta é uma referência direta à Promessa no Jardim de que a ‘descendência da mulher’ esmagaria a serpente. Vamos revisá-lo com um diagrama mostrando os personagens e seus relacionamentos nesta Promessa:

Então o Senhor Deus declarou à serpente…

Porei inimizade
    entre você e a mulher,
entre a sua descendência
    e o descendente dela;
este lhe ferirá a cabeça,
    e você lhe ferirá o calcanhar”.

Gênesis 3:15

Discutido em mais detalhes aqui , Deus fez esta promessa no jardim, mas não preencheu os detalhes. Agora sabemos que ‘A Mulher’ é Maria [i] porque ela foi a única pessoa que teve uma descendência sem um homem – ela era virgem . Portanto, sua descendência, o prometido ‘ele’, agora vemos ser Jesus. A antiga promessa previa que Jesus (o ‘ele’) esmagaria a serpente. O Salmo 91, que Satanás citou ao tentar Jesus, reiterou a promessa com

“pisoteará o leão forte e a serpente  (v13)

O diabo citou o Salmo 91, que por sua vez se referia a essas duas profecias anteriores de um ‘ele’ vindouro que governaria e também esmagaria o diabo. Assim, o tentador sabia que os versículos que ele citava nos Salmos se referiam ao Filho de Deus (= governante) . O diabo tentou Jesus para cumprir essas promessas da maneira errada. Essas profecias seriam cumpridas, não por Jesus pular do templo para chamar a atenção para si mesmo, mas por Jesus seguir o plano revelado pelos profetas anteriores.

A 3ª tentação – a quem adorar?

Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”.

10 Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”.

11 Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

Mateus 4:8-11

Enquanto Moisés estava no Monte Sinai por 40 dias recebendo os Dez Mandamentos , Israel começou a adorar o Bezerro de Ouro. Como a Bíblia relata

O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.

Êxodo 32:1

Então eles começaram a fazer e adorar o Bezerro de Ouro. Israel falhou antes mesmo de o teste começar. Ao resistir a esta terceira tentação , Jesus revisitou aquele teste. E através dele Israel agora passou no teste.

‘Cristo’ significa ‘ungido’ para governar, então Jesus tem o direito de governar. Satanás tentou Jesus com o que era seu por direito, mas Satanás o tentou a tomar um atalho errado para seu governo, e ele estava tentando Jesus a adorá-lo para obtê-lo. Jesus resistiu à tentação de Satanás, (mais uma vez) citando Moisés.  

Jesus – alguém que nos entende

Esta tentação de Jesus é crucial para nós. A Bíblia afirma sobre Jesus:

 18 Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Hebreus 2:18

E

 15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. 16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 4:15-16

Freqüentemente, presumimos que podemos nos acertar com Deus por nosso próprio mérito. Ou confiamos em um oficial religioso para ser nosso mediador diante de Deus. Mas Jesus é o Sumo Sacerdote que simpatiza e nos compreende. Ele nos ajuda em nossas tentações precisamente porque ele mesmo foi tentado – mas sem pecado. E assim podemos ter confiança diante de Deus com Jesus como nosso Sumo Sacerdote porque ele passou pelas mais difíceis tentações mas nunca cedeu e pecou. Ele é alguém que nos entende e pode nos ajudar com nossas próprias tentações e pecados. Ele é o único espiritualmente qualificado para ser nosso Sacerdote. A questão é: vamos deixá-lo?

Conclusão

Vimos como as tentações de Jesus foram, como seu nascimento , fuga na infância e batismo , sua afirmação de ser o cumprimento de Israel – como Israel deveria ter se desenvolvido. Seus 40 dias no deserto também modelaram os 40 dias sem comer de Moisés enquanto ele recebia os Dez Mandamentos.   Padrões de Jesus com Moisés, bem como com Israel. Nós olhamos para isso mais profundamente quando Jesus começa seu ministério de ensino . Concluímos nossa investigação aqui .


[i] ‘A Mulher’ também é uma referência a Israel. Israel é retratado como uma mulher prometida a Deus (Isaías 62:5, Ezequiel 16:32, Jeremias 3:20) e também é retratado assim em Apocalipse 12. Portanto, há duas identidades igualmente válidas para ‘a mulher’ de Gênesis 3: 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *