Pular para o conteúdo

Jesus declara guerra: como rei, a um inimigo invicto, precisamente no Domingo de Ramos

  • por

Os Livros dos Macabeus, encontrados nos  Apócrifos , relatam vividamente a guerra travada pela família dos Macabeus (Maccabeus) contra os selêucidas gregos. Os selêucidas estavam tentando impor a religião pagã grega aos judeus de Jerusalém em 168 aC. A maioria das informações históricas sobre esta guerra vem do Primeiro Livro dos Macabeus ( 1 Macabeus ). Ele descreve como o imperador selêucida, Antíoco IV Epifânio, instigou uma desjudaização de Judéia.  

Guerras dos Macabeus na Linha do Tempo Bíblica
Judas Maccabees

Em 168 AEC, Antíoco IV entrou em Jerusalém à força, matando milhares de judeus. Então ele profanou o Templo misturando práticas religiosas pagãs com a adoração do Templo  transmitida por Moisés . Antíoco IV forçou os judeus a também adotar práticas pagãs sacrificando e comendo porcos, profanando o sábado e proibindo a circuncisão.

Matthias Macabeus, um padre judeu, e seus cinco filhos se revoltaram contra Antíoco IV, adotando uma campanha de guerrilha bem-sucedida. Depois que Matthias morreu, um de seus filhos, Judas (O Martelo) Macabeus liderou a guerra. Judas teve muito sucesso por causa de seu brilhante planejamento militar, bravura e destreza em batalha física. Ele eventualmente forçou os selêucidas a recuar. Assim, a região ao redor de Jerusalém foi brevemente independente da dinastia hasmoneu até que os romanos assumiram o controle. O festival judaico  Hanukkah  hoje comemora a reconquista e a purificação do templo judaico da profanação de Antíoco IV.

Judeus zelosos indo para a guerra pelo Templo

Modelo do Segundo Templo Judaico: Muitos lutaram por sua pureza

As convicções religiosas sobre o Templo, fortes o suficiente para ir à guerra, fazem parte da herança judaica há 3.000 anos. Josefo e  Bar Kochba  são figuras judaicas históricas bem conhecidas que travaram uma guerra para preservar a pureza do Templo Judaico. Ainda hoje, alguns judeus arriscam conflitos e batalhas para orar no Monte do Templo.  

Como os Macabeus, Jesus também era muito zeloso pelo Templo e sua adoração. Ele era zeloso o suficiente para também ir à guerra por causa disso. No entanto, como ele se envolveu em sua guerra e com quem lutou era muito diferente dos macabeus. Temos olhado para Jesus através de suas lentes judaicas e agora olhamos para esta guerra e oponente. Mais tarde, vemos como o Templo entrou nessa luta .  

Entrada triunfante

Jesus havia  revelado sua missão ao ressuscitar Lázaro e agora ele estava a caminho de Jerusalém. A maneira como ele chegaria havia sido profetizada centenas de anos antes. O Evangelho explica:

12 No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém. 13 Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando:

“Hosana!”
“Bendito é o que vem
    em nome do Senhor!”
“Bendito é o Rei de Israel!”

14 Jesus conseguiu um jumentinho e montou nele, como está escrito:

15 “Não tenha medo,
    ó cidade de Sião;
eis que o seu rei vem,
    montado num jumentinho”.

16 A princípio seus discípulos não entenderam isso. Só depois que Jesus foi glorificado, eles se lembraram de que essas coisas estavam escritas a respeito dele e lhe foram feitas.

17 A multidão que estava com ele, quando mandara Lázaro sair do sepulcro e o ressuscitara dos mortos, continuou a espalhar o fato. 18 Muitas pessoas, por terem ouvido falar que ele realizara tal sinal miraculoso, foram ao seu encontro. 19 E assim os fariseus disseram uns aos outros: “Não conseguimos nada. Olhem como o mundo todo vai atrás dele!”

João 12: 12-19

A entrada de Jesus – Segundo Davi

Período dos Reis quando eles lideravam procissões em Jerusalém

Começando com Davi , os antigos reis israelitas montavam anualmente em seu cavalo real e lideravam uma procissão em Jerusalém. Da mesma forma, Jesus reencenou essa tradição quando entrou em Jerusalém montado em um jumento no dia hoje conhecido como  Domingo de Ramos. O povo cantou para Jesus a mesma canção dos Salmos que haviam feito para Davi:

25 Salva-nos, Senhor! Nós imploramos.
Faze-nos prosperar, Senhor! Nós suplicamos.
26 Bendito é o que vem em nome do Senhor.
Da casa do Senhor nós os abençoamos.
27 O Senhor é Deus,
    e ele fez resplandecer sobre nós a sua luz.
Juntem-se ao cortejo festivo,
    levando ramos até as pontas do altar.

Salmos 118:25-27

As pessoas cantaram esta antiga canção escrita para os Reis porque sabiam que Jesus ressuscitou Lázaro . Por isso ficaram entusiasmados com sua chegada a Jerusalém. A palavra que eles gritaram, ‘Hosana’ significava ‘salvar’ – exatamente como o Salmo 118:25 havia escrito muito antes. 

Mas do que ele iria ‘salvá-los’? 

O profeta Zacarias nos diz.

A Entrada Profetizada por Zacarias

Embora Jesus tenha reencenado o que os reis anteriores haviam feito centenas de anos antes, ele o fez de maneira diferente. Zacarias, que  profetizou a vinda do nome de Cristo , também profetizou que o Cristo entraria em Jerusalém montado em um jumento. 

Zacarias e outros profetas do Antigo Testamento na história

O Evangelho de João citou parte dessa profecia acima (está sublinhado). A profecia completa de Zacarias está aqui:

Alegre-se muito, cidade de Sião!
    Exulte, Jerusalém!
Eis que o seu rei vem a você,
    justo e vitorioso,
humilde e montado num jumento,
    um jumentinho, cria de jumenta.
10 Ele destruirá
    os carros de guerra de Efraim
    e os cavalos de Jerusalém,
e os arcos de batalha serão quebrados.
Ele proclamará paz às nações
    e dominará de um mar a outro,
e do Eufrates até os confins da terra.
11 Quanto a você, por causa do sangue
    da minha aliança com você,
libertarei os seus prisioneiros
    de um poço sem água.

Zacarias 9:9-11

O Rei que Vem vai lutar… quem?

Este Rei profetizado por Zacarias seria diferente de todos os outros reis. Ele não se tornaria rei usando ‘carruagens’, ‘cavalos de guerra’ e ‘arcos de batalha’. Este rei removeria essas armas e, em vez disso, “proclamaria a paz às nações”. No entanto, este rei ainda teria que lutar para derrotar um inimigo. Ele teria que lutar em uma guerra até a morte.

O inimigo final – a própria morte

O “Limbo”

Quando falamos em salvar pessoas da morte, queremos dizer salvar alguém para que a morte seja adiada. Podemos, por exemplo, resgatar alguém que está se afogando, ou fornecer algum remédio que salve a vida de alguém. Essa ‘salvação’ apenas adia a morte porque a pessoa salva morrerá mais tarde. Mas Zacarias não estava profetizando sobre salvar as pessoas ‘da morte’, mas sobre resgatar os aprisionados pela morte – aqueles que já estavam mortos. Este rei profetizado por Zacarias para vir montado em um jumento enfrentaria e derrotaria a  própria morte – libertando seus prisioneiros. Isso exigiria uma luta enorme.

Então, que armas o rei usaria nessa luta contra a morte? Zacarias escreveu que este rei só levaria “o sangue da minha aliança com você” para sua batalha na ‘cova’. 1 Assim, seu sangue seria a arma com a qual Ele enfrentaria a morte.

Ao entrar em Jerusalém montado em um jumento, Jesus declarou ser este Rei predito –  o Cristo.

Por que Jesus chora de tristeza

Quando Jesus entrou em Jerusalém no Domingo de Ramos (também conhecido como a Entrada Triunfante ), os líderes religiosos se opuseram a ele. O Evangelho de Lucas descreve a resposta de Jesus à oposição deles.

41 Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela 42 e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. 43 Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, a rodearão e a cercarão de todos os lados. 44 Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu a oportunidade que Deus lhe concedeu”.

Lucas 19: 41–44

Jesus disse especificamente que os líderes deveriam ter ‘reconhecido o  tempo da vinda de Deus’ neste  ‘dia’ . O que ele quis dizer? O que eles perderam?

Os Profetas Previram ‘o Dia’

Séculos antes, o profeta Daniel havia profetizado que Cristo viria 483 anos após o decreto para reconstruir Jerusalém. Calculamos que o ano esperado de Daniel seria 33 EC – o ano em que Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento. Prever o ano da entrada, centenas de anos antes de acontecer, é surpreendente, mas podemos até calcular sua chegada no dia. (Por favor  , revise aqui primeiro  enquanto explicamos sobre ele).

A duração do tempo

profeta Daniel havia predito 483 anos usando um ano de 360 ​​dias antes da revelação do Cristo . Assim, o número de dias é:

483 anos * 360 dias/ano = 173 880 dias

Mas em termos do calendário internacional moderno, com 365,2422 dias/ano, são 476 anos com 25 dias extras. (173 880/365.24219879 = 476 restante 25)

A contagem regressiva começa

Quando foi o decreto para restaurar Jerusalém que iniciou esta contagem regressiva? Foi dado:

No mês de nisã do vigésimo ano do rei Artaxerxes, na hora de servir-lhe o vinho, levei-o ao rei. Nunca antes eu tinha estado triste na presença dele;

Neemias 2:1
Calendário Judaico

O dia 1º de nisã deu início ao Ano Novo, dando motivo para o Rei conversar com Neemias na celebração. O dia 1º de nisã também seria marcado por uma lua nova, visto que seus meses eram lunares. Cálculos astronômicos colocam a lua nova de 1º de nisã do 20º ano do imperador persa Artaxerxes às 22h do dia 4 de março de 444 aC em nosso calendário moderno. 2 

A contagem regressiva termina…

Portanto, adicionar os 476 anos do tempo profetizado de Daniel a esta data nos leva a 4 de março de 33 EC. (Não há ano 0, o calendário moderno vai de 1BCE a 1 EC em um ano). A Tabela resume os cálculos.

ano inicial444 AEC (20º ano  de Artaxerxes)
Duração de tempo476 anos solares
Chegada prevista no calendário moderno(-444 + 476 + 1) (‘+1’ porque não existe 0 CE) = 33
Ano esperado33 EC

Calculando a chegada do Ungido (= Cristo)

… Para o dia

Acrescentar os 25 dias restantes do tempo profetizado por Daniel a 4 de março de 33 EC nos dá 29 de março de 33 EC. Isso é mostrado na tabela e ilustrado na linha do tempo abaixo.  

Início – Decreto Emitido4 de março de 444 aC
Adicione os anos solares (-444+ 476 +1)4 de março de 33 EC
Adicione os 25 dias restantes4 + 25 de março = 29 de março de 33 EC
29 de março de 33 ECDomingo de Ramos Entrada de Jesus em Jerusalém

Calculando o dia

29 de março  de 33 EC foi domingo –  Domingo de Ramos – o mesmo dia em que Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento, afirmando ser o Cristo .  

Ao entrar em Jerusalém em 29 de março de 33 EC, montado em um jumento, Jesus cumpriu tanto a profecia de Zacarias quanto a de Daniel – até o dia. 

Daniel havia predito 173.880 dias antes da revelação do Cristo; Neemias havia começado o tempo. 
Foi concluído em 29 de março de 33 EC, quando Jesus entrou em Jerusalém no Domingo de Ramos.

Essas muitas profecias cumpridas em um dia indicam os sinais que Deus usou para identificar Seu Cristo. Mais tarde, naquele mesmo dia, Jesus cumpriu outra profecia de Moisés. Ao fazer isso, ele colocou em movimento os eventos que levaram à sua luta com o ‘poço’ –  a morte de seu inimigo . Nós  olhamos para isso a seguir .


  1. Alguns exemplos de como ‘cova’ significava morte para os profetas:

15  Mas às profundezas do Sheol    você será levado, irá ao fundo do abismo!

Isaías 14:15

18 pois a sepultura não pode louvar-te, a morte não pode cantar o teu louvor.

Aqueles que descem à cova não podem esperar pela tua fidelidade.

Isaías 38:18

22  Sua alma aproxima-se da cova, e sua vida, dos mensageiros da morte.

Jó 33:22

Eles o farão descer à cova, e você terá morte violenta  no coração dos mares.

Ezequiel 28:8

 23 Seus túmulos estão nas profundezas, e o seu exército jaz ao redor de seu túmulo. Todos os que haviam espalhado pavor na terra dos viventes estão mortos, caídos à espada.

Ezequiel 32:23

Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.

Salmos 30:3

 2. Para conversões entre calendários antigos e modernos (por exemplo, 1º de nisã = 4 de março de 444 aC) e cálculos de luas novas antigas, consulte o livro do Dr. Harold W. Hoehner,  Aspectos Cronológicos da Vida de Cristo . 1977. 176pp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *